Como o cirurgião dentista deve atender o paciente oncológico?

Perguntado por: José Cristiano de Pinheiro  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 5/5 (12 avaliações)

O Cirurgião-Dentista que estiver capacitado para o atendimento ao paciente oncológico, ao recebê-lo antes do início das terapias, poderá realizar uma avaliação clínica e radiográfica da sua boca para identificar e tratar todo e qualquer foco de infecção nessa fase.

Como atender paciente oncológico?

Protocolo de atendimento ao paciente oncológico
  1. Exame clínico.
  2. Avaliação radiográfica.
  3. Tratamento endodôntico.
  4. Selamento de lesões de cáries.
  5. Tratamento periodontal.
  6. Correção de próteses.
  7. Troca de restaurações infiltradas.

Qual o papel do cirurgião dentista no tratamento de pacientes com diagnóstico de neoplasias malignas?

Os cirurgiões-dentistas foram identificados como importantes ao intervir nas estratégias que visam reduzir e identificar os fatores de risco do câncer bucal bem como no seu papel de diagnosticar precocemente o câncer e como incentivador de mensagens educativas a respeito dos riscos para a doença15.

Como um dentista deve atender?

-Realizar anamnese detalhada colhendo informações, tais como: queixa principal? ; como, quando e onde começou? ; qual o tratamento já realizado? ; que medicamentos tomou? ; teve febre? ; frio?; enjôos, vômitos?; teve hemorragia?; apresenta ou existem casos na família de hipertensão, cardiopatias, diabetes, hepatite e ...

Quem faz tratamento de câncer pode ir ao dentista?

Contanto que seja considerado seguro que o paciente faça o procedimento, sim! Para ter essa resposta, o primeiro passo é contar para o profissional, preferencialmente um dentista especialista em Oncologia, sobre o histórico de saúde.

WebPalestra: Atendimento odontológico ao paciente oncológico

36 questões relacionadas encontradas

Qual o momento ideal para o tratamento odontológico em pacientes oncológicos?

Resumo: Os pacientes oncológicos pediátricos devem ser examinados pelo cirurgião- dentista tão logo tenham sua doença diagnosticada, e o tratamento odontológico deve ser iniciado preferencialmente antes do tratamento oncológico.

O que acontece com os dentes na quimioterapia?

A quimioterapia provoca outros efeitos colaterais nas crianças, dependendo da idade. Problemas dentários são os mais comuns. Os dentes permanentes podem demorar para nascer e podem ter aparência diferente dos dentes normais. Os dentes também podem cair.

O que o dentista pode fazer diante das doenças?

Conclui-se que é dever do cirurgião-dentista o conhecimento do diagnóstico de doenças e alterações que se manifestam na cavidade oral, bem como a correta interpretação do resultado de exames complementares, como o hemograma, pois este profissional pode responder legal e eticamente por falhas no diagnóstico e tratamento ...

Quantos pacientes o dentista deve atender por dia?

Cada dentista deve atender 16 pacientes por dia, sendo 8 pela manhã e 8 a tarde. O atendimento é agendado através dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), cada dia um ACS agenda os usuários de sua micro-área de maneira aleatória. Se o paciente necessita de uma nova consulta ele tem que procurar o ACS.

O que é Humanizacao na odontologia?

Esse é o sentido da odontologia humanizada

Um atendimento humanizado é aquele que trata o paciente com atenção, cuidado e empatia. Ele envolve tempo e paciência para cultivar um bom relacionamento; além de aconchego e acolhimento, para que sua clínica odontológica seja um lugar agradável para seus pacientes.

Qual é a importância da atuação do profissional da odontologia no manejo do paciente portador de neoplasia maligna?

O cirurgião dentista tem uma grande importância no tratamento oncológico desde o diagnóstico até os cuidados paliativos (JALES; SIQUEIRA, 2009), apresentando uma enorme responsabilidade na eliminação dos fatores locais traumáticos, no reconhecimento de lesões cancerizáveis, na orientação para a redução à exposição de ...

Qual o papel do dentista dentro do SUS?

Dessa forma, o cirurgião-dentista tem um papel importante a assumir no auxílio das pessoas na identificação de crenças prejudiciais à saúde; no incentivo ao exame das bocas de crianças e adultos no domicílio para a detecção de problemas e na orientação sobre locais para buscar ajuda; na capacitação de agentes ...

