Como o behaviorismo enxerga a aprendizagem escolar?

Perguntado por: Lisandro Nelson Pinho  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (26 avaliações)

A aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços, de modo que se torna mecanizada. De acordo com a teoria de Skinner, os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor. Em sua visão, conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do comportamento desejado.

Qual a principal proposta do behaviorismo na aprendizagem escolar?

O behaviorismo prima pela educação mensurável e pelo empirismo. Nessa escola o objetivo principal da educação é promover mudanças de comportamento em seus alunos, por meio de estímulos externos, que sejam capazes de manter nos indivíduos padrões sociais aceitáveis.

Como o behaviorismo pode ser aplicado na educação?

No âmbito da educação, o behaviorismo remete para uma alteração do comportamento dos elementos envolvidos no processo de aprendizagem, sendo que essa mudança nos professores e alunos poderia melhorar a aprendizagem. Para Watson, a educação é um importante elemento capaz de transformar a conduta de indivíduos.

O que defende a teoria behaviorista?

O que é Behaviorismo

Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento. Os Behavioristas acreditam que todos os comportamentos são resultados de experiência e condicionamentos.

Como observamos o behaviorismo em nosso cotidiano?

Os motoristas geralmente agem sob controle da esquiva da punição para então evitar a perda de pontos. Isso significa que, na prática, diminuem a velocidade apenas quando avistam um radar e após passar por ele voltam a transitar acima do limite de velocidade e assim por diante com outras infrações.

Teorias da Aprendizagem - Behaviorismo

40 questões relacionadas encontradas

Como podemos exemplificar a influência do Behaviorismo na atualidade Cite um exemplo?

Exemplos práticos do Behaviorismo (condicionamento operante)

As empresas oferecem aumentos aos empregados que apresentam excelentes desempenhos. A esperança de uma promoção pode servir como motivação para os funcionários fazerem o seu trabalho bem.

Onde o Behaviorismo é utilizado?

Temos então que um dos principais motivos do uso do comportamentalismo deve-se ao fato de que os avanços tecnológicos e industriais transformaram a maneira de pensar das pessoas as quais passaram a utilizar mais de recursos tecnológicos em detrimento de uma transformação com a interferência do meio e, ao estudarmos ...

O que é correto afirmar sobre o behaviorismo?

Sobre a teoria behaviorista é CORRETO afirmar que: As pessoas podem ser condicionadas a ter uma resposta emocional a objetos, ou seja qualquer pessoa, independentemente de sua natureza, pode ser treinada para ser qualquer coisa.

Qual a importância do behaviorismo para a psicologia?

Algumas das mais significativas contribuições do behaviorismo têm sido, e continuam sendo, a concepção relacional do comportamento humano, a visão selecionista da causação do comportamento, a interpretação funcional, não representacional, da linguagem e dos processos lingüísticos e a proposição de que os fenômenos ...

Qual é o mais importante teórico do behaviorismo?

Alguns consideram John B. Watson (1878-1958) o fundador do Behaviorismo Metodológico por conta de seu manifesto, de 1913, no qual afirma: "A psicologia, como um behaviorista a vê, é um ramo puramente objetivo da Ciência Natural. Seu objetivo teórico é a previsão e o controle do comportamento.

Como a abordagem behaviorista percebe a educação e como é o papel do aluno?

Nessa concepção Behaviorista ou behaviorismo, assevera-se que a aprendizagem da criança ocorre por meio de estímulos e respostas, ou seja, agentes ambientais que modelam ou moldam o comportamento do indivíduo e o encaminham para uma resposta já determinada ou almejada por meio de aproximações sucessivas.

Quais as limitações do behaviorismo para a educação escolar?

As limitações se dão pelo fato do Behaviriosmo de Watson e Skinner se atentar apenas aos aspectos comportamentais observáveis, o que acaba negligênciando os relacionados à subjetividade, às capacidade cognitivas e aos sentimentos dos alunos.

Quais as principais contribuições do behaviorismo para a educação?

7 O Behaviorismo e sua contribuição para a Educação

É por meio do processo formal de educação que devemos ensinar aos indivíduos comportamentos que possibilitem que eles atuem com competência e autonomia, quando já não estiverem mais participando desse processo.

Qual a proposta do behaviorismo radical?

O behaviorismo radical propõe, dessa forma, um paradigma de condicionamento não-linear e estatístico, em oposição ao paradigma linear e reflexo das linhas teóricas precedentes do comportamentalismo. Em suma, Skinner defende que a maioria dos comportamentos humanos são condicionados de modo operante.

Qual a corrente pedagógica se baseia nos princípios do behaviorismo?

AS PRINCIPAIS CORRENTES DA PEDAGOGIA Corrente Tecnicista: A década de 70 assistiu a um acentuado desenvolvimento e proliferação da corrente que se denominou de “tecnicismo educacional”, totalmente inspirado nas teorias behavioristas da aprendizagem e da abordagem sistêmica do ensino.

Quais foram as contribuições de Watson para a Psicologia?

John Watson (1878-1958) foi um psicólogo norte-americano que lançou as bases teóricas do "Behaviorismo Metodológico", teoria psicológica que tem por objetivo o estudo do comportamento.

O que é o behaviorismo?

O termo inglês behavior significa comportamento, daí se denominar esta tendência teórica de behaviorismo. Mas, também utilizamos outros nomes para designá-la, como comportamentismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento.

O que é behaviorismo e como este vê o homem?

B.F. Skinner descreve e explica o comportamento humano por meio do modelo causal da seleção pelas conseqüências. Segundo esse modelo, o comportamento humano evolui através das interações entre três níveis de variação e seleção (filogênese, ontogênese e cultura).

Qual a ideia central defendida nos trabalhos de Watson?

A preocupação central de Watson foi demarcar-se da psicologia tradicional, que tinha como objecto o estudo da mente, da consciência através da introspecção. Apesar de não negar os estados mentais e a consciência, considera que não se podem constituir como objecto de estudo da psicologia.

O quê Skinner defende?

A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual a eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência.

Qual é o objeto de análise e intervenção da teoria behaviorista?

O behaviorismo (neologismo que significa "comportamentalismo" - do inglês "behavior", comportamento) é uma filosofia da psicologia, isto é, uma proposta de delimitação do objeto de estudo e método pertinentes a toda investigação psicológica. O objeto de estudo do behaviorista é o comportamento.

Qual é a principal crítica feita pela autora sobre a abordagem behaviorista?

A autora desenvolveu uma pesquisa em que entrevistou diversos ex-behavioristas para verificar o quão fidedignas às características da abordagem eram suas críticas. Conforme explica, a necessidade de conhecer o assunto criticado é asserção não mais do que morna, e parece ser óbvia.

O que é behaviorismo dê exemplos?

O Behaviorismo é uma teoria da psicologia que avalia o comportamento de seres humanos e animais, a partir de análises fundamentadas e da observação de fatos práticos como, por exemplo, reações a estímulos.

Quais os exemplos de condicionamento no cotidiano?

Exemplo de condicionamento operante no dia a dia: É muito barulhento lá fora, assim você liga a televisão para mascarar o ruído. Ligar o rádio diminuiu o ruído desagradável. Exemplo de condicionamento operante na escola: Um professor isenta o aluno da prova final, se ele têm um comportamento adequado.

Como se condiciona o comportamento operante de exemplo?

O condicionamento operante é um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação. É o caso do rato faminto que, numa experiência, percebe que o acionar de uma alavanca levará ao recebimento de comida.

Artigo anterior
Como fazer um cerimonial de quinze anos?
Artigo seguinte
O que aconteceria se o movimento da Terra fosse interrompido?