Como lidar com alunos com deficiência auditiva?
Perguntado por: Lucas Gustavo Paiva | Última atualização: 17. März 2022Pontuação: 4.5/5 (39 avaliações)
- Veja se a bateria e o funcionamento do AASI ou acessório estão ok e comunique os pais.
- Aproxime-se e reduza o barulho.
- Ao invés de repetir, pergunte à criança o que ela ouviu.
- Repita a informação ou torne fácil para a criança entender.
- Realce palavras-chave!
Como fazer um excelente atendimento a uma pessoa com deficiência auditiva?
- Mantenha contato visual com a pessoa com deficiência auditiva. ...
- Tenha cuidado com a iluminação. ...
- Seja expressivo. ...
- Evite falar muito lentamente. ...
- Conheça a Língua Brasileira de Sinais. ...
- Conte com o auxílio da tecnologia.
Como trabalhar com alunos surdos em sala de aula?
- Ao chamar atenção do aluno, utilizar gestos convencionais; - Colocar o aluno surdo nas primeiras carteiras, longe de janelas e portas, para não se distrair; - Utilizar todos os recursos que facilitem sua compreensão (dramatização, mímicas e materiais visuais);
Quais as principais adaptações para pessoas com deficiência auditiva?
- Observar o nível de ruído no local;
- Identificar os sinais sonoros existentes no ambiente de trabalho, para que sejam acompanhados por sinais luminosos;
- Implantar sistema Intranet para comunicação;
Quais orientações para a inclusão do aluno com deficiência auditiva em sala de aula?
- Apresentar ao aluno uma síntese provisória da aula por escrito;
- Dirigir-se sempre ao aluno para localizá-lo sobre o tema que está sendo falado em sala (falar perto, devagar e olhando para o aluno);
- Orientar a respeito de termos da área, indicando onde se pode, ou não, utilizar sinônimos;
Educação especial e Libras - Prática Pedagógica para Alunos com Deficiência Auditiva/Surdez
Como incluir o surdo na escola?
- Não grite. Explique que as crianças podem falar com os colegas surdos em um tom de voz natural, e aumentarem o tom apenas se eles solicitarem.
- Fale de frente para a pessoa. ...
- Não fale enquanto mastiga.
Como ajudar uma criança com deficiência auditiva?
- Participe ativamente e promova a comunicação com a criança. ...
- Incentive a criança a usar seus aparelhos auditivos. ...
- Esteja preparado para o inesperado. ...
- Reduza o ruído de fundo sempre que possível.
Quais são as adaptaçoes necessárias para facilitar o acesso e a mobilidade das pessoas com deficiência visual?
É essencial sua instalação próxima a escadas ou elevadores, por exemplo. Já o piso tátil direcional auxilia na locomoção independente das crianças deficientes visuais. Importante ressaltar que os pisos devem ser instalados nas áreas internas, dentro da escola, e também nas calçadas ao redor.
Como melhorar a acessibilidade para deficientes auditivos?
- Ampliar calçadas regulares e com piso tátil.
- Aumentar a quantidade de calçadas.
- Adaptar semáforos.
- Inserir rampas e escadas.
- Criar políticas de apoio à mobilidade inclusiva.
O que nós como cidadãos podemos fazer para garantir a acessibilidade aos deficientes auditivos?
...
A acessibilidade deve ser aplicada em diversos aspectos do nosso cotidiano, tais como:
- mobiliário urbano;
- espaços públicos;
- edificações;
- meios de transporte;
- sistemas de comunicação.
Como os alunos podem auxiliar a aprendizagem de um colega surdo em sala de aula?
Outro profissional que a presença é essencial é o TILS, o mesmo irá auxiliar os alunos Surdos no conhecimento de conceitos sobre sua primeira língua, e também irá manter a comunicação entre professor-aluno Surdo-aluno ouvinte.
Como trabalhar com uma criança com surdez?
A metodologia apropriada para a criança com surdez no seu processo educacional é a criação de um ambiente bilíngüe realizado por um profissional formado na área da surdez, contratado pelo governo, para atender essa criança dentro das salas de aula.