Quanto à odontologia aplicada à oncologia são frentes de atuação profissional?

Dr. Marcos Curi - A odontologia tem ampla atuação na Oncologia, que envolve desde a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de boca, até o acompanhamento do paciente durante todo o tratamento oncológico (radioterapia e quimioterapia), prevenindo e tratando complicações bucais decorrentes das terapias.

Quais orientações são realizadas para a sessão de quimioterapia?

1) Utilize as medicações conforme a prescrição (receita) médica. 2) Durante a semana da quimioterapia, evite alimentos condimentados, gordurosos ou muito doces. 3) Com a evolução das medicações, os vômitos são cada vez menos freqüentes, porém, se ocorrerem, deve-se sempre avisar a equipe que está tratando do paciente.

O que deve ser feito para se atestar o câncer?

A doença será comprovada por meio de laudo médico, que é emitido por serviço médico oficial da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, sendo fixado prazo de validade do laudo pericial, nos casos passíveis de controle (Lei nº 9.250, de 1995, art. 30; RIR/1999, art.

Quais cuidados bucais os pacientes devem ter antes e durante os procedimentos de radioterapia e quimioterapia?

Quando a pessoa tiver que se submeter à quimio e radioterapia contra o câncer, o ideal é que ela procure um dentista antes para que seja removido os focos de infecção, como a cárie e a doença periodontal.

Quanto tempo dura uma consulta com dentista?

Isso leva tempo, e por esse motivo, essa consulta dura em média 90 minutos.

Quanto tempo dura uma consulta no dentista?

Determinações das Secretarias de saúde municipais com o intuito de obrigar aos cirurgiões-dentistas a realizarem uma consulta a cada 20 minutos (3 atendimentos/h), além de ser irregulares como apresentado acima, SÃO CONTRAPRODUCENTES conforme o artigo publicado por Garbin AJI, et al (Rev. Bras.

Quanto tempo de espera no dentista?

Toda pessoa tem direito de marcar, desmarcar e remarcar uma consulta independentemente dos acasos; O tempo de espera não poderá ultrapassar mais de 30 minutos em sala de espera.

Como a Odontologia pode contribuir para a saúde pública?

Dessa forma, o cirurgião-dentista tem um papel importante a assumir no auxílio das pessoas na identificação de crenças prejudiciais à saúde; no incentivo ao exame das bocas de crianças e adultos no domicílio para a detecção de problemas e na orientação sobre locais para buscar ajuda; na capacitação de agentes ...

Como o cirurgião-dentista pode identificar um paciente cardiopata?

Respiração ofegante, aumento do volume torácico e sudorese excessiva também podem ser sintomas de doenças relacionadas ao coração. Obviamente, o odontologista não pode dar um diagnóstico de cardiopatia, e sim indicar ao paciente que procure por orientação médica.

Quais os indicadores de saúde utilizados na Odontologia?

Os indicadores pactuados pelo Ministério da Saúde são: cobertura de primeira consulta odontológica programada e proporção entre exodontias de dentes permanentes e procedimentos odontológicos individuais; e razão entre procedimentos odontológicos coletivos e a população de 0 a 14 anos de idade.

Quais os principais efeitos colaterais dos quimioterápicos na cavidade bucal?

Neste estudo, ficou claro que as complicações orais oriundas do tratamento quimioterápico são as reações adversas, bastante frequentes, sendo as mais comuns a mucosite, a xerostomia e as infecções bacterianas, viróticas ou fúngicas, comprometendo a qualidade de vida desses pacientes, conforme relatado por alguns ...

Tem pessoas que morrem no tratamento da quimio?

Ele cita um estudo britânico de 2006: “Com quimioterapia ou radioterapia, 58% dos pacientes estavam vivos após um ano. Sem eles, não havia sobreviventes depois de um ano. O risco de morte ao longo do primeiro ano foi 66% maior entre os pacientes que não faziam o tratamento recomendado”, disse.

Pode beijar uma pessoa que faz quimioterapia?

Uma pessoa saudável não pode "pegar" câncer de alguém com a doença. Não existem evidências de que o contato próximo ou ações como sexo, beijar, tocar, compartilhar refeições ou respirar o mesmo ar pode passar o câncer de uma pessoa para outra.

Artigo anterior
O que é o SEO no YouTube?
Artigo seguinte
O que é pedagogia tradicional exemplo?