Como interpretar o NCM?

Perguntado por: Letícia Ângela de Ribeiro  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 5/5 (30 avaliações)

Figura 1: Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).
...
  1. Posição: código com os 4 primeiros dígitos do SH;
  2. Capítulo: identificado em um código pelos 2 primeiros dígitos de uma posição do SH;
  3. Subposições: códigos com 5 ou 6 dígitos, do SH;
  4. Item: código com o 7º dígito, da NCM;
  5. Subitem: código com o 8º dígito, da NCM.

Como saber se o NCM está correto?

A NCM é feita de 8 dígitos com uma sequência específica para chegar na classificação final: Capítulo, Posição, Subposição, Item, Subitem, que definem os passos que devemos encontrar.

Como saber o NCM correto de um produto?

Para descobrir o código NCM de uma mercadoria, consulte a NCM On-line do Sistema Classif do Portal Único do Comércio Exterior (Pucomex). A consulta na NCM On-line pode ser feita através de pesquisa por código ou palavras e pela navegação na árvore da NCM.

Quem define o NCM de um produto?

Ela também pode ser chamada de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). Trata-se de uma codificação de oito dígitos definida pelos governos dos países do Mercosul, para identificar a natureza das mercadorias.

Quem faz a classificação da NCM?

No país, ela é regulamentada pela Receita Federal, estando atrelada à utilização de dois códigos principais: o HS Code e o NCM. Trata-se de uma atividade contábil e fiscal obrigatória às empresas. É fundamental que a classificação fiscal seja realizada com base nas legislações existentes acerca do assunto.

Como classificar um produto? você sabe o que é NCM ou HS Code?

33 questões relacionadas encontradas

Quem deve classificar NCM?

– Primeiro, um profissional técnico deve ter a descrição minuciosa do produto para que se encontre uma definição e por conseqüência o enquadramento da NCM; – Posterior a isso deve analisar a NCM para fins de se verificar quais tributos e regimes tributários podem advir daquela classificação fiscal.

Como conseguir NCM de um produto?

1 - Como cadastrar uma nova NCM
  1. Acesse: Menu principal | Faturamento | Notas fiscais | Central de impostos.
  2. Clique em “Cl. Fiscal – NCM”.
  3. Clique em “Incluir novo”.
  4. Preencha os campos: “Código NCM” e “Descrição”. ...
  5. Clique em “(F3) Confirmar”.

Como consultar NCM grátis?

Consultar Código NCM Grátis | Direto da Receita Federal
  1. Acesse o endereço do site da Pesquisa NCM da Receita Federal. ...
  2. Na página, selecione o tipo de pesquisa (por código ou descrição)
  3. Caso selecionar a opção NCM por código, selecione os filtros desejados para poder exibir os NCMs.

Qual o NCM de mão de obra?

Para a mão de obra aplicada, o código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) “00000000” (oito zeros) e CST _51 (diferimento), se for aplicada a Portaria CAT 22/2007.

Onde fica o NCM na nota fiscal?

Onde fica o NCM na nota fiscal do produto

Como o NCM é obrigatório, ele está presente em todas as notas fiscais, inclusive a eletrônica. Geralmente, o número é informado ao lado da descrição e valor do produto, de acordo com o estabelecimento que está o comercializando.

Como saber se o produto é tributado pelo NCM?

O melhor jeito de como saber se um produto tem substituição tributária pelo NCM é consultando o Sefaz. Dessa forma, o portal do órgão disponibiliza uma relação de produtos que estão sujeitos a ST, o que ajuda muito a diminuir qualquer tipo de erro de tributação.

Qual é o NCM para prestação de serviços?

Vale salientar que a prestação de serviços não tem numerações inclusas na NCM. Neste caso, é utilizado o código 00 (dois dígitos), que também é empregado para itens como transferência de crédito, crédito do ativo imobilizado, etc (Nota Técnica 2014.004).

Quando usar NCM 00000000?

O código NCM “00000000” (oito zeros) deve ser utilizado para o item do documento correspondente aos serviços prestados, com a indicação do CST _51 (diferimento), caso seja aplicável a Portaria CAT 22/2007.

Qual o NCM para serviço de industrialização?

III - Para registrar a mão de obra aplicada no processo industrial, na Nota Fiscal de remessa dos produtos industrializados ao autor da encomenda, deve ser utilizado o código NCM "00000000" (oito zeros).

O que fazer quando o produto não tem NCM?

A maneira mais fácil de encontrar a NCM correta

A forma mais simples e rápida para acertar de primeira o código da NCM ao cadastrar produtos é consultar a nota de entrada da mercadoria. Neste documento, obrigatoriamente, deve estar informada a NCM dos produtos adquiridos. Basta consultar visualmente.

Quando não tem NCM?

Simples erros de digitação podem impossibilitar a emissão de uma nota fiscal em seu sistema. Geralmente, a Sefaz retorna a “Rejeição 778: Informado NCM inexistente”. Isso acontece quando a NCM informada não consta na tabela do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Qual a diferença entre CFOP e NCM?

Além do CFOP ser uma parte muito importante da sua nota fiscal, temos outro dado importante dentro da sua nota, o NCM (Nomenclatura Comum ao Mercosul). Ele é usado para o comércio internacional entre o Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, e também facilita na coleta de estatísticas do comércio exterior.

Como é a estrutura do NCM?

O código NCM é composto por 8 dígitos, os 6 primeiros representam a classificação SH da mercadoria e os 2 últimos dígitos representam classificações específicas do Mercosul, seguindo a estrutura apresentada a seguir: 2 primeiros dígitos do SH – Capítulo: características de cada produto.

Quando usar NCM 00?

Toda e qualquer mercadoria que circula no Brasil deve ter o código NCM e este código deve ser informado no preenchimento da nota fiscal e outros documentos de comércio exterior. A consulta ncm pode ser realizada no site da NF-E e em outros sistemas.

Quando usar NCM 99999?

Os produtos ou serviços que devem utilizar esse NCM são: consumo, energia elétrica, telefone, frete, ativo imobilizado, CIAP, creditamento ou ressarcimento de ICMS pago antecipadamente e Anulação de Valores relativo a Serviço de Transporte.

Qual o NCM universal?

NCM Genérico Universal – 00000000.

Qual é o CFOP de prestação de serviços?

CFOP › 5000 - Saídas ou prestações de serviços para o Estado › 5900 - Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços › 5933 - Prestação de serviço tributado pelo ISSQN.

O que é NCM 21069090?

NCM 2106.90.90 Outras Ver todos os produtos da NCM 2106.90.90. 21 - Carnes e miudezas, comestíveis, salgadas ou em salmoura, secas ou defumadas (fumadas); farinhas e pós, comestíveis, de carnes ou de miudezas. 2106 - Preparações alimentícias não especificadas nem compreendidas noutras posições.

Como identificar a tributação de um produto?

Para isso, você pode consultar via internet, no sistema presente no site da Receita Federal. Nele, é possível selecionar as categorias que coincidem com sua mercadoria. Normalmente, o NCM possui oito dígitos: dois para o capítulo, dois para a posição, um para a subposição 1, um para a subposição 2 e dois para o item.

Artigo anterior
O que significa i3 10100F?
Artigo seguinte
O que é o pronome vós?