Como o clima interfere na produtividade do feijoeiro?

Perguntado por: Erica Melissa de Esteves  |  Última atualização: 12. November 2024
Pontuação: 4.9/5 (36 avaliações)

É sabido que o rendimento de grãos do feijoeiro é bastante afetado quando a temperatura do ar, na floração, apresenta valores acima de 35°C. Da mesma forma, temperaturas do ar abaixo de 12°C podem provocar abortamento de flores, ocasionando decréscimo no rendimento do feijoeiro.

Quais são os elementos climáticos que mais influenciam a produtividade do feijoeiro?

Radiação solar, temperatura do ar e precipitação pluvial, são os principais elementos climáticos que influenciam diretamente no rendimento de grãos do feijoeiro.

Como os fatores ambientais interferem no crescimento e desenvolvimento do Feijão-caupi?

Elevadas temperaturas prejudicam o crescimento e o desenvolvimento da planta de feijão-caupi, influenciam o abortamento de flores, o vingamento e a retenção final de vagens, e afetam também o número de sementes por vagem (CRAUFURD et al., 1996b; ELLIS et al., 1994).

Como o clima interfere na produção agrícola?

A agricultura é uma atividade dependente de fatores climáticos e a mudança no clima pode afetar a produção agrícola de várias formas. Seja por alterar a frequência de eventos extremos, relacionados com os regimes térmico e hídrico, ou pelo aumento dos problemas causados por pragas e doenças, entre outros.

Qual é o efeito da temperatura no desenvolvimento da cultura e na produção de grãos?

Cada grau acima da temperatura média de 21,1ºC nos primeiros 60 dias após a semeadura pode acelerar o florescimento entre dois e três dias. Quando a temperatura é superior a 35ºC ocorre diminuição da atividade da redutase do nitrato, podendo alterar o rendimento e a composição protéica dos grãos.

O IMPACTO DA TEMPERATURA DO COMPORTAMENTO HUMANO - PROFESSOR HOC

15 questões relacionadas encontradas

Como as mudanças climáticas podem influenciar na produção de alimentos?

Além de prejudicar a produção agrícola, as mudanças climáticas impactam diretamente os preços dos alimentos. O aumento nos custos de produção e as oscilações na oferta resultam em efeitos significativos na economia.

Quais os fatores climaticos que interferem no desenvolvimento das plantas?

Temperatura, fotoperíodo e luminosidade afetam o desenvolvimento da parte aérea, partição da matéria seca, florescimento e rendimento. Também é abordado o efeito das propriedades do solo e água. O rendimento depende da interação dos vários fatores ambientais.

Por que o clima é fundamental para a produção agrícola?

O clima é fundamental para a agricultura, pois dele dependem a maioria das práticas agrícolas. Um dos principais fatores que são influenciados pelo clima é o zoneamento agrícola. Todas as culturas possuem um para a sua produção.

Como a temperatura do ar afeta o ciclo das culturas agrícolas?

Nos vegetais, a taxa das reações metabólicas é regulada basicamente pela temperatura do ar, afetando, desse modo, tanto o crescimento como o desenvolvimento das plantas.

Qual é a principal consequência das mudanças climáticas para a produção agrícola?

Além disso, as mudanças climáticas na agricultura também podem aumentar a ocorrência de pragas e doenças nas plantações. O aumento das temperaturas e alterações nos padrões de chuva criam um ambiente mais favorável para a proliferação de insetos e patógenos que danificam as plantas.

Como aumentar a produtividade do feijão?

6 dicas para alcançar alta produtividade do feijão
  1. 1 1ª dica: escolha da área e rotação de culturas.
  2. 2 2ª dica: manejo adequado de plantas daninhas.
  3. 3 3ª dica: adubação ideal.
  4. 4 4ª dica: inoculação e tratamento de sementes para melhorar a produtividade do feijão. ...
  5. 5 5ª dica: cultivares e espaçamento adequados.

Quais são os fatores que afetam diretamente o feijão?

Os elementos climáticos que afetam a produção de feijão são a temperatura do ar, radiação solar, precipitação pluvial e vento, elementos estes mensurados em estações meteorológicas (Figura 1).

Como funciona o desenvolvimento do feijão?

