Como o planejamento estratégico impacta as contratações públicas?

Perguntado por: Vítor Miranda Marques  |  Última atualização: 13. März 2022
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Para o Tribunal, o planejamento estratégico da contratação é fundamental para que a contratação agregue valor ao órgão, os riscos envolvidos sejam gerenciados, a contratação esteja alinhada com os planejamentos do órgão e os recursos envolvidos sejam bem utilizados”.

Qual é a importância do planejamento para a realização das contratações públicas?

A prática do planejamento nas compras públicas visa corrigir distorções administrativas, facilitar a gestão, alterar condições indesejáveis para a Administração, remover empecilhos institucionais e assegurar a viabilização de propostas estratégicas, objetivos a serem atingidos e ações a serem trabalhadas.

Qual a importância da governança das contratações para o avanço da gestão pública?

Portanto, a governança das contratações visa atender aos objetivos do processo licitatório, equivale dizer: incentivar à inovação tecnológica e o desenvolvimento socioeconômico, promover um ambiente íntegro e confiável, assegurar o alinhamento das contratações ao planejamento estratégico e às leis orçamentárias e ...

Qual é a importância do planejamento na administração pública?

Somente através do planejamento é que a Administração Pública conseguirá controlar o que acontece e utilizará os devidos instrumentos para diminuir os danos causados ao ambiente.

Como funciona a contratação pública?

Uma contratação pública pode ser dividida em três fases distintas: Interna, Externa e Contratual. A fase interna tem início quando é identificada uma necessidade de contratação. A partir desse momento deve a Administração, por intermédio de seus gestores, iniciar o planejamento para alcançar o objeto almejado.

O Que É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (Como Desenvolver Um Do Jeito Certo?)

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Como funciona o processo de licitação pública?

Quando uma organização pública realiza um processo licitatório, ela deve estabelecer em edital próprio qual será a modalidade e os requisitos para que todos os interessados possam inscrever-se. Existem seis tipos de licitação: Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso, Leilão e Pregão.

Quais as etapas do planejamento da contratação?

O Planejamento da Contratação, para cada serviço a ser contratado, consistirá nas seguintes etapas: I - Estudos Preliminares; II - Gerenciamento de Riscos; e III - Termo de Referência ou Projeto Básico. III - designação formal da equipe de Planejamento da Contratação pela autoridade competente do setor de licitações.

O que é planejamento no setor público?

Nele são definidos os objetivos, as diretrizes e as metas da administração pública para os próximos 4 anos de gestão. Já a LDO é elaborada anualmente, trazendo as prioridades do PPA para o próximo ano e orientando a elaboração da proposta orçamentária.

O que é o planejamento na administração?

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.

Qual é a importância do planejamento estratégico governamental para o setor público?

Para a Gestão Pública, o planejamento estratégico é essencial de modo a combater o clientelismo e a corrupção, otimizar e melhorar as ações dos gestores e fortalecer a descentralização e o trabalho em grupo. ...

Como os princípios da governança atuam na nova lei de Licitações e Contratos Administrativos?

Notadamente, a governança se mostra ingênita da nova Lei e transmite seus mecanismos de liderança, estratégia e controle em todo o texto, a fim de avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão das contratações públicas, objetivando que as aquisições agreguem valor ao negócio fim de cada órgão e entidade pública, ...

Qual é a importância das compras públicas?

As compras públicas constituem-se em uma das áreas mais sensíveis e importantes da atividade logística que movimenta a Administração Pública. Além de seu valor estratégico, o processo de compras públicas mobiliza e influência toda a organização e o ciclo socioeconômico, haja vista o poder de compra do Estado.

Qual a importância da central de compras no setor público?

A área de compras é a segunda maior em questão de despesas em gestão pública. É também vista como principal instrumento de avaliação de qualidade do gasto. “É como se fosse o coração de todo o governo, depois das pessoas. São os insumos que requeremos.

O que é o planejamento da contratação?

O planejamento da contratação é a fase que recebe como insumo uma necesidade de negócio(2) e gera como saída um edital completo, incluíndo o termo de referência (TR) ou projeto básico (PB) para a contratação. Figura 2. Fase de planejamento da contratação.

Como fazer um planejamento de licitação?

Primeiramente a Instrução ressalta os três pilares da contratação, que são:
  1. I – Planejamento da Contratação (Estudos Preliminares, Gerenciamento de Riscos e TR/PB)
  2. II – Seleção do Fornecedor (inicia-se com o encaminhamento do TR/PB ao setor de licitações e encerra-se com a homologação)
  3. III – Gestão do Contrato.

Como melhorar licitação?

5 dicas para aumentar chances de ganhar uma licitação
  1. De olho nas oportunidades. ...
  2. Prepare-se para a participação. ...
  3. Invista na capacitação de pessoal em sua empresa. ...
  4. Leia o edital com muita atenção. ...
  5. Considere o apoio de uma assessoria jurídica.

O que é a função de planejamento?

Segundo Chiavenato (2004), o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente as atividades que devem ser desempenhadas, além de quais objetivos serão alcançados, visando dar condições para que a empresa se organize a partir de determinadas análises a respeito da realidade atual e futura que se ...

Quais os tipos de planejamento da administração?

Tipos de planejamento na administração
  • Institucional (planejamento estratégico)
  • Intermediário (planejamento tático)
  • Operacional (planejamento operacional)

Qual é a diferença entre o planejamento do setor privado e o do setor público?

A diferença principal entre a Gestão Pública e a administração privada está na própria finalidade de cada uma. Em oposição à Gestão Pública, cujo foco é o bem comum; a administração privada volta-se para o lucro ou para o consumo.

Por que e para que planejar?

Um bom planejamento reduz o tempo com o acompanhamento e ações corretivas, pois previne riscos desnecessários e faz com que a execução seja mais assertiva. Ou seja, quando você planeja você não perde tempo, você investe tempo para ter um retorno no futuro.

Qual a importância do planejamento público e dos instrumentos institucionais focados no alcance de resultados para a sociedade?

O planejamento na elaboração do orçamento ganha importância, pois é necessário que as pessoas que lidam com essa peça orçamentária tenham conhecimento profundo sobre sua elaboração, para estarem aptos a discutir e disseminar os principais aspectos que envolvem esta lei tão importante, na qual envolve o dinheiro dos ...

Quem compõe a equipe de planejamento da contratação?

§ 1º A equipe de Planejamento da Contratação é o conjunto de servidores, que reúnem as competências necessárias à completa execução das etapas de Planejamento da Contratação, o que inclui conhecimentos sobre aspectos técnicos e de uso do objeto, licitações e contratos, dentre outros.

Quais as três fases para a realização de uma obra pública?

| - projeto básico; 11 - projeto executivo; III - execução das obras e serviços."

Quais são as modalidades de licitação?

Quais são as modalidades de licitação?
  • Tomada de Preços (Lei 8.666)
  • Convite (Lei 8.666)
  • Concorrência (Lei 14.133)
  • Concurso (Lei 14.133)
  • Leilão (Lei 14.133)
  • Pregão (Lei 14.133)
  • Diálogo competitivo (Lei 14.133)

Como se faz uma licitação pública?

Para participar de um processo licitatório através do Portal de Compras Públicas, é necessário fazer o seu cadastro no portal, ficar atento ao aviso de licitações, ler os editais com atenção, levantar os documentos necessários, se inscrever nos processos e enviar as propostas.

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