Como informar plano de saúde do sócio na DIRF?

Perguntado por: Simão Gonçalves de Garcia  |  Última atualização: 13. März 2022
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Acesse no sistema Departamento Pessoal a aba Funcionários - Plano de Saúde;
  1. Na Operadora desejada clique em Planos e no plano desejado clique em Beneficiários;
  2. Selecione a empresa e clique em ; ...
  3. Selecione o sócio que deseja vincular, informe a vigência do plano e selecione e também a rubrica correspondente ao mesmo.

Como inserir plano de saúde na DIRF?

Como cadastrar a operadora
  1. Acesse a aba "Obrigações acessórias";
  2. Selecione o módulo "DIRF - Plano de Saúde";
  3. Informe a Empresa, o Ano Base e a Forma de Apuração;
  4. Clicar na opção "Cadastro Operadora"; . ...
  5. Na tela aberta, clique em "Novo";
  6. No campo "CNPJ", clique na lupa e selecione a operadora do plano; .

Sou sócio da empresa como declarar plano de saúde?

Existe uma dúvida comum se o sócio de uma empresa deve declarar imposto de renda de plano de saúde. Pois entende-se que ele só pode realizar o procedimento se houver algum tipo de pagamento em seu próprio nome, ou seja, como pessoa física.

Quando informar plano de saúde na DIRF?

É importante saber que além de declarar os rendimentos pagos durante o ano-calendário, o empregador também precisa informar à Receita Federal os pagamentos efetuados aos planos privados de assistência à saúde, na modalidade coletivo empresarial, quando estes forem contratados em benefício de seus empregados.

Onde lançar plano de saúde na declaração de IR?

Os gastos com plano de saúde devem ser informados na ficha “Pagamentos Efetuados”, sob o código 26, incluindo o CNPJ e o nome da operadora.

Como informar planos de saúde de titular e dependentes na DIRF?

29 questões relacionadas encontradas

Onde informar plano de saúde no IRPF 2021?

Como declarar gastos com planos individuais

O programa da DIRPF permite a importação deste documento. Tais gastos devem ser informados na ficha “Pagamentos Efetuados”, sob o código “26 - Planos de saúde no Brasil”. Deverão ser incluídos o CNPJ e nome da operadora do plano.

Como declarar plano de saúde no Imposto de Renda 2021?

Plano de Saúde pago pelo contribuinte

No quadro de “Dados do pagamento”, o código 26 é usado para planos de saúde e as informações precisam ser as mesmas que estão no comprovante de pagamento. No campo “Valor pago” é preciso colocar o valor total de pagamentos do ano, ou seja, somar tudo que foi pago durante 2021.

Qual o impacto do benefício do plano de saúde na DIRF dos colaboradores?

Geração dos valores de Plano de Saúde no módulo Benefícios

Esta rotina já faz integração dos valores para o Administração de Pessoal, tanto para o desconto em folha como para as tabelas que contém as informações necessárias para a Dirf/Informe.

Quais impostos são declarados na Dirf?

Na DIRF devem ser informados:
  • Os rendimentos pagos a pessoas físicas domiciliadas no País;
  • O imposto sobre a renda e contribuições retidos na fonte, dos rendimentos pagos ou creditados para seus beneficiários;
  • O pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa a residentes ou domiciliados no exterior;

Como lançar plano de saúde pago pela empresa?

Os custos com plano de saúde da empresa devem estar declarados na ficha de "Pagamentos Efetuados", de acordo com o código 26, presente na legislação que rege o imposto de renda. Com isso, devem estar especificadas informações como CNPJ, nome da operadora, valores pagos e também as parcelas reembolsadas, caso existam.

Como contabilizar plano de saúde dos sócios?

Plano de Saúde pago pela empresa aos sócios é considerado salário contribuição. Não é proibido a contratação de plano de saúde por empresa para os sócios, mas este valor deverá integrar a base de cálculo do INSS do Pró-Labore porque ele será considerado salário contribuição.

Pode haver desconto de plano de saúde no pro labore?

O valor de plano de saúde contratado para um sócio é considerado salário contribuição e por isso incide na base do pró-labore para fins de INSS. Desta forma a melhor opção é descontar o valor do plano de saúde do pró-labore de forma integral.

Quem tem direito a plano de saúde na empresa?

