Como medir o desgaste de um pneu?

Perguntado por: Simão Leandro Azevedo de Batista  |  Última atualização: 13. März 2022
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Coloque a moeda no sulco do pneu. Se o anel dourado da moeda desaparecer, o motorista pode rodar sem problemas. Caso contrário, os pneus devem ser trocados imediatamente. Já com o palito de fósforo, vale saber que a parte de pólvora corresponde a 1,6 milímetro, basta colocá-lo no sulco para medir.

Como medir o desgaste dos pneus?

A forma mais simples e comum de medir os sulcos dos pneus é realizar a leitura do pneu pelo indicador de desgaste. Ele consiste em um bloco de borracha de 1,6 mm de espessura embutido no fundo dos canais longitudinais. Para encontrar a posição do indicador de desgaste na peça, deve-se procurar na lateral do pneu.

Como saber se o pneu já foi riscado?

Para diferenciar um pneu "riscado" de outro com boa procedência é preciso estar muito atento aos detalhes. “O pneu riscado não acompanha o desenho original. Existem umas linhas tortuosas, por mais bem que sejam feitas nunca é igual ao pneu que foi fundido em uma máquina”, mostra o engenheiro Celso Arruda.

Quando é que um pneu é considerado careca?

Uma dúvida muito comum dos motoristas é saber identificar a partir de qual momento o pneu é considerado em estado 'careca'. De acordo a Resolução 558/80 do CONTRAN, os pneus devem estar com os sulcos — altura dos frisos na banda de rodagem — no máximo com 1,6 milímetro, abaixo disso o pneu é considerado “careca”.

Como avaliar o estado de um pneu?

A leitura desses valores é feita da seguinte forma:
  1. P: indicado para veículos de passeio;
  2. 175: largura, em milímetros;
  3. 70: altura da lateral, sendo 70% do tamanho da largura, ou seja, 122,5 mm;
  4. R: mostra que o pneu é radial;
  5. 13: indica o tamanho da roda que deve ser usada.

Como saber a hora de trocar o pneu - TWI

21 questões relacionadas encontradas

O que significa 94v no pneu?

Em nosso exemplo; 94 refere-se a 670Kg/pneu. V: é a referência ao índice de velocidade, através dessa letra você pode ver a velocidade máxima suportada pelo pneu. Esse índice é padrão e também possui uma tabela. Em nosso exemplo o V corresponde a uma velocidade máxima de 240Km/h.

Pode andar com o pneu careca?

Se você estiver andando com seu carro com pneu careca, saiba que você pode ganhar uma multa de R$195,23. Além disso, receberá 5 pontos na CNH por infração grave. E não é só isso! O carro ainda pode ficar retido no local da fiscalização até que o pneu seja trocado.

Quando pneu da multa?

Se o fiscal constatar que a profundidade é menor que 1,6 milímetro, ele pode aplicar a multa por pneu careca. A penalidade é de natureza grave, o que implica em cinco pontos na carteira de motorista, e tem valor de R$ 195,23.

Quando o pneu está ruim?

Para saber se o pneu está em boas condições de transitar, é importante observar um dos indicadores de desgaste, como o Tread Wear Indicator. O TWI é a linha que fica entre os sulcos da banda de rodagem e indica o limite de desgaste do pneu — que deve ter uma profundidade mínima de 1,6 mm.

Quanto tempo dura um pneu riscado?

Numa olhada rápida, não se percebe o malfeito e tem-se a impressão de que o pneu ainda rodaria mais alguns milhares de quilômetros. É o que se chama de frisagem (ou riscagem), um perigo que pode não durar mais que alguns quilômetros e colocar sua vida em risco.

Pode rodar com pneu frisado?

Para o Ministério Público, frisar pneus é crime e pode dar cadeia. Esse motorista poderá responder pelo artigo 132 do Código Penal que é expor a perigo a vida ou a saúde de outra pessoa, diz o promotor de Justiça Davi Medina. Não existe nenhuma lei nacional que proíba as frisagens vistas nesta reportagem.

