Como lançar CTe na contabilidade?

Perguntado por: Mara Amaral de Anjos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (50 avaliações)

Acesse o movimento de notas em Lançamentos > Nota Fiscal > Nota Fiscal; Lance a nota com o modelo de Conhecimento de Transporte (modelos 07,08,57...) na aba Geral. Se a nota lançada for de entrada, habilitará a aba SPED onde deverão ser preenchidas as informações do frete.

Quem deve lançar o CT-e?

22). E independe se o tomador é o emitente da nota fiscal de venda, o destinatário da mercadoria ou o consignatário (terceiro interveniente). Apenas ele deve registrar o CT-e como documento de entrada.

Como escriturar um CT-e?

ICMS - Escrituração do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
...
Parágrafo único - Concedida a Autorização de Uso do CTe, o emitente deverá:
  1. comunicar o fato ao tomador de serviço, relacionando as alterações efetuadas no arquivo do CT-e;
  2. enviar o arquivo digital do CT-e autorizado ao tomador de serviço;

Como contabilizar o frete?

FRETE - Como lançar no sistema para efeito de Sintegra
  1. Quando a nota tem frete, mas este é pago pelo fornecedor, você tem que colocar o valor total da nota no campo VALOR TOTAL.
  2. No botão Inf. Sintegra preencha os dados da nota e informe o valor do frete pago pelo fornecedor no campo Frete.

Como lançar exportação na contabilidade?

O que diferencia contabilmente essas operações é a conta de receita a ser debitada quando do registro da operação:
  1. Exportação direta: contabilizar na conta "Receita de Vendas - Exportação Direta (CR)";
  2. Exportação indireta: contabilizar na conta "Receita de Vendas - Exportação Indireta (CR)".

CT-e: tudo o que você precisa saber

39 questões relacionadas encontradas

Quando usar o CFOP 6501?

CFOP 6501 Remessa de produção do estabelecimento, com fim específico de exportação
  1. 6000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA OUTROS ESTADOS.
  2. 6500 - REMESSAS COM FIM ESPECÍFICO DE EXPORTAÇÃO E EVENTUAIS DEVOLUÇÕES.

Como contabilizar recebimento do exterior?

A partir da emissão do documento fiscal até o seu recebimento, você deverá contabilizar mensalmente a variação cambial deste crédito. Quando a empresa do exterior efetuar o pagamento, o mesmo ocorrerá através de uma ordem de pagamento (swift) e um contrato de câmbio.

Como classificar frete?

São exemplos de Classificações de Frete: carga geral, granel, carga líquida, carga refrigerada, entre outras. Cada embarcador define suas Classificações de Frete de acordo suas negociações com os Transportadores. No contexto dos Transportadores a Classificação de Frete por vezes é denominada Tipo de Produto.

Como contabilizar o frete na venda?

Você deverá lançar esta despesa na data em que ocorreu o serviço, obedecendo o regime de competência olhe a data no CTRC. O Ideal é classificar este frete no plano de contas como Frete sobre vendas o que vai facilitar a composição de sua DRE. Na DRE o frete sobre vendas entrará como Despesa de vendas.

Quando o frete é despesa?

Frete é custo ou despesa? Essa é uma dúvida muito comum. Em contabilidade, os fretes sobre as vendas são classificados como despesas comerciais. Isso é, os gastos com o envio do produto para o cliente ou para o distribuidor são entendidos como uma despesa.

Como escriturar CTe complementar?

O CTe complementar de Valores, deve ser utilizado em casos em que o Valor do CTe emitido foi menor do que o valor correto.
...
O CTe complementar deverá ser emitido com os mesmos dados do anteriores nos seguintes campos:
  1. Tomador,
  2. Remetente,
  3. Destinatário,
  4. CFOP.
  5. NFe vinculada,
  6. Valor da mercadoria.
  7. Motorista.

Quanto tempo demora a autorização de um CTe pela Secretaria da Fazenda?

Quanto tempo demora a autorização de um CT-e pela Secretaria da Fazenda? A infra-estrutura de recepção dos CT-e é dimensionada para que um lote de Conhecimentos Eletrônicos seja autorizado em poucos segundos. O tempo máximo de autorização por lote é dimensionado em até 3 (três) minutos.