A escala de desenvolvimento da planta de feijão divide o ciclo biológico nas fases vegetativas e reprodutivas. Estas fases, por sua vez são subdivididas em dez estádios. A fase vegetativa (V) é constituída dos estádios V0, V1, V2, V3 e V4 e a reprodutiva (R), dos estádios R5, 56, R7, R8 e R9 (Figura 1).

Quais são as exigências nutricionais do feijoeiro?

A importância da nutrição no desenvolvimento do feijão

Devido ao ciclo curto e ao sistema radicular pouco profundo, a cultura do feijão requer um trabalho de adubação bastante preciso. A demanda de nutrientes para produzir 1000 kg de feijão é de: 35,5 kg de nitrogênio (N); 4 kg de fósforo (P);

Quais são os diferentes tipos de hábitos de crescimento do feijoeiro?

As plantas de feijoeiro podem ser de hábito de crescimento determinado ou indeterminado. No determinado, o caule principal termina numa inflorescência. No de hábito indeterminado, na extremidade do caule existe gema vegetativa ou floral e vegetativa.

O que aconteceria se o feijoeiro todo não recebesse luz?

É importante pensar que, no recipiente sem a incidência da luz, a planta chega a germinar, obtendo alimento para se desenvolver a partir do próprio feijão.

Qual é a importância da temperatura do ar para o desenvolvimento das plantas?

Resumo. A temperatura do ar é uma das variáveis que exerce maior influencia o desenvolvimento reprodutivo da oliveira. O conhecimento dos efeitos da temperatura é vital para determinar o manejo das plantas no campo e escolher as cultivares mais adaptadas aos locais de cultivo.

Qual o clima ideal para plantio e colheita?

Para um bom desenvolvimento vegetativo e produtividade, a cultura exige temperaturas amenas (18º a 20°C) na fase inicial do ciclo, temperaturas mais baixas (10º a 15°C) durante o período de bulbificação e temperaturas mais elevadas (20º a 25°C) na fase de maturação.

Quais são as variáveis meteorológicas que mais influenciam as atividades agrícolas?

De modo geral, as principais variáveis meteorológicas que afetam o crescimento, o desenvolvimento e a produtividade das culturas são chuva, temperatura do ar e radiação solar (HOOGENBOOM, 2000), havendo ainda a influência do fotoperíodo, da umidade do ar e do solo, da velocidade e da direção do vento (PEREIRA et al., ...

Quais os principais fatores que influenciam a produção agrícola?

Fatores Naturais: Dentre os Fatores Naturais, para ser um bom desempenho da agricultura, destaca-se o Clima: temperatura, umidade, luz solar; Solo; Relevo; água.

Como o clima favorece ou prejudica o plantio?

Alterações de temperatura e da umidade do ar causam efeitos diretos nos hormônios vegetais, responsáveis por regular todo o desenvolvimento da planta. O zoneamento climático também pode mudar, fazendo com que certas espécies que gostam de calor desenvolvam-se em outras regiões, mais frias.

Como o clima afeta a agricultura e a produção de alimentos no Brasil?

O aumento da temperatura e modificações no regime da chuva, como visto no post “Irrigação como medida de adaptação as mudanças climáticas”, poderá provocar perdas significativas nas safras de grãos e alterar a geografia da produção agrícola brasileira, colocando em risco a segurança alimentar no país.

Quais são os efeitos das mudanças climáticas na produtividade agrícola e na segurança alimentar?

Segundo os autores, a mudança climática observada já está afetando a segurança alimentar por meio do aumento das temperaturas, alteração dos padrões de precipitação e maior frequência de alguns eventos extremos, bem como pela ampliação da vulnerabilidade dos sistemas pastoris.

Quando as mudanças climáticas afetam a produção de alimentos?

Eventos climáticos extremos mais frequentes e intensos afetam a produção mundial de comida e intensificam a insegurança alimentar em comunidades locais. Milho, soja, feijão, arroz, leite, carne bovina e frango tiveram aumento significativo de preços em 2022.

Qual é o tempo de produção do feijão?

Planta começa a produzir em 65 dias, em vez dos 90 dias do feijão tradicional. Apresenta alta produtividade média, de 3,8 mil quilos por hectare. Custos de água e eletricidade no cultivo são cerca de 30% menores.

Artigo anterior
Como preparar whey protein com agua?
Artigo seguinte
Como é a personalidade dos portugueses?