Qual a diferença de pneu meia vida e pneu riscado?

Você sabe a diferença entre eles? Os pneus usados ou pneus meia vida são aqueles que já foram usados, mas ainda tem uma vida útil pela frente. Geralmente são vendidos como meia vida mas sempre tem menos de metade da vida útil disponível, pois ninguém em sã consciência descarta um pneu que foi consumido só pela metade.

Qual o limite do sulco do pneu?

O que diz a legislação é que o pneu deve ter um sulco de no mínimo 1,6 milímetro. Esse mínimo é o que indica o TWI, o Tread Wear Indicator, um tijolinho de borracha que fica lá no fundo do sulco.

O que é o TWI?

Em primeiro lugar, no fundo dos sulcos têm o TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem, que se o pneu já encostou neles, então está na hora de trocá-lo.

O que acontece com a baixa calibragem dos pneus?

A baixa pressão nos pneus também pode deixá-los mais sensíveis a danos na lateral por impacto, o que formam bolhas no local. Além disso, pode provocar trincas e amassados nas rodas. Tudo isso são fatores que levam a desconfortos de rodagem e diminuem a vida útil do sistema.

Quando é a hora de trocar os pneus do carro?

A troca do pneu deve ser realizada de acordo com as condições da borracha já que sua vida útil depende diretamente da maneira como você utiliza o veículo. Porém, no geral, a recomendação é trocar os pneus a cada 60 mil km rodados.

Qual valor da multa por pneu ruim?

Amigo, acredite: a multa (e os pontos na carteira) representam o menor dos problemas que um pneu gasto demais pode representar para você. Ser flagrado pela fiscalização pilotando uma moto com pneu careca é uma infração grave, que rende 5 pontos em sua CNH e multa no valor de R$ 195,23.

Qual é o artigo 230?

A Lei nº 9.503 , de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro , prevê no art. 230 como infração de trânsito a condução de veículo que não esteja devidamente licenciado.

Quantos pontos perde a CNH 2021?

Nova lei aumenta o limite de pontuação para a suspensão da CNH, porém, pode ser reduzido para 30 e 20 pontos de acordo com multas. A lei n°14.071/20, que foi aprovada em abril deste ano, estabeleceu novas regras e alterou alguns pontos já existentes no Código de Trânsito Brasileiro.

Qual a diferença entre pneu 91V e 94W?

A diferença está no índice de carga, determinado pelos números finais. Não há problema em utilizar o pneu de reposição porque a sua especificação é superior à do original”. O fato é que hoje o nosso Golf está com quatro pneus 94, pois os 91 foram aposentados em decorrência das bolhas nas laterais.

O que significa 91W e 94W em pneus?

A diferença nos números finais se refere a especificação de carga. O 94W (que é o importado pela Pirelli para o Golf) suporta uma carga maior que o 91W (que é o pneu que vem originalmente no Golf), deixando a dúvida se os pneus originais do Golf (91W) não são adequados para as vias brasileiras, ocasionando as bolhas.

O que significa pneu 91V e 91h?

Neste caso (91), significa que o pneu suporta uma carga máxima de 615 kgs. O símbolo de velocidade (GSY) "V” – que indica a velocidade máxima permitida – aparece logo a seguir à classificação de carga "91”. Neste caso, o pneu terá a classificação de V, ou seja, aprovado para velocidades até 240 km/h.

Quantos sulcos tem um pneu?

Um mesmo modelo de pneu pode ser comercializado com três, quatro ou até mesmo com cinco sulcos. Os sulcos são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem do pneu e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem.

Qual o sulco do pneu?

Os sulcos do pneu são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem. Os desenhos também são responsáveis por garantir a aderência do pneu à pista.

O que é um pneu meia vida?

Pneu meia vida é um pneu já usado, mas que ainda tem vida útil pela frente. Apesar de manter as especificações e dimensões, podem estar com desempenho e estabilidade comprometidos devido ao fato de serem pneus já usados.

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