468, parágrafo único da CLT. O trabalhador que tenha seu contrato de trabalho suspenso em virtude de AUXÍLIO DOENÇA ou APOSENTADORIA POR INVALIDEZ deverá ter seu plano de saúde (bem como de seus dependentes) mantido pela Empresa durante a fruição do benefício.

Como importar arquivo do plano de saúde para IRPF 2020?

Além disso, para facilitar a vida do contribuinte na hora da declaração, o programa do imposto de renda 2020 permite que o informe enviado pelas operadoras de plano de saúde seja importado, agilizando o preenchimento. Basta selecionar o botão “importar arquivo do plano de saúde” na ficha “Pagamentos Efetuados”.

Como retificar plano de saúde na DIRF?

Para retificar na DIRF, utilize o mesmo sistema por onde a Declaração original foi criada, o Programa Gerador da DIRF ou restaure a cópia de segurança. Abra declaração original, marque opção Sim para Retificadora e informe o Número do recibo de entrega.

O que deve ser declarado na DIRF 2021?

No programa da Dirf 2021, o empregador deverá preencher informações que indicam a natureza dos pagamentos feitos aos trabalhadores e o total recebido por eles, incluindo as deduções e retenções de impostos ocorridas no ano-calendário de 2020. Casos de isenção ou de alíquota de 0% de imposto também deverão ser listados.

O que mudou na DIRF 2021?

Novas regras da DIRF para 2021

Em suma, para o ano de 2021 não temos grandes modificações para a entrega da DIRF relativa ao ano-calendário 2020, mas é extremamente importante que cada tipo de rendimento e informação seja declarado conforme os dispositivos expostos na legislação vigente.

O que deve ser informado na DIRF 2022?

Na DIRF devem ser informados valores referentes a:
  • Rendimentos pagos às pessoas físicas que moram no Brasil.
  • Pagamento, crédito, entregas, serviços ou remessa para residentes no exterior.
  • Valores do imposto sobre a renda e contribuições retidos na fonte, de acordo com os rendimentos pagos ou creditados para o beneficiário.

Qual a importância para o colaborador o plano de saúde ofertado pela organização?

A importância do plano de saúde empresarial está na possibilidade de ter um diferencial competitivo e de melhorar a produtividade dos colaboradores, que quando assegurados por um convênio médico, estão mais suscetíveis a tratarem problemas de saúde desde o início, evitando problemas mais sérios que os impeçam de ...

Porque oferecer plano saúde funcionários?

Oferecer plano de saúde leva a níveis mais altos de produtividade. Funcionários que priorizam os cuidados preventivos, como exames regulares, são mais bem-sucedidos e têm melhor qualidade de vida. Como empregador, você quer que seus funcionários se concentrem em serem o melhor que podem ser.

Qual a importância de um plano de saúde?

A importância dos planos de saúde ( também conhecidos como convênios médicos ou odontológicos) reside justamente na possibilidade de o contratante ter um maior controle sobre a sua saúde e a de toda a sua família, evitando que problemas simples se agravem na espera pelo atendimento.

Quanto posso deduzir do Imposto de Renda com plano de saúde?

As despesas médicas só podem ser deduzidas no modelo completo da declaração. Quem opta pelo modelo simplificado não pode fazer nenhum abatimento porque é concedido um desconto fixo de 20% sobre a base de cálculo do imposto, limitado ao valor de 16.754,34 reais.

O que é parcela não dedutível plano de saúde?

É o campo da ficha “Pagamentos Efetuados” do Imposto de Renda que deve ser assinalado em alguns casos específicos. As despesas que podem entrar neste campo precisam ser: parcelas não dedutíveis ou de reembolso comprovado. As parcelas não dedutíveis são os gastos excedentes de despesas dedutíveis ou que não tem dedução.

Como declarar gasto com plano de saúde cônjuge?

Você precisará pedir ao plano de saúde que discrimine os valores seu e dele. Por fazerem parte de uma “entidade familiar”, a Receita Federal permite que os cônjuges que declarem em separado possam incluir na própria declaração as despesas médicas que o companheiro tenha pagado em benefício do outro.

Quando a empresa é obrigada a ter plano de saúde?

É obrigatório por lei fornecer plano de saúde na empresa? A empresa não é obrigada a fornecer plano de saúde aos colaboradores. A única obrigação é que, ao realizar a contratação, não se pode deixar nenhum funcionário sem o benefício. Se um colaborador for beneficiário, a empresa também será.

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