Como interpretar exame de gasometria venosa?

Perguntado por: Simão Davi Figueiredo Martins  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (53 avaliações)

Se houver variações além desse intervalo, o organismo pode começar a ter problemas e o médico faz a seguinte interpretação ao obter os resultados da gasometria venosa:
  1. pH entre 7,33 e 7,43: normal;
  2. pH maior que 7,43: alcalose;
  3. pH menor que 7,33: acidose.

O que significa pO2 na gasometria venosa?

A gasometria se refere à determinação de quatro parâmetros principais em amostras de sangue total arterial ou venoso: pH – potencial hidrogeniônico, pO2 – pressão parcial de oxigênio, pCO2 – pressão parcial de gás carbônico e HCO3- – concentração do ânion bicarbonato.

Como ler um exame de gasometria?

Na alcalose metabólica, ocorre um aumento de HCO3 na gasometria e, consequentemente, elevação do pH (alcalose). A resposta compensatória deve ser uma hipoventilação a fim de reter o CO2. Para avaliar essa resposta compensatória, calcula-se o valor do pCO2 através da fórmula: pCO2 = [HCO3] + 15 ± 2.

O que é bê na gasometria venosa?

O excesso de bases (BE) é um parâmetro que vem em conjunto com o HCO3 e juntamente com ele irá indicar um distúrbio metabólico. Seu valor normal é de -2 a +2 mEq/L. Se o BE está abaixo de -2 mEq/L, existe uma acidose metabólica.

Como entender o resultado da gasometria arterial?

Os valores normais do exame gasometria arterial são:
  1. pH: 7.35 - 7.45.
  2. pO2 (pressão parcial de oxigênio): 80 - 100 mmHg.
  3. Bicarbonato (HCO3): 22 - 26 mEq/L.
  4. PCO2 (pressão parcial de gás carbônico): 35 - 45 mmHg.

13- Interpretação da Gasometria

40 questões relacionadas encontradas

O que é pO2 e PCO2?

A Gasometria e seus principais parâmetros

O pH é o logaritmo negativo da concentração de íons hidrônio (H3O+); a pO2 é a quantidade de moléculas de oxigênio dissolvidas no sangue e a pCO2 é a quantidade de moléculas de gás carbônico dissolvidas no sangue, estas duas últimas expressas na forma de pressão parcial.

O que é PCO2 alto?

As causas comuns de PCO2 baixa são: alcalose respiratória primária, asma, insuficiência cardíaca e pneumonia e para PCO2 elevada são: acidose, respiratória primária, doença pulmonar crônica e depressão do SNC. também é chamado de acidemia.

O que é bê gasometria arterial?

A gasometria é um exame de sangue feito através da coleta de sangue arterial, com objetivo de analisar os gases presentes, suas distribuições, o pH e o equilíbrio ácido-base no sangue.

O que é base excess gasometria arterial?

Buffer Base e Base Excess

Esse valor do Buffer Base é fixo, funcionando como uma espécie de valor de referência esperado para a soma das bases. Se todas as Bases do paciente quando somadas não corresponderem ao valor de referência da Buffer Base, esse excesso é correspondente ao Base Excess.

Qual o valor normal da PAO2?

O valor normal para PAO2 é de 102 mmHg no nível de mar para um indivíduo respirando ar ambiente (21% de oxigê- nio), enquanto para uma FiO2 de 1,0 a da PAO2 esperada fica ao redor de 600 mmHg.

Como saber se a gasometria está compensada ou descompensada?

Portanto, se a gasometria mostra uma compensação parcial devemos rever as três etapas: Primeiro: avaliar o pH e verificar se há acidose ou alcalose. Segundo: avaliar a PCO2. Como vimos, em uma situação descompensada o pH e a PCO2 movem-se em direções opostas, se a alteração é primariamente respiratória.

O que é pO2 no sangue?

É a pressão parcial de O2 dissolvida no sangue arterial. A PaO2 normal (ou pO2) é de 80 a 100 mmHg ao nível do mar. A pO2 diminui no idoso; o valor de indivíduos de 60 a 80 anos de idade varia de 60 a 80 mmHg. Refere-se à quantidade de oxigênio ligado à hemoglobina.