Quais devem ser as atitudes do professor que atua com os alunos surdos em escolas inclusivas?
1- Abraçar a proposta da inclusão e fazer dela um desafio; 2- Acolher os alunos com necessidades especiais na sala de aula regular e trata-lo como um aluno normal, possuidor de limitações e potencialidades; 3- Elaborar suas aulas visando a flexibilização curricular.
Como tratar uma pessoa com deficiência auditiva?
- Atente-se à forma como identifica a pessoa. ...
- Não tenha medo de se comunicar. ...
- Utilize a fala a seu favor. ...
- Seja expressivo. ...
- Não relacione a deficiência com intelecto. ...
- Não faça suposições. ...
- Pergunte e tenha o coração aberto.
Como podemos nos comunicar com pessoas com deficiência auditiva?
- Seja expressivo. ...
- Tente a comunicação escrita. ...
- Use frases curtas. ...
- Fale de frente para ele. ...
- Fale devagar. ...
- Não altere o tom de voz. ...
- Não fale enquanto estiver mastigando.
Como deve ser o atendimento a pessoas com deficiência?
Evite fazer gestos bruscos ou segurar objetos em frente à boca. Fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras, mas sem exagero. Use a sua velocidade normal, a não ser que lhe peçam para falar mais devagar. Ao falar com uma pessoa surda, procure não ficar contra a luz, e sim num lugar iluminado.
Como é possível garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência?
Para diminuir as barreiras físicas que existem atualmente, é importante que projetos arquitetônicos e urbanísticos sigam a Lei de Acessibilidade e atendam às normas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e os princípios do desenho universal.
O que poderia ser feito para minimizar possíveis problemas de pessoas com deficiência?
- Campanhas de conscientização. Tanto a sociedade quanto as empresas estão mais conscientes a respeito da acessibilidade de pessoas com deficiências físicas. ...
- Ações individuais e coletivas. ...
- Apoio a grupos já estabelecidos.
Como promover acessibilidade?
...
5 equipamentos para tornar o ambiente acessível
- Cadeira de rodas motorizada. ...
- Assento elevado para vaso sanitário. ...
- Assento sanitário elevado. ...
- Barra de apoio para banheiro. ...
- Calçador para meias de compressão.
Quais são as adaptações necessárias para a mínima acessibilidade do cego em repartições públicas?
Identificar os sinais luminosos que existem no ambiente de trabalho, para que sejam acompanhados por sinais sonoros; Implantar software com sintetizadores de voz nos computadores; Realizar adaptações na construção do Site da empresa, permitindo o acesso dos seus colaboradores e clientes externos.
Quais são as adaptações motoras observadas em pessoas com deficiência visual?
Assim, estratégias tais como o uso de bolas com guizos, ou envolvidas por um saco plástico, que produz sons/ruídos ao movimento, facilitam o reconhecimento do deslocamento do objeto pelo deficiente visual.
Quais são os ambientes de melhor acesso aos deficientes?
Em espaços onde há circulação de pessoas, o ideal é que seja instalado o piso tátil, formando rotas que direcionem as pessoas a diferentes áreas, com saídas e outros setores; O piso tátil, inclusive, pode ser colorido, sabia?
Como alfabetizar uma criança com deficiência auditiva?
No caso do deficiente auditivo, a alfabetização deve ser de forma mais visual possível, com o uso da linguagem de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e com o acompanhamento de professores especializados. Dependendo do caso, um aparelho auditivo também pode fazer toda diferença nos resultados obtidos.
O que causa perda auditiva na criança?
As causas mais comuns da perda auditiva são defeitos genéticos em neonatos e infecções de orelha e cerume em crianças. Muitos casos são detectados por triagem, mas deve-se suspeitar da perda de audição se as crianças não respondem a sons ou têm atraso no desenvolvimento da fala.
Como é o choro de um bebê surdo?
Albernaz explica mais um sinal importante: ao chorar, durante a noite, o bebê costuma se acalma se ouve a voz da mãe. Já as crianças com problemas de audição só se tranquilizam quando conseguem ver o rosto da mãe ou do pai e quando alguém acende a luz.
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