Como o planejamento estratégico impacta as contratações públicas?
Perguntado por: Vítor Miranda Marques | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)
Para o Tribunal, o planejamento estratégico da contratação é fundamental para que a contratação agregue valor ao órgão, os riscos envolvidos sejam gerenciados, a contratação esteja alinhada com os planejamentos do órgão e os recursos envolvidos sejam bem utilizados”.
Qual é a importância do planejamento para a realização das contratações públicas?
A prática do planejamento nas compras públicas visa corrigir distorções administrativas, facilitar a gestão, alterar condições indesejáveis para a Administração, remover empecilhos institucionais e assegurar a viabilização de propostas estratégicas, objetivos a serem atingidos e ações a serem trabalhadas.
Qual a importância da governança das contratações para o avanço da gestão pública?
Portanto, a governança das contratações visa atender aos objetivos do processo licitatório, equivale dizer: incentivar à inovação tecnológica e o desenvolvimento socioeconômico, promover um ambiente íntegro e confiável, assegurar o alinhamento das contratações ao planejamento estratégico e às leis orçamentárias e ...
Qual é a importância do planejamento na administração pública?
Somente através do planejamento é que a Administração Pública conseguirá controlar o que acontece e utilizará os devidos instrumentos para diminuir os danos causados ao ambiente.
Como funciona a contratação pública?
Uma contratação pública pode ser dividida em três fases distintas: Interna, Externa e Contratual. A fase interna tem início quando é identificada uma necessidade de contratação. A partir desse momento deve a Administração, por intermédio de seus gestores, iniciar o planejamento para alcançar o objeto almejado.
O Que É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (Como Desenvolver Um Do Jeito Certo?)
Como funciona o processo de licitação pública?
Quando uma organização pública realiza um processo licitatório, ela deve estabelecer em edital próprio qual será a modalidade e os requisitos para que todos os interessados possam inscrever-se. Existem seis tipos de licitação: Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso, Leilão e Pregão.
Quais as etapas do planejamento da contratação?
O Planejamento da Contratação, para cada serviço a ser contratado, consistirá nas seguintes etapas: I - Estudos Preliminares; II - Gerenciamento de Riscos; e III - Termo de Referência ou Projeto Básico. III - designação formal da equipe de Planejamento da Contratação pela autoridade competente do setor de licitações.
O que é planejamento no setor público?
Nele são definidos os objetivos, as diretrizes e as metas da administração pública para os próximos 4 anos de gestão. Já a LDO é elaborada anualmente, trazendo as prioridades do PPA para o próximo ano e orientando a elaboração da proposta orçamentária.
O que é o planejamento na administração?
O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.
Qual é a importância do planejamento estratégico governamental para o setor público?
Para a Gestão Pública, o planejamento estratégico é essencial de modo a combater o clientelismo e a corrupção, otimizar e melhorar as ações dos gestores e fortalecer a descentralização e o trabalho em grupo. ...
Como os princípios da governança atuam na nova lei de Licitações e Contratos Administrativos?
Notadamente, a governança se mostra ingênita da nova Lei e transmite seus mecanismos de liderança, estratégia e controle em todo o texto, a fim de avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão das contratações públicas, objetivando que as aquisições agreguem valor ao negócio fim de cada órgão e entidade pública, ...
Qual é a importância das compras públicas?
As compras públicas constituem-se em uma das áreas mais sensíveis e importantes da atividade logística que movimenta a Administração Pública. Além de seu valor estratégico, o processo de compras públicas mobiliza e influência toda a organização e o ciclo socioeconômico, haja vista o poder de compra do Estado.
Qual a importância da central de compras no setor público?
A área de compras é a segunda maior em questão de despesas em gestão pública. É também vista como principal instrumento de avaliação de qualidade do gasto. “É como se fosse o coração de todo o governo, depois das pessoas. São os insumos que requeremos.
O que é o planejamento da contratação?
O planejamento da contratação é a fase que recebe como insumo uma necesidade de negócio(2) e gera como saída um edital completo, incluíndo o termo de referência (TR) ou projeto básico (PB) para a contratação. Figura 2. Fase de planejamento da contratação.
Como fazer um planejamento de licitação?
- I – Planejamento da Contratação (Estudos Preliminares, Gerenciamento de Riscos e TR/PB)
- II – Seleção do Fornecedor (inicia-se com o encaminhamento do TR/PB ao setor de licitações e encerra-se com a homologação)
- III – Gestão do Contrato.
Como melhorar licitação?
- De olho nas oportunidades. ...
- Prepare-se para a participação. ...
- Invista na capacitação de pessoal em sua empresa. ...
- Leia o edital com muita atenção. ...
- Considere o apoio de uma assessoria jurídica.
O que é a função de planejamento?
Segundo Chiavenato (2004), o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente as atividades que devem ser desempenhadas, além de quais objetivos serão alcançados, visando dar condições para que a empresa se organize a partir de determinadas análises a respeito da realidade atual e futura que se ...
Quais os tipos de planejamento da administração?
- Institucional (planejamento estratégico)
- Intermediário (planejamento tático)
- Operacional (planejamento operacional)
Qual é a diferença entre o planejamento do setor privado e o do setor público?
A diferença principal entre a Gestão Pública e a administração privada está na própria finalidade de cada uma. Em oposição à Gestão Pública, cujo foco é o bem comum; a administração privada volta-se para o lucro ou para o consumo.
Por que e para que planejar?
Um bom planejamento reduz o tempo com o acompanhamento e ações corretivas, pois previne riscos desnecessários e faz com que a execução seja mais assertiva. Ou seja, quando você planeja você não perde tempo, você investe tempo para ter um retorno no futuro.
Qual a importância do planejamento público e dos instrumentos institucionais focados no alcance de resultados para a sociedade?
O planejamento na elaboração do orçamento ganha importância, pois é necessário que as pessoas que lidam com essa peça orçamentária tenham conhecimento profundo sobre sua elaboração, para estarem aptos a discutir e disseminar os principais aspectos que envolvem esta lei tão importante, na qual envolve o dinheiro dos ...
Quem compõe a equipe de planejamento da contratação?
§ 1º A equipe de Planejamento da Contratação é o conjunto de servidores, que reúnem as competências necessárias à completa execução das etapas de Planejamento da Contratação, o que inclui conhecimentos sobre aspectos técnicos e de uso do objeto, licitações e contratos, dentre outros.
Quais as três fases para a realização de uma obra pública?
| - projeto básico; 11 - projeto executivo; III - execução das obras e serviços."
Quais são as modalidades de licitação?
- Tomada de Preços (Lei 8.666)
- Convite (Lei 8.666)
- Concorrência (Lei 14.133)
- Concurso (Lei 14.133)
- Leilão (Lei 14.133)
- Pregão (Lei 14.133)
- Diálogo competitivo (Lei 14.133)
Como se faz uma licitação pública?
Para participar de um processo licitatório através do Portal de Compras Públicas, é necessário fazer o seu cadastro no portal, ficar atento ao aviso de licitações, ler os editais com atenção, levantar os documentos necessários, se inscrever nos processos e enviar as propostas.
Qual a preparação para fazer exame hormonal?
Como é chamado o ensino médio?