Como interpretar o exame de coagulograma?

Perguntado por: Artur Cristiano Martins Borges  |  Última atualização: 11. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (37 avaliações)

Como entender o resultado: Em condições normais, após o contato do sangue com a tromboplastina cálcica, a coagulação acontece entre 10 e 14 segundos. No entanto, em algumas situações o coagulograma detecta TP alargado, que significa que a ativação da protrombina acontece em tempo superior ao normal.

Como saber se a coagulação está boa?

O coagulograma permite avaliar a cascata de coagulação e, desta maneira, identificar falhas e o local da falha. De forma geral, permite avaliar se o corpo possui condições de estancar um sangramento ou se está predisposto à formação de coágulos.

Quando o exame de coagulação da alterado?

O coagulograma pode identificar alterações que cursam com sangramentos e que podem ter diversas causas, tais como: Doenças hematológicas; Intoxicações; Doenças infecciosas, como dengue.

Qual o valor normal do TAP e TTPa?

O valor de referência do TTPa para uma pessoa saudável deve variar entre 24 a 40 segundos.

Quando o TTPa é considerado alto?

O valor de referência pode variar de acordo com o laboratório e reagente utilizado, porém, de forma geral, o exame é considerado normal quando TTPA é entre 21 a 32 segundos. Quando TTPA é superior a 32 segundos, é indicado no exame que o TTPA está alargado.

O que NÃO TE CONTARAM sobre o EXAME de SANGUE #Boravê

34 questões relacionadas encontradas

Qual o valor do TAP alterado?

Essa é a faixa terapêutica adequada do anticoagulante no sangue. Valores menores de 2,5 significam que há pouco anticoagulante no sangue, e há um risco maior de trombose. Valores maiores de 3,5 indicam anticoagulante em excesso, e maior risco de hemorragia. Por isso, o controle de TAP é tão importante.” (Dr.

Qual o valor normal do Tap?

De forma geral, o valor de TAP deve ser entre 10 e 14 segundos.

Quais doenças O coagulograma detecta?

Há 4 indicações principais para a solicitação do coagulograma:
  • avaliação pré-operatória;
  • investigação de distúrbios hemorrágicos (hematomas frequentes, tempos longos de sangramento ou hemorragias espontâneas);
  • avaliação de condições que aumentam o risco de trombose;

Quais os sintomas de quem tem problema de coagulação?

Caso exista algum problema com um coágulo sanguíneo no coração a pessoa pode ter sintomas como batimentos irregulares ou acelerados; dor aguda no peito e dor no braço esquerdo. Se o problema atingir os pulmões sintomas como tosse com muco ou sangue, dor ao respirar e tonturas, podem ocorrer.

Qual a coagulação ideal?

Valores normais: 5 a 14 minutos.

O que é coagulação baixa?

Nos casos de coagulação deficiente, ferimentos provocam grande perda de sangue (hemorragia), causando problemas de saúde que podem ser graves. Já a formação excessiva de coágulos (trombose) compromete o fluxo sanguíneo e o interrompe, encapsulando-o em pequenos vasos do organismo.

O que significa coagulograma alterado?

Alterações no equilíbrio da hemostasia, detectáveis através do coagulograma, caracterizam algumas patologias, entre elas a hemofilia e a trombofilia. Os resultados serão utilizados para determinar o estado clínico de pacientes em tratamento com anticoagulantes orais.

O que fazer quando o coagulograma da alterado?

Se o coagulograma indicar qualquer alteração, o procedimento deve ser suspenso. Na clínica médica diária, é pedido para investigar sangramentos espontâneos ou fazer diagnóstico diferencial de sangramentos uterinos disfuncionais nas mulheres.

Qual o valor do exame de coagulação?

Coagulograma - R$30,00 - Labi Saúde.

O que significa INR no exame de sangue?

O INR é a relação entre o tempo de protrombina do doente e um valor padrão do tempo de protrombina. Reflete o tempo necessário para o sangue coagular relativamente a um valor médio.

Para que serve o exame de coagulação?

Esse tipo de teste é realizado antes do paciente entrar na cirurgia para verificar como está a coagulação no organismo e evitar quadros de hemorragias durante o procedimento, por exemplo. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o exame de coagulograma, como e porque é realizado antes de cirurgias.

Qual o exame para detectar má circulação?

O Doppler Vascular é um exame fundamental para se analisar artérias e veias, com o propósito de diagnosticar todas doenças vasculares, como por exemplo, tromboses, varizes, estenoses e aneurismas, por exemplo, além de uma variedade de outros tipos de condições, incluindo coágulos sanguíneos e má circulação.

Quais são os distúrbios de coagulação?

Distúrbios de coagulação do sangue são disfunções na capacidade do organismo de controlar a formação de coágulos. Essas disfunções podem resultar em coagulação deficiente (que leva a hemorragia) e coagulação excessiva (que leva ao surgimento da trombose).

O que significa TAP no exame de sangue?

O exame TAP (Tempo de Atividade da Protombina) avalia a coagulação sanguínea. Quando há um foco de sangramento no corpo, os fatores de coagulação vão até lá e formam um coágulo que impede que aquele local volte a sangrar. Logo, a coagulação sanguínea é responsável por evitar novos sangramentos.

Quando o INR é considerado baixo?

O INR menor que 2,0 pode indicar que o tratamento com anticoagulantes não está sendo suficiente para prevenir a coagulação do sangue.

O que é o exame TP e TTPa?

O tempo de protrombina (TP ou TAP) e o tempo de tromboplastina parcialmente ativada (TTPa) são exames hematológicos utilizados para avaliar o funcionamento desses fatores envolvidos na coagulação pela via extrínseca e pela via intrínseca, respectivamente, ambos realizados em amostra de plasma descalcificado.

O que altera TAP e TTPA?

Ele pode estar alterado por doenças genéticas ou adquiridas que interferem na coagulação ou secundária a medicamentos.

O que significa TAP alargado?

O TAP normal exclui possibilidade de deficiência dos fatores VII, X, V, protrombina e fibrinogênio. O TTP prolongado sugere deficiência dos fatores da via intrínseca, com exceção dos fatores já avaliados pelo TAP (X, V, protrombina e fibrinogênio).

Quais os sintomas do INR alto?

Situações em que nós temos alargamento do INR, ou seja, excesso de efeito anticoagulante, deixando o sangue muito fino, podem estar relacionadas com sangramentos diversos, inclusive no sistema nervoso central (cérebro) causando inúmeras possibilidades de manifestações clínicas, inclusive tonturas, dificuldades na fala, ...

Artigo anterior
Pode usar vinagre de maçã para lavar roupas?
Artigo seguinte
Como saber de quem é o numero?