Como mudar oleo da caixa de velocidades?

Perguntado por: Tatiana Eduarda Esteves de Machado  |  Última atualização: 17. März 2025
Pontuação: 4.8/5 (17 avaliações)

Eis os passos que deve seguir:
  1. Antes de trocar o óleo. Desligue o motor.
  2. Escoar o óleo. ...
  3. Remover o cárter do óleo. ...
  4. Instalar o cárter e o bujão de escoamento de óleo. ...
  5. Colocar óleo da transmissão. ...
  6. Colocar o motor em funcionamento. ...
  7. Verificar a temperatura do óleo. ...
  8. Verificar o nível do óleo.

Quanto custa a troca do óleo da caixa de marcha?

O custo desta manutenção pode variar, mas em média, você deve esperar gastar entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00. Este valor pode ser influenciado pela região onde você mora, o modelo do seu carro e a oficina que você escolhe.

É necessário trocar o óleo da caixa de marcha?

Ao contrário do óleo de motor ou do óleo da maioria dos carros com transmissão automática, o óleo da caixa de marchas manual (ou óleo do câmbio manual) não precisa ser trocado, a menos é claro que haja algum vazamento ou necessidade de reposição após manutenção no compartimento.

Como saber se o óleo da caixa de marcha está baixo?

Câmbio manual: sinais que podem indicar óleo baixo
  1. Arranhões ao engatar a marcha.
  2. Barulho de grilo que some ao pisar na embreagem.
  3. Marchas escapando com o carro em movimento.
  4. Arranque com trepidação.
  5. Movimento da alavanca durante o arranque.

O que acontece quando falta óleo na caixa de câmbio?

Desgaste prematuro: A falta de lubrificação adequada devido à falta de óleo no câmbio automático pode causar desgaste excessivo e prematuro dos componentes internos da transmissão, como engrenagens, discos de embreagem e rolamentos.

DIY - Substituição de Óleo da Caixa Velocidades Hyundai I20

35 questões relacionadas encontradas

Como saber se óleo de câmbio está ruim?

Ruídos de pulsação, barulho de metal ou sons bruscos, é um dos sinais mais evidentes de óleo baixo no câmbio automático. O normal é sempre uma troca de marcha silenciosa, então escutar outro barulho em movimento que não seja o usual, pode ser preocupante e requer uma avaliação.

Pode andar com o carro sem óleo na caixa?

Se ficar sem óleo no carro, o que acontece é que corre o risco de que o motor esquente e que a biela saia do virabrequim. Devido à falta de lubrificação entre as peças, o motor chega a riscar ou inclusive podem se formar buracos.

Quanto tempo dura o óleo da caixa de marcha?

Quando ocorre, deve ser completado emergencialmente até o carro chegar na oficina para o reparo do vazamento. O câmbio automático também requer manutenção conforme o manual. Alguns recomendam sua troca em elevadas quilometragens, de 50 mil a 100 mil quilômetros.

Como que eu faço para ver o nível do óleo do câmbio?

Puxe a vareta do nível de óleo e verifique o nível do óleo. O resultado ideal é a metade superior da escala. Para ter certeza de que o nível do óleo deve ser medido de 2 a 3 vezes na escala, limpe perfeitamente um pano sem fiapos.

Qual óleo devo colocar na caixa de marcha?

Para alguns modelos das marcas: Volkswagen, Ford e Hyundai, o óleo 75 w 90. Fiat, Pegeout, Citroen e Renault, o indicado é o 75 w 80. Para Chevrolet, indica-se o 75 w 85.

Qual é a vida útil de um câmbio manual?

O prazo médio para a troca do conjunto de embreagem é de 60 mil km, mas pode variar para baixo ou para cima, dependendo do modelo de automóvel e, principalmente, do estilo de condução do motorista.

Tem óleo na embreagem?

fluído de freio DOT 4) para acionar o sistema através.

Qual é a cor do óleo de câmbio?

Fluidos de transmissão podem ser verde, amarelo, alguns podem até mesmo ter uma coloração azulada. Porém, em todos os casos um fluido limpo tem a aparência de limpo e o cheiro de limpo.

O que acontece se o câmbio automático estiver com excesso de óleo?

Pressão do óleo em excesso pode causar danos às juntas e vedações, resultando em vazamentos visíveis. Inspeção detalhada das vedações e juntas, seguida de reparos ou substituição, se necessário.

Quando medir o nível do óleo?

Então vamos lá, o momento ideal para se verificar o nível do óleo é de manhã, na garagem antes de ligar o motor, para se ter certeza de que todo o óleo escorreu para o cárter.

Quando é necessário trocar a caixa de marcha?

Uma maneira certa de saber se o câmbio está desgastado é colocar em terceira ou quarta marcha com 55 km/h de velocidade, e pise no acelerador. Se o motor ficar com RPM alta, e o veículo não aumentar de velocidade, o circuito do câmbio está desgastado.

Quando trocar o óleo da caixa de direção?

Normalmente, a troca é recomendada a cada 40.000 a 80.000 quilômetros ou a cada dois a três anos, dependendo das condições de uso e das recomendações específicas do fabricante.

O que acontece se não trocar o óleo da direção hidráulica?

Se isto acontecer é porque há algum problema no sistema. A troca é indicada por volta dos 50 mil quilômetros. Se a quilometragem não for atingida em dois anos, é preciso substitui-lo mesmo assim, do contrário, a direção ficará pesada e podem ocorrer danos nas peças.

Como saber se o motor está sendo lubrificado?

Com um manômetro, é possível identificar a pressão do líquido lubrificante. Nessa avaliação, você poderá perceber 4 variações — alta pressão, baixa pressão, pressão flutuante e pressão nula —, que vão indicar alguns defeitos.

Como saber se o câmbio está com problemas?

7 sinais de mau funcionamento
  1. Trancos no câmbio automático. Se o câmbio automático está dando pequenos trancos constantemente, então esse é um sinal de que algo não está certo. ...
  2. Câmbio patinando. ...
  3. Superaquecimento. ...
  4. Óleo baixo. ...
  5. Sons estranhos. ...
  6. Luz do painel acesa. ...
  7. Mudanças muito bruscas.

Quantos litros de óleo vai na embreagem?

Para a embreagem 0,5 L dá pra "lavar" o sistema e deixar no nível correto.

O que lubrifica a embreagem?

Essas "lascas" ficam no óleo de lubrificação do câmbio. Como o bujão do óleo é magnético, ele atrai essa limalha.

Qual óleo vai na embreagem hidráulica?

FLUIDTECH – FLUIDO PARA FREIO DOT 4 CONTEUDO : 01 UNIDADE 500ML O Fluidtech DOT 4 é um fluido para freio e embreagem hidráulica, classe de segurança DOT 4, com alto ponto de ebulição (fervura) e baixa viscosidade, como requerido pelas principais montadoras.

O que pode estragar o câmbio manual?

Uso inadequado da embreagem, como fazer arrancadas bruscas, soltar a embreagem repentinamente ou “queimar” a embreagem ao segurar o pedal parcialmente pressionado. Realizar engates bruscos ou agressivos e trocar as marchas sem sincronizar corretamente as rotações do motor e a velocidade do veículo.

O que pode estragar o câmbio?

Ruídos ou vibrações anormais na transmissão; Superaquecimento ou vazamento do fluido. Por isso, é crucial seguir as recomendações do fabricante para evitar problemas e garantir que o sistema de transmissão automática dure mais tempo.

Artigo anterior
Qual a melhor broca para furar aço inox?
Artigo seguinte
Quais são as matérias do Ensino Médio 2021?