Como o Brasil controlou a poliomielite?

Perguntado por: Miguel Cunha  |  Última atualização: 12. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (5 avaliações)

No Brasil, até 1980, ocorriam entre 1.100 e 3.600 casos anuais de poliomielite. Com a vacinação, a transmissão interna do vírus foi eliminada do país em 1989. A doença afeta principalmente os menores de cinco anos e tem como maior impacto a paralisia, em geral dos membros inferiores.

Como o Brasil conseguiu controlar a poliomielite?

O Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994. A estratégia adotada para a eliminação do vírus no país foi centrada na realização de campanhas de vacinação em massa com a vacina oral contra a pólio (VOP).

Como a poliomielite foi erradicada da população brasileira?

Há 34 anos, em 19 de março de 1989, o Brasil confirmava o último caso de poliomielite em território nacional, antes mesmo do último registro no continente americano. A conquista foi possível graças às ações de vacinação em larga escala, que conferiram aos brasileiros a certificação de eliminação da doença.

O que contribuiu para a erradicação da poliomielite no Brasil?

"Quando nós usamos a vacina de vírus atenuado para a eliminação da pólio na década de 1980, havia dias nacionais de vacinação que contavam com a participação de toda a sociedade brasileira e voluntários em milhares de postos de saúde, vacinando 18 milhões de crianças abaixo de 5 anos em dois ou três dias", lembra ele.

Quando começou a vacinação contra a poliomielite no Brasil?

No Brasil, a vacina Salk começou a ser utilizada a partir de 1955, por intermédio de alguns pediatras e em vacinações de amplitude muito reduzida, promovidas por secretarias estaduais e municipais de Saúde, basicamente do Rio de Janeiro e em São Paulo.

Poliomielite no Brasil: país entra no radar de alto risco para a volta da doença

37 questões relacionadas encontradas

Quantos anos a poliomielite foi erradicada no Brasil?

A doença, erradicada no país desde 1989, pode matar ou provocar sequelas motoras graves. Em um dos debates do dia, pesquisadores apontaram a baixa cobertura como principal motivo de preocupação com a paralisia infantil, como a doença também é conhecida.

O que aconteceu no ano de 1990 com a incidência de casos de poliomielite no Brasil?

Desde 1990 não há registro de casos de poliomielite no país, fato que levou o Brasil a obter da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) o certificado de erradicação do poliovírus selvagem autóctone do seu território em 1994, juntamente com os demais países das Américas.

O que contribuiu para a erradicação da poliomielite?

Um fator primordial de êxito na erradicação da pólio é conseguir uma resposta rápida e eficaz a qualquer evento de detecção do poliovírus ou surto da doença causado pela importação do poliovírus ou pelo surgimento de um poliovírus derivado da vacina.

Qual é o vírus causador da poliomielite?

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.

Por que mudou o esquema vacinal contra a poliomielite no mundo inteiro?

A mudança é justificada pela situação atual dos casos de poliomielite no mundo. Dos 647 casos de poliomielite paralítica notificados em 2023 em todo o planeta, somente 16 foram causados pelo vírus natural ou poliovírus selvagem. Todos os outros casos da doença foram atribuídos a vírus derivados da vacina oral.

Onde a poliomielite está erradicada?

Em 1994, o Brasil recebeu a certificação da Organização Pan-Americana da Saúde de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Ou seja, através da vacinação em massa no país, a poliomielite está, atualmente, erradicada.

Quando foi registrado o último caso de poliomielite no Brasil e quando ela foi erradicada?

O último caso de poliomielite paralítica, causada pelo poliovírus selvagem, ocorreu em 1989, na cidade de Souza, na Paraíba. A doença é considerada oficialmente eliminada do território nacional desde 1994, quando foi emitido o certificado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

Onde o vírus da poliomielite ataca?

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia.

Qual foi o primeiro caso de poliomielite no Brasil?

As primeiras evidências de surtos da doença ocorreram entre 1909 e 1911, no Rio de Janeiro, descritas por Fernandes Figueira, à época diretor da Policlínica de Crianças e pediatra do Hospício Nacional de Alienados.

Quem inventou a vacina contra a poliomielite?

Albert Bruce Sabin nasceu na cidade de Bialystok, Rússia (atual Polônia), em 26 de agosto de 1906. Aos quinze anos, mudou-se com toda a família para os Estados Unidos, onde obteve seu diploma em 1931, pela Universidade de Nova Iorque.

Tem vacina para poliomielite?

A vacina contra a Poliomielite é indicada para prevenir a Poliomielite (paralisia infantil). Esquema de vacinação em duas gotas, exclusivamente oral. Na rotina, a vacina está disponível para crianças até 4 (quatro) anos 11 meses e 29 dias.

O que transmite a poliomielite?

O poliovírus invade o nosso sistema nervoso e, nos casos mais graves, pode causar paralisia. A poliomielite é uma doença muito contagiosa, ou seja, é transmitida de pessoa para pessoa de forma muito rápida. Ela afeta principalmente crianças menores de cinco anos, mas também pode acometer adultos.

Qual é a situação da poliomielite no Brasil?

A doença permanece endêmica em dois países: Afeganistão e Paquistão, com registro de 05 casos em 2021. Nenhum caso confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

Qual é a origem da poliomielite?

Pequenas epidemias localizadas de pólio começaram a surgir na Europa e nos Estados Unidos na década de 1900.

Quais são os três tipos de vírus que causam a poliomielite?

As manifestações incluem doença leve e inespecífica (poliomielite abortiva); algumas vezes, meningites assépticas sem paralisia (poliomielite não paralítica); e, menos frequentemente, fraqueza flácida de vários grupos musculares (poliomielite paralítica).

Qual é o nome da vacina da gotinha?

A partir de 2024, o Ministério da Saúde vai substituir a Vacina Oral Poliomielite (VOP) – ou em gotinhas, como ficou popularmente conhecida – pela versão injetável inativada (VIP). A transição acontecerá progressivamente, a fim de assegurar uma maior eficácia do esquema vacinal.

Como é feita a vacina da poliomielite?

A vacina é trivalente e contém os vírus da poliomielite dos tipos 1, 2 e 3, obtidos em cultura celular (VERO) e inativados por formaldeído. Pode conter traços de estreptomicina, neomicina, polimixina e 2-fenoxietanol como conservante.

Quantos casos de poliomielite tem no Brasil?

O Brasil não registra novos casos de poliomielite, conhecida também como paralisia infantil, desde 1.989 – no Paraná, o último diagnóstico ocorreu em 1.986.

Qual é a idade para tomar a vacina da poliomielite?

Quando é preciso tomar a vacina? Aos dois, quatro e seis meses de idade, com reforço aos quinze meses.

Qual o status da poliomielite no mundo?

Uma em cada 200 infecções leva à paralisia irreversível, geralmente das pernas. Entre os acometidos, 5% a 10% morrem por paralisia dos músculos respiratórios. Os casos de poliomielite diminuíram mais de 99% ao longo dos últimos anos, passando de 350 mil casos estimados em 1988 para seis casos reportados em 2021.

Artigo anterior
O que é um procedimento ordinário?
Artigo seguinte
Que tipo de atividade física emagrece mais rápido?