Como nomear os carbonos?

Perguntado por: Ângelo Lopes Matias  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (14 avaliações)

De modo geral, a nomenclatura dos hidrocarbonetos segue a seguinte ordem:
  1. Prefixo: Indica o número de carbonos presentes na cadeia principal;
  2. Infixo: Indica o tipo de ligação encontrada na cadeia;
  3. Sufixo: Indica a função orgânica dos hidrocarbonetos terminando com a letra "o".

Como fazer a nomenclatura dos carbonos?

A nomenclatura de hidrocarbonetos é definida a partir de três elementos básicos: prefixo + infixo + sufixo. Essa denominação varia de acordo com o número de carbonos da cadeia principal e as ligações realizadas entres eles.

Como nomear Ramificacoes?

Depois que a cadeia principal foi escolhida e numerada, todas as cadeias restantes são consideradas ramificações. O nome dessas ramificações deve vir antes do nome da cadeia principal, em ordem alfabética e com o número do carbono do qual a ramificação está saindo.

Como nomear as cadeias?

A nomenclatura das cadeias ramificadas utiliza a regra básica da IUPAC, com prefixo, infixo e sufixo, além da posição e do nome das ramificações presentes na estrutura.

Como numerar os carbonos em uma cadeia?

A numeração da cadeia sempre se inicia com o número 1 em um dos carbonos da dupla. Assim sendo, o número 2 automaticamente fica no outro carbono da dupla. O restante da cadeia deve ser numerado de forma a proporcionar o menor número possível ao carbono do radical.

Nomenclatura dos Compostos Orgânicos

23 questões relacionadas encontradas

Como contar os carbonos e Hidrogenios de uma cadeia?

Agora, para contar a quantidade de hidrogênios, temos que lembrar que as ligações entre os carbonos e os hidrogênios ficam subentendidas, pois se sabe que o carbono faz quatro ligações; assim, a quantidade de ligações que estiver faltando é a quantidade de hidrogênios ligados a esse elemento.

Como identificar a cadeia principal de carbonos?

Para identificar uma cadeia principal não basta encontrar a maior sequência de carbonos. É necessário que essa “maior sequência” cumpra alguns requisitos.
...
Resumidamente são três requisitos que precisam ser analisados na ordem:
  1. Número de grupos funcionais;
  2. Número de insaturações;
  3. Número de ramificações.

Como identificar cadeias?

Classificação das cadeias carbônicas
  1. Cadeia aberta, alifática ou acíclica: é composta pelo menos de duas extremidades e não apresenta ciclos na cadeia.
  2. Cadeia fechada ou cíclica: não apresenta extremidades e os átomos fecham em pelo menos um ciclo.

Como numerar a cadeia?

Regras para numeração da cadeia principal

Quando uma série de ramificações estiver presente na cadeia principal, sendo elas iguais ou não, a numeração a ser escolhida deve ser a que fornece a menor sequência de números. A contagem correta é a de cima, que possui a menor sequência de números.

Como nomear uma estrutura?

Etapa n.
  1. Identifique a cadeia principal. ...
  2. Numere os átomos da cadeia principal. ...
  3. Identifique e numere os substituintes. ...
  4. Escreva o nome do composto com uma única palavra. ...
  5. Nomeie um substituinte complexo como se ele fosse um composto.

O que é metil etil e dimetil?

Metil: Ramificação com 1 carbono. Etil: Ramificação com 2 carbonos. Repare que a cadeia principal corresponde ao Heptano e os grupos Metil e Etil são grupos substituintes do Hidrogênio. Propil: Ramificação com 3 carbonos.

Como se nomeia um composto?

De modo geral, a nomenclatura oficial é formada por 3 fragmentos, sendo elas: o prefixo, o infixo e o sufixo. Sendo assim, o prefixo indica o número de carbonos existentes na cadeia principal. Já o infixo está relacionado com o tipo de insaturação observada na molécula.

O que são as ramificações?

Significado de Ramificação

substantivo feminino Ato ou efeito de ramificar, dividir em ramos. [Botânica] Divisão do tronco de uma árvore em vários ramos. Parte de um todo que se divide: ramificação de uma empresa. Subdivisão de uma via férrea em vias secundárias; ramal.

Como determinar a nomenclatura?

Para dar nomes aos compostos orgânicos de cadeias normais você deve seguir os seguintes passos:
  1. PASSO 1 - Identifique a quantidade de carbonos da cadeia carbônica.
  2. PASSO 2 - Verificar a presença de insaturações entre carbonos.
  3. PASSO 3 - Identificar qual a função orgânica do composto.
  4. PASSO 4 - Dar o nome ao composto.

Qual a nomenclatura do composto CH3 CH CH2?

Os alcenos também são chamados de olefinas, alquenos ou hidrocarbonetos etilênicos.

O que é nomenclatura e exemplos?

O que é Nomenclatura:

Nomenclatura é o conjunto de nomes e designações usados no âmbito de uma area específica do conhecimento. ... Por exemplo, na nomenclatura dos seres vivos, em biologia, o nome das espécies deve sempre ser em latim.

Quais as regras utilizadas para se numerar a cadeia principal?

REGRA 1: Determine a cadeia principal (maior sequência de átomos de carbono) e seu nome. REGRA 2: Identifique as ramificações e dê nomes a elas. REGRA 3: Comece a numerar a cadeia principal da extremidade que contém o grupo orgânico substituinte (ramificação) mais próximo.

Como saber o número de carbonos?

Quando começamos a numerar a cadeia da direita para esquerda ou da esquerda para a direita, a ligação tripla sempre estará no carbono 4. Porém, devemos começar pela extremidade esquerda porque ela é a que está mais próxima do radical.

O que são cadeias?

As cadeias carbônicas são constituídas pelas ligações entre os átomos de carbono e hidrogênio, também chamados de hidrocarbonetos. Estruturas de estudo da química orgânica, essas cadeias são complexas também podem incluir outros elementos químicos, formando uma infinidade de compostos orgânicos.

Quais são as 4 formas que podemos classificar as cadeias carbônicas?

A classificação das cadeias carbônicas se dá segundo quatro critérios: o fechamento da cadeia, a disposição dos átomos, os tipos de ligações e a presença de heteroátomos.

Como saber se uma cadeia e Aromatica?

- aromática – são cadeias fechadas que possuem o anel aromático ou anel benzênico. Possuem ressonância entre seus elétrons. Estas cadeias, em geral, têm seis átomos de carbono que alternam ligações duplas e ligações simples. - polinuclear: quando possui vários anéis aromáticos.

Quantos carbonos na cadeia principal?

Ex: A cadeia principal, nesse caso, é a que possui os seis átomos de carbono: Caso haja mais de uma possibilidade, deve-se escolher a que apresentar maior quantidade de ramificações.

Como determinar a cadeia principal de um alcano ramificado?

A cadeia principal deve ser numerada sempre de forma que seja dado o menor número possível aos carbonos que estão ligados aos radicais. Além disso, a numeração deve iniciar-se pela extremidade mais próxima dos radicais.

Como são denominados os carbonos que não fazem parte da cadeia principal?

Os carbonos que não estão contidos na cadeia principal são ramificações. Exemplo: Com relação ao seu “fechamento”, um hidrocarboneto pode ter cadeia fechada, aberta ou mista. ... → Hidrocarboneto de cadeia do tipo mista: é formado por um anel ou cadeia cíclica ligada a uma parte linear; possui pelo menos uma extremidade.

Artigo anterior
Quais são os tipos de Ronda?
Artigo seguinte
Como saber se a gordura é mole ou dura?