Como calcular a relação PaO2 FIO2?

Calcule a relação PaO2/FlO2, com os números da primeira e segunda etapa como exemplo. PaO2/FIO2 = 92 mmHg/0,32 = 287,5 mmHg.

O que pode ocasionar os distúrbios ácido base?

Os distúrbios ácidos-básicos (DAB) ocorrem devido ao desequilíbrio do pH sanguíneo. Trata-se de problemas clínicos frequentes, como a acidose tubular, acidose lática e cetoacidose diabética, e seu tratamento depende do diagnóstico médico e da identificação do distúrbio.

O que pode causar alcalose respiratória?

Alcalose respiratória é a diminuição primária da pressão parcial de dióxido de carbono (PCO 2) com ou sem redução compensatória do bicarbonato (HCO 3 ); o pH pode estar alto ou quase normal. A causa é o aumento da frequência respiratória e/ou do volume (hiperventilação).

Como corrigir bicarbonato alto?

Tratamento da alcalose

A alcalose metabólica é normalmente tratada pela reposição da água e de eletrólitos (sódio e potássio) enquanto tratam a causa. Raramente, quando a alcalose metabólica é muito grave, administra-se ácido diluído por via intravenosa.

O que significa a sigla pCO2?

A pressãoparcial de oxigênio (PaO2), a pressão parcial de dióxido de carbono (PaCO2) e opH são mensurados de forma direta com eletrodos e analisadores digitais.

O que é CO2 na corrente sanguínea?

Os hormônios da tireóide aumentam a resposta respiratória à hipercapnia. Chama-se hipercapnia em medicina ao aumento da pressão parcial de dióxido de carbono (CO2), medida em sangue arterial, acima de 46 mmHg (6,1 kPa). Produz-se uma diminuição do pH devido ao aumento da concentração plasmática de dióxido de carbono.

Como calcular PaO2 ideal?

O cálculo da PaO2 ideal leva em consideração a idade, sendo, então, na posição supina, calculada por PaO2=109-(0,43 x idade)(18).

Por que a PCO2 diminui no exercício máximo?

Segundo Carlson (1995), após o término do exercício, estímulos físicos e químicos, como a diminuição do pH e o aumento da temperatura sangüínea, promovem a elevação da freqüência respiratória. Após o exercício, observou-se diminuição da PCO2 também decorrente do mecanismo de hiperventilação.

Qual a influência da PCO2 e do pH na respiração?

Quando uma pessoa respira muito rapidamente, por sua vez, ocorre a diminuição do gás carbônico no sangue e o aumento do pH. Nesse caso, estamos falando de uma alcalose e ela também pode representar risco de morte, se for acentuada. Alguns dos sintomas podem ser respiração ofegante, rigidez muscular e convulsões.

Porque tirar sangue da artéria dói?

Coleta de sangue de uma artéria é mais doloroso do que a coleta a partir de uma veia. A maioria das pessoas sente uma breve e forte dor na hora da coleta. Se lhe for dada uma anestesia local, você pode não sentir nada no momento da punção, ou pode sentir uma breve picada quando a agulha atravessar a pele.

Quais os sinais e sintomas da hipoxemia?

Sinais de hipoxemia

Um dos sintomas mais comuns de falta de oxigênio no sangue é a falta de ar. Outros sintomas incluem dor de cabeça, tontura, respiração rápida, ansiedade e batimento cardíaco lento, mesmo em pessoas que são muito saudáveis. A pele, lábios e unhas também podem ficar azulados.

O que caracteriza a acidose e a alcalose?

Acidose é um excesso de ácido no sangue, com pH abaixo de 7,35, e alcalose é um excesso de base no sangue, com pH acima de 7,45. Muitos distúrbios e doenças podem interferir no controle do pH do sangue, causando acidose ou alcalose.

Artigo anterior
Quantas séries e repetições para cada músculo?
Artigo seguinte
Quem tem CFA precisa de CGA?