Como interpretar exame de prolactina?

Perguntado por: Anna Bárbara Sousa  |  Última atualização: 19. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (43 avaliações)

Quando a prolactina está acima de 100 ng/mL a causa mais comum é o uso de remédios ou a presença de micro tumores, e quando os valores estão acima de 250 ng/mL provavelmente se trata de um tumor maior.

Qual é o nível normal de prolactina?

Quanto aos valores de referência da prolactina, destacamos que o normal é de até 29 ng/mL (nanogramas por mililitro) no sangue. É importante identificar os valores de normalidade de cada laboratório, pois pode haver uma diferença entre os kits utilizados.

Como saber se a prolactina está alta?

Sintomas de prolactina alta
  • Diminuição da libido;
  • Alteração no ciclo menstrual, em que a mulher pode ter menstruação irregular ou ausente;
  • Disfunção erétil;
  • Infertilidade;
  • Osteoporose;
  • Aumento das mamas nos homens;
  • Diminuição do nível de testosterona e da produção de espermatozoides.

Qual valor da prolactina alta?

A prolactina alta é chamada de hiperprolactinemia. Ela é caracterizada pelo aumento do hormônio no sangue. Resultados acima da normalidade, são considerados superiores a 100ng/mL.

Quando a prolactina é considerada baixa?

A prolactina é considerada baixa quando os seus valores são menores que 2,8 ng/mL em mulheres não grávidas e que não amamentam ou com valores menores que 9,7 ng/mL em mulheres grávidas.

Prolactina | Dra. Flavia Mambrini

19 questões relacionadas encontradas

O que acontece se a prolactina estiver muito baixa?

A prolactina baixa pode acontecer como consequência do uso de alguns medicamentos ou disfunção da glândula relacionada com a produção hormonal, podendo ser apenas indicado pelo médico medidas que ajudem a aumentar os níveis desse hormônio no sangue.

O que fazer para normalizar a prolactina?

Tome cabergolina para tratar o tumor.

O medicamento é o primeiro recurso dos médicos, pois é o que tem menos efeitos colaterais e você só precisa tomar duas vezes por semana. Ele reduz o tumor benigno e reduz os níveis de prolactina.

O que a prolactina alta pode causar?

A principal causa fisiológica do excesso de prolactina é a gravidez. A concentração de prolactina no sangue cresce de maneira significativa ao longo da gravidez e também no período da amamentação. Os valores de prolactina em função da gravidez e amamentação costumam ser variáveis, podendo variar de 35 à 600 ng/mL.

Qual o valor do exame de prolactina?

Prolactina - R$20,00 - Labi Exames.

Quem tem prolactina alta pode engordar?

Prolactina alta

O quadro é motivado por um pequeno tumor benigno na hipófise – a glândula que produz o hormônio. Além do ganho de peso, outros sintomas podem ser observados, como a cefaleia e a produção de leite sem que haja amamentação.

Qual o nível ideal de prolactina para engravidar?

Dessa forma, vale lembrar aos casais que possuem o desejo de ter um filho que iniciem o tratamento com antecedência. Alguns até conseguem engravidar com níveis de prolactina entre 50 a 60 ng/mL.

Quantas horas de jejum para fazer o exame de sangue prolactina?

- O paciente não poderá realizar esforço físico antes do exame; - Não poderá ter relações sexuais nas 24 horas anteriores ao exame; - Ao ser chamado para coleta o paciente de- verá permanecer imóvel durante 30 minutos antes da coleta do exame. - Jejum mínimo de 08 horas.

Quando pedir prolactina?

Níveis de prolactina podem ser solicitados quando um paciente apresenta sintomas de um prolactinoma, como: dores de cabeça inexplicadas, deficiência visual e/ou galactorreia.

Porque o exame de prolactina tem que ficar em repouso?

O exame para verificar os níveis de prolactina é um exame de sangue com um jejum de pelo menos 8 horas. A diferença na coleta desse exame é que nele é necessário ao menos 30 minutos de repouso para que o hormônio se estabilize no corpo.

O que tomar para regular a prolactina?

Cabertrix® (cabergolina) inibe a produção de prolactina de maneira potente e prolongada. Cabertrix® é uma medicação agonista (que tem a mesma ação) da dopamina, que age na hipófise impedindo que haja produção da prolactina.

O que fazer para prolactina baixar?

O Laboratório Cristália lança o medicamento CabeRedux (cabergolina 0,5mg), indicado especificamente para reduzir os níveis do hormônio prolactina e regularizar o ciclo menstrual.

Qual é a função do hormônio prolactina?

A principal função da prolactina, como dito anteriormente, concerne na mamogênese, lactogênese e galactopoiese. A PRL está envolvida na diferenciação das células da glândula mamária e controla a síntese do leite e tudo que está envolvido para a produção desse substrato.

Tem como saber se está grávida pelo exame de prolactina?

O exame de prolactina é importante para indicar sinais de gravidez mas também para investigar causas de outros problemas no organismo. Por isso, caso o teste dê um resultado alto, é possível que seja em decorrência de algum de alguns fatores: uso de determinados medicamentos (como fenotiazina e metoclopramida);

Qual a diferença entre prolactina e macroprolactina?

Macroprolactina (ou big-big-prolactin) é uma isoforma da prolactina com maior peso molecular, devido à ligação da prolactina a imunoglobulina/ anticorpo antiprolactina. Desta forma, por definição a macroprolactinemia é uma elevação sérica da macroprolactina. A macroprolactina tem baixa atividade biológica.

O que é exame de TSH e T4 livre?

Exame de TSH: serve para avaliar a tireoide no sangue e analisar o hormônio que possa estar em excesso causando o hipertireoidismo ou hipotireoidismo. É o exame inicial para investigação de doenças que acometem a tireoide. Exame de T4: serve para avaliar a quantidade de T4 total e T4 livre.

Qual a melhor hora para fazer o exame de prolactina?

No caso da Prolactina, o exame deve ser coletado até às nove horas da manhã devido à influência do horário sobre os níveis deste hormônio.

Quais exames precisam de jejum de 12h?

Preciso ficar 12 horas em jejum para todos os exames? Não, isso só é preciso em dois exames: o de glicemia e o de colesterol e triglicérides. Nestes casos, as 12 horas são necessárias pois é o tempo que demora para o organismo metabolizar a glicose e a gordura.

Quantas horas de jejum para fazer exame de hormônio?

2.1) Permanecer em jejum, à exceção de água, durante 12 horas. Antes da coleta manter o paciente por 15 minutos em repouso. 2.2) Cuidados para Coleta: Não há recomendações.

Quando a prolactina causa infertilidade?

A disfunção da prolactina é responsável por quase 20% dos casos de infertilidade feminina. Isso acontece porque a prolactina alta promove alterações na produção dos hormônios FSH e LH, responsáveis pela ovulação, causando ausência de ovulação e alteração dos ciclos menstruais.

Artigo anterior
O que é Vogue Brasil?
Artigo seguinte
O que pode ser bloqueado pelo Sisbajud?