Como manusear Perfuro-cortantes?
Perguntado por: Hélder Coelho de Correia | Última atualização: 20. November 2024Pontuação: 5/5 (12 avaliações)
Jamais utilizar como anteparo os dedos, ao utilizar materiais perfurocortantes. Não reencapar ou desconectar manualmente agulhas. Se o material perfurocortante tiver dispositivo de segurança, acioná-lo corretamente.
Quais os cuidados que devemos ter com os Perfuro-cortantes?
Não use os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam objetos perfurocortantes. Nunca reencape e faça a desconexão manual de agulhas. Tenha o máximo de atenção durante a realização do procedimento com perfurocortantes, mantenha um ambiente organizado e evite as brincadeiras.
Como devemos manipular uma caixa de Perfuro-cortante?
É proibido sacudir a caixa de pérfurocortantes ou empurrar os materiais dentro da mesma para aumentar a capacidade de descarte. Utilizar caixas coletoras com capacidade de coleta segundo a demanda de 24 horas do serviço. Manipular com luvas, e com cuidado: agulhas, seringas e objetos pérfurocortantes.
Como deve ser o manejo seguro de materiais perfurocortantes?
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...
O que a NR 32 fala sobre Perfuro-cortantes?
A NR-32 reforça ainda as recomendações já antes conhecidas como “precauções padrão”, como a proibição do reencape e desconexão manual de agulhas utilizadas, bem como a determinação de que os trabalhadores que utilizarem materiais perfurocortantes devem ser os responsáveis pelo descarte.
IMPOSSÍVEL você não MUDAR DE VIDA com essa PREGAÇÃO ! | Pastora Sandra Alves
Quais são as 5 principais regras da NR 32?
a) fontes de exposição e reservatórios; b) vias de transmissão e de entrada; c) transmissibilidade, patogenicidade e virulência do agente; d) persistência do agente biológico no ambiente; e) estudos epidemiológicos ou dados estatísticos; f) outras informações científicas.
Qual é o limite da caixa de Perfuro-cortante?
O limite de enchimento do coletor deve estar localizado 5 cm abaixo do bocal. O coletor deve apresentar superfície externa de cor amarela e símbolo para material infectante conforme a NBR 7500, com altura mínima de 8 cm.
Quais os cuidados ao manusear materiais perfurocortantes e biológicos?
No caso de acidentes de trabalho com material biológico e material perfurocortante contaminado, veja o que precisa ser feito: Lavar o local exposto com água e sabão. Cobrir o ferimento com uma gaze. Dirigir-se ao setor de emergência para receber o tratamento adequado.
Qual protocolo básico em caso do trabalhador se acidente com material perfurocortante potencialmente contaminado com material biológico?
- Lavar a área contaminada com água e sabão.
- Não espremer a área atingida.
- Não esfregar.
- Procurar atendimento médico com Urgência (nas primeiras duas horas após o acidente, até 72horas)
- Realizar teste para HIV Hepatite B e C (teste rápido)
Pode jogar seringa no descarpack?
A caixa coletora de perfuro cortantes ou caixa descarpack é um dispositivo que permite a recolha segura de agulhas e seringas utilizadas em procedimentos médicos. Ela evita que as agulhas e as seringas sejam descartadas nos lixos comuns, onde podem representar um risco para a saúde pública.
Porque não devemos Reencapar agulhas após o uso?
1. Nunca reencapar agulhas após o uso. O reencape aumenta o risco de acidentes com perfurocortantes. Essa recomendação existe desde a década de 1980, mas, até hoje, acontecem acidentes com perfurocortantes em profissionais que mantém o hábito de reencapar agulhas.
Qual o nome da caixa que é depositado o material Perfuro-cortante?
A caixa Ecobox é indicada para o descarte de materiais que cortam ou perfuram, gerados em hospitais, laboratórios, consultórios médicos, odontológicos, estéticos, veterinários ou qualquer local que faça uso dos mesmo, com carga potencialmente infectante.
Como evitar acidente de trabalho com Perfuro-cortantes?
O correto é que as caixas e recipientes não fiquem cheias demais e que os materiais perfurocortantes estejam com as pontas viradas para baixo, evitando ao máximo o contato com a superfície.
Quais os riscos dos Perfuro-cortantes?
Durante a prestação de serviço ao paciente, os acidentes com agulhas e outros perfurocortantes usados durante os procedimentos, estão associados a transmissão de diversos patógenos, como o vírus da AIDS (HIV), da Hepatite B (HBV) e da Hepatite C (HCV), sendo que, o maior número de acidentes está registrado entre a ...
Quais são os exemplos de materiais perfurocortantes?
Seringas, agulhas, ampolas de vidro e lâminas de bisturi são exemplos de objetos perfurocortantes e pontiagudos que integram uma categoria de materiais (Grupo E) que não podem ser dispostos em lixo comum por serem capazes de cortar ou perfurar.
O que pode ser descartado na caixa de Perfuro-cortante?
Deve ser descartado em caixa amarela resíduos perfurocortantes contaminados com material biológico como ponteiras, agulhas, seringas, lâminas e lamínulas.
O que fazer se fura o dedo com agulha contaminada?
Esse tipo de acidente pode aumentar o risco de transmissão de doenças, como HIV, hepatite B ou C, e por isso alguns cuidados imediatos após a picada de agulha que ajudam a reduzir o risco de doenças são lavar a pele com água e sabão, não espremer a pele e procurar o hospital ou posto de saúde imediatamente.
Qual conduta mais indicada quando ocorre a exposição percutânea?
Lavagem do local exposto com água e sabão nos casos de exposição percutânea ou cutânea. Nas exposições de mucosas, deve-se lavar exaustivamen- te com água ou solução salina fisiológica.
Quanto à conduta após acidente com material perfurocortante durante o manuseio de material contaminado com sangue ou fluído orgânico?
Deve-se lavar exaustivamente com água e sabão o ferimento ou a pele exposta ao sangue ou ao fluido orgânico. Deve-se provocar maior sangramento do local ferido para diminuir o nível de contaminação. O uso de antissépticos tópicos do tipo PVPI ou álcool 70% pode ser adotado.
O que são infectantes e Perfuro-cortantes?
Mas, o que são infectantes perfurocortantes? Segundo a Resolução nº 5/93 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), são seringas, agulhas, escalpes, ampolas, vidros de um modo em geral ou, qualquer material pontiagudo ou que contenham fios de corte capazes de causar perfurações ou cortes.
Qual a conduta a ser tomada após a exposição ao material biológico?
Recomenda-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas.
Quais são as medidas de controle para prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes Segundo a NR 32?
- Substituir o uso de agulhas e outros perfurocortantes, quando for tecnicamente possível.
- Adotar controles de engenharia no ambiente (por exemplo, coletores de descarte).
O que deve ser colocado no descarpack?
DESCARPACK – agulhas contaminadas ou não, lâminas e lamínula quebradas, lancetas, lâmina de bisturi, escalpe, alfinetes. SACO BRANCO (LIXO BIOLÓGICO) - algodão, gaze, luva ou qualquer outro material que contenha sangue ou fluidos corpóreos, curativos, resíduos de cirurgias, moldagens e kits para exames.
Onde deve ser colocado o descarpack?
O melhor local para deixar o descarpack é na parede em cima da bancada onde é preparada medicação (para ser descartado as ampolas e agulhas sem estar contaminado com biológico), o descarpack deve ficar em uma altura adequada para que os funcionários vejam quando estiver na linha de segurança para realizar a troca da ...
Quem trabalha meio período recebe vale alimentação?