Como nomear uma espécie?

Perguntado por: Martim Batista  |  Última atualização: 14. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (23 avaliações)

Uma espécie, por definição, é a combinação do gênero e do epíteto específico, não o epíteto sozinho. Por exemplo, podemos usar o termo lobo–cinzento, mas não podemos usar só Canis ou só lupus para descrever este animal. A espécie é Canis lupus.

Como dar nome às espécies?

- Todo nome científico de espécie é composto por dois nomes (daí o nome: nomenclatura binomial). O primeiro nome deve ter sua inicial maiúscula e diz respeito ao gênero. O segundo nome é o epíteto específico e deve ser escrito com inicial minúscula.

Como se deu a nomeação das espécies?

Em 1735, Lineu publicou o livro Systema naturae, no qual apresentava determinadas regras capazes de padronizar a forma de nomear espécies. Tais sugestões foram amplamente aceitas e são utilizadas até hoje.

Quais as regras de nomenclatura?

As principais regras da nomenclatura hoje aceites são:
  • na designação científica os nomes são sempre em latim ou latinizados;
  • os nomes científicos escrevem-se em itálico ou se for num texto manuscrito deverão ser sublinhados.

Quais são as regras para escrever o nome científico de uma espécie?

O nome científico é uma combinação binária: nome do gênero seguido do epíteto específico (ambos em itálico). O gênero deve estar com inicial maiúscula, e o epíteto específico com inicial minúscula.

Regras de Nomenclatura de Biológica - Essas você tem que saber!

36 questões relacionadas encontradas

Quais são as 8 regras da nomenclatura científica dos seres vivos?

A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie.

Como se escreve o nome de uma espécie de uma subespécie?

Na subespécie se adiciona um terceiro nome sempre em minúsculo, com o nome do gênero em primeiro lugar ( em maiúsculo) e o nome da espécie em segundo lugar ( em minúsculo ). A abreviatura quando usada é recomendado o uso de subsp. para algas, fungos e plantas e ssp. para bactérias, animais e protozoários.

O que é nomenclatura científica de exemplos?

O nome científico de um ser vivo sempre é composto por dois nomes, ou seja, é binomial. O primeiro nome se refere ao gênero ao qual pertence a espécie. A onça pintada (Panthera onca) e o leão (Panthera leo), por exemplo, possuem o mesmo primeiro nome. Isso indica que fazem parte do mesmo gênero: Panthera.

O que é nomenclatura em biologia?

Sistema de atribuição de um nome científico aos seres vivos e aos diferentes grupos taxonómicos em que são incluídos, de acordo com a regras de nomenclatura.

Como escrever o nome de uma bactéria?

Uma bactéria tem um nome binomial que consiste em duas partes: o nome do gênero ao qual ela pertence e o nome da espécie. Ao se referir a uma bactéria em um artigo, o autor deve sublinhar ou colocar em itálico o nome no texto.

Como se classificam as espécies?

Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu.

Quando escrevemos o nome de uma espécie utilizamos normalmente dois termos?

Quando escrevemos o nome de uma espécie, utilizamos normalmente dois termos: o gênero e o epíteto específico. Algumas vezes, no entanto, observamos a nomenclatura trinomial, como é o caso da ave: Haematopus ostralegus occidentalis.

Como ler os nomes científicos?

O nome científico é composto por duas palavras, sendo que a primeira se inicia com letra maiúscula, indicando o gênero. Enquanto a segunda se inicia com letra minúscula, indicando o epíteto específico. Todo nome científico deve ser escrito em latim, pelo fato de ser uma língua morta e, portanto, não sofrer alterações.

O que é uma espécie?

Espécie pode ser definida como um grupo de organismos capazes de se reproduzir e originar descendentes férteis. Esse conceito, que propõe que mecanismos de isolamento reprodutivo sejam os responsáveis pela existência das espécies, também é conhecido como conceito biológico de espécie.

O que é o conceito de espécie?

O conceito biológico de espécie pode ser assim definido: Espécies são grupos de indivíduos que se reproduzem entre si e que estão isolados reprodutivamente de outros grupos semelhantes. Assim, para a aplicação do conceito biológico de espécie, é fundamental que fique claro o que seja o isolamento reprodutivo.

Como se nomeia um ser vivo?

O sistema atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero, o segundo, em minúscula, é o epíteto específico. Os dois nomes juntos formam o nome da espécie.

O que é nomenclatura e classificação dos seres vivos?

A classificação dos seres vivos organiza a biodiversidade em categorias hierárquicas em reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie com possíveis subdivisões para detalhar relações evolutivas. Exemplo: Homo sapiens (humano) é classificado no reino Animalia, filo Chordata, classe Mammalia.

Por que a nomenclatura biológica das espécies é importante?

O objetivo da nomenclatura biológica é possibilitar a comunicação e a indexação das informações existentes sobre os organismos. A nomenclatura assegura nome único e distinto para cada táxon, e promove a estabilidade e a universalidade dos nomes científicos.

Qual é o nome científico da espécie humana?

O nome científico da espécie humana, você sabe, é Homo sapiens. Mas de onde vem nome?

Como é conhecida a nomenclatura criada por Lineu na biologia?

O naturalista Lineu propôs um sistema de nomenclatura binomial com a finalidade de padronizar a forma de nomear espécies, facilitando a comunicação entre os cientistas.

Como escrever nome de fungos?

Os nomes dos táxons de algas, fungos e plantas devem vir escritos somente com a primeira letra maiúscula e o restante minúsculo e em itálico, incluindo o nome genérico e nomes específicos ou epíteto, seguidos dos seus descritores.

O que significa SP no nome científico?

Quando a espécie ainda não foi identificada, o nome do gênero é seguido de sp. (abreviatura de espécie) ou de spp. (abreviatura de espécies). Nesse caso, o gênero (que não pode ser abreviado) é grafado em itálico, e as abreviaturas sp.

Como abreviar nome científico?

Por exemplo, arroz (Oryza sativa L.). Os nomes científicos podem se abreviar depois da primeira vez que é indicado, colocando a inicial do gênero e a espécie completa (ex.: O. sativa), exceto se outros gêneros são indicados com a mesma inicial, e que poderiam causar alguma confusão.

Artigo anterior
Qual o nível perigoso de glicose?
Artigo seguinte
Como acalmar sistema nervoso?