Quando emitir CTe ou Nota Fiscal de serviço?

O CTRC, ou CT-e, tem como objetivo registrar todas as prestações de serviço de transportes de cargas realizadas no país para fins fiscais. A Nota Fiscal de Serviço, seja ela eletrônica ou não, é emitida para que haja um maior controle das responsabilidades fiscais das empresas junto à prefeitura a qual está vinculada.

O que é CT-e na nota fiscal?

CTe é a sigla de Conhecimento de Transporte Eletrônico, um documento digital, que é emitido online e armazenado eletronicamente. Existe apenas na forma virtual, em arquivo XML, assim como a Nota Fiscal Eletrônica (NFe). Ele substitui o antigo CTRC que era emitido no papel.

O que é CT-e ou MDF e?

Quando o transporte for de um estado para o outro (interestadual) surge o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais). Esse documento serve como um agrupador dos diversos conhecimentos de transporte (CT-e) relacionados a determinada carga em trânsito, e dispensa a apresentação destes.

O que é o CT-e?

O Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe) é um documento que existe com o objetivo de registrar, para fins fiscais, as prestações de serviço do transporte de cargas realizadas no Brasil.

Como contabilizar o frete destacado na nota fiscal de venda?

O registro da despesa com frete sobre as vendas será feito mediante o recibo de postagem da mercadoria nos correios. O valor destacado na NF-e de venda será para reconhecer a receita de venda e não da despesa.

O que significa frete CIF é FOB?

Frete CIF: Cost, Insuranse and Freight, que querem dizer custo, seguro e frete. Em outras palavras, a responsabilidade do embarcador vai até a entrega das mercadorias em seu destino. Frete FOB: Free On Board. Na tradução literal quer dizer “livre a bordo”.

Como é lançado o ICMS sobre frete?

Como contabilizar o ICMS-ST para serviços de transporte no contratante dos serviços? O tomador dos serviços de transporte (frete) deverá contabilizar o ICMS retido da operação tendo como referencial duas situações, isto é, o ICMS Recuperável e o Não Recuperável.

Como saber se o frete e CIF ou FOB?

A principal diferença entre esses dois tipos de frete está em quem é responsável pela mercadoria durante a entrega, se é o fornecedor ou o destinatário. Em resumo, na modalidade CIF a responsabilidade fica por conta do fornecedor, enquanto no frete FOB é por conta do comprador.

Quais os dois tipos de frete?

Quais são os tipos de frete?
  1. Frete CIF. A principal característica do frete CIF é que a responsabilidade do envio da encomenda é do próprio fornecedor do produto. ...
  2. Frete FOB. Ao contrário do frete CIF, no frete FOB quem compra o produto assume toda a responsabilidade pelo transporte da mercadoria. ...
  3. Entrega Expressa.

O que quer dizer frete leve?

Peso e valor também diferenciam os tipos de frete: Carga leve – Utiliza-se o máximo de espaço do veículo, mas não sua capacidade total de peso. Carga pesada – Ao contrário da anterior, atinge o peso máximo, mas não a capacidade total de espaço do veículo.

Como contabilizar o imposto de importação?

O custo de aquisição dos bens importados destinados ao ativo imobilizado será composto do preço de aquisição do bem, acrescido do imposto de importação, dos impostos não recuperáveis, assim como os demais gastos realizados com o desembaraço aduaneiro, transporte e seguro.

Como contabilizar NDF?

Vamos para a contabilização?
  1. Data das contratações/liberação do recurso: 01/05/2021.
  2. Valor creditado na conta corrente da empresa: USD 1.000.000 x 5,4 (cotação do dólar) = R$ 5.400.000.
  3. Valor das NDFs contratadas pela empresa: USD 1.000.000 x 5,4 (dólar contratado) = R$ 5.400.000.

Como declarar Invoice?

O documento deve conter as seguintes informações:
  1. Nome e endereço do exportador e do importador;
  2. Tipo de transporte;
  3. Locais de embarque e de desembarque;
  4. Descrição completa da mercadoria;
  5. Quantidade, peso bruto e líquido;
  6. Moeda, preço unitário, valor total;
  7. Termos ou condições de venda (INCOTERMS);

Artigo anterior
Quantos até a Azul tem?
Artigo seguinte
Como colocar gráfico no Forms?