Como o hidrogênio se estabiliza?

Perguntado por: Margarida Eva Lopes Carneiro  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (40 avaliações)

A estabilidade do átomo de Hidrogênio é alcançada quando ele recebe um elétron na camada de valência. É um elemento químico que não se encaixa na classificação dos metais, ametais e gases nobres. Para estabilizar-se, realiza ligações iônicas ou covalentes.

Como o hidrogênio se estabiliza com quantos elétrons?

Como o hidrogênio (H) precisa ceder dois elétrons para realizar a ligação (H ― Be ― H), o átomo de Berílio (Be) compartilha seus elétrons e atinge a estabilidade. É uma exceção à Regra do Octeto porque atinge a estabilidade com seis elétrons na camada de valência.

Como um átomo se estabiliza?

O átomo A precisa perder um elétron (valência 1) para se estabilizar, ficando com configuração semelhante a de gás nobre. Já o átomo B precisa ganhar dois elétrons, para ter 8 elétrons na última camada e se estabilizar também. Logo é necessário dois átomos de A para doar 2 elétrons para 1 átomo de B.

Porque o hidrogênio não tem família?

O hidrogênio não apresenta propriedades associadas aos metais, como a condutividade elétrica e de calor. Consequentemente, ele não pode estar nesse grupo, mesmo tendo a mesma configuração eletrônica.

Porque o hidrogênio é um elemento atípico?

Como seu número atômico é 1, logo sua distribuição eletrônica é 1s1. Mesmo que sua distribuição apresente o s1 como subnível mais energético, assim como todos os outros elementos da família IA, não podemos enquadrar o hidrogênio como pertencente a essa família periódica.

Fundamentos de química aplicados aos desinfetantes

38 questões relacionadas encontradas

O que é um elemento atípico?

É um elemento químico que não se encaixa na classificação dos metais, ametais e gases nobres.

Porque o hidrogênio é o elemento mais simples da natureza?

O hidrogênio é o elemento químico mais simples, pois em seu estado fundamental, ele possui apenas um elétron no seu único nível de energia. ... O hidrogênio reage com metais, ametais e semimetais e, em consequência, vários de seus compostos são encontrados na natureza, sendo que o principal é a água, H2O.

Porque o hidrogênio não faz parte dos metais alcalinos?

Apesar do hidrogênio satisfazer a regra s¹, ele não é considerado um metal alcalino, pois não possui praticamente nenhuma outra característica físico-química semelhante com os outros elementos. Os constituintes da família 1A são: lítio, Li (z = 3); sódio, Na (z = 11);

Por que o hidrogênio se encontra na coluna dos metais mas não é considerado um metal alcalino?

O hidrogênio (H), elemento que possui apenas um elétron, está localizado na mesma família dos metais alcalinos, porém a energia necessária para retirar o elétron deste elemento é superior à força em qualquer um dos alcalinos da família 1A.

Por que não podemos classificar o hidrogênio H em nenhum grupo de elementos químicos?

Hidrogênio: esse elemento não se enquadra em nenhum grupo da Tabela Periódica. Em algumas Tabelas ele aparece na família dos alcalinos, por possuir um elétron em sua camada de valência. Aliás, essa é sua única camada eletrônica. Porém, suas características não são semelhantes às dos elementos dessa família.

Por que os átomos buscam estabilidade?

A justificativa para essa regra é que as moléculas ou íons tendem a ser mais estáveis quando a camada de elétrons externa de cada um dos seus átomos está preenchida com oito elétrons (configuração de um gás nobre). É por isso que os elementos tendem sempre a formar ligações na busca de tal estabilidade.

O que significa dizer que um átomo é instável?

O núcleo de um átomo é instável quando ele apresenta um número de prótons maior ou igual a 84. Porém, existem algumas exceções, pois há átomos que apresentam um número de prótons menor que 84 e mesmo assim são instáveis, como: Césio (Cs): apresenta 55 prótons em seu núcleo.

Como o núcleo do átomo se mantém estável?

Para que um núcleo seja estável, é preciso que a repulsão elétrica entre os prótons seja compensada pela atração entre os núcleons devido à interação nuclear. Entretanto, um próton repele todos os outros prótons do núcleo, já que a interação eletromagnética é uma interação de longo alcance.

Como saber quantos elétrons precisa para estabilizar?

A Regra do Octeto ou Teoria do Octeto estabelece que os átomos devem possui oito elétrons em sua camada de valência de modo a adquirir estabilidade química. Para que os átomos apresentem a camada de valência completa é preciso realizar ligações químicas com objetivo de doar, receber ou compartilhar elétrons.

Porque os elementos do Grupo 12 13 14 15 16 17 tendem a obedecer à regra do octeto?

Isso acontece porque eles têm como característica a estabilidade eletrônica. Quase todos eles têm oito elétrons na camada de valência, obedecendo à regra do octeto, com exceção do gás hélio, que possui apenas dois elétrons.

Qual dos elementos químicos a seguir é classificado como metal ou não metal?

Qual dos elementos químicos a seguir é classificado como um ametal ou não metal? ... Potássio, Estrôncio e Ferro são metais sólidos. O Bromo é líquido em temperatura ambiente, mas é um ametal.

Por que o hidrogênio não é muito reativo?

Propriedades do hidrogênio molecular

Em condições normais, o hidrogênio não é muito reativo por causa da força da ligação H-H. Em consequência, muitas reações são lentas, ou requerem elevadas temperaturas ou catalisadores (frequentemente metais de transição).

Onde o hidrogênio é encontrado na natureza?

O hidrogênio representa menos de 1 por cento da crosta terrestre, mas é um componente de toda a água na Terra. Também é um dos gases que compõem a atmosfera. Há hidrogênio em todos os tecidos das plantas e dos animais, e no petróleo e carvão. O hidrogênio é também encontrado na maioria das estrelas, incluindo o Sol.

Qual é a função do hidrogênio?

O hidrogênio não apenas permite que o Sol aqueça a Terra e ajuda a criar a água que sustenta a vida, mas o mais simples de todos os elementos também pode fornecer a chave para encontrarmos uma fonte de combustível limpa para alimentar o planeta.

Porque o hidrogênio não tem nêutrons?

Apresenta apenas um nível eletrônico; Possui um único próton em seu núcleo; Possui apenas um elétron em seu nível eletrônico; O número de nêutrons depende do isótopo: prótio (0 nêutrons), deutério (1 nêutron) e trítio (2 nêutrons);

Como é formado o hidrogênio?

Industrialmente, é produzido a partir de hidrocarbonetos existentes no gás natural. O processo de "steam reforming", onde a alta temperatura em que o gás natural é contatado com vapor de água produz o elemento em estado puro.

Porque o hidrogênio não é usado como combustível?

A compressão e liquefação do hidrogênio são muito mais caras do que para gás natural e envolve gasto de energia significativamente maior. A baixa densidade de energia é, portanto, o principal obstáculo à utilização de hidrogênio em sistemas de transporte e até mesmo algumas aplicações estacionárias.

Qual é a importância da ligação de hidrogênio?

Essa tensão superficial da água é tão intensa que permite que alguns insetos caminhem sobre ela, além de ser de extrema importância para certas comunidades, tais como de bactérias, fungos, algas, larvas e crustáceos, pois permite a sobrevivência delas em superfícies de lagos.

Artigo anterior
Como chama porta de correr?
Artigo seguinte
Qual o valor da multa proibido retornar?