Como identificar uma oração subordinada substantiva objetiva indireta?

Perguntado por: Ricardo Rafael de Neto  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (56 avaliações)

Oração subordinada substantiva objetiva indireta
A oração exerce função de objeto indireto, que complementa um verbo transitivo indireto e leva uma preposição. Portanto, neste caso, você pode substituir por “disto”, “nisto”, “a isto” etc. para identificar uma oração subordinada substantiva objetiva indireta.

Como identificar uma oração subordinada objetiva indireta?

Oração subordinada substantiva objetiva indireta

É aquela que exerce a função de objeto indireto da oração principal. Exemplos: Ele me convenceu de que eu estava errada. As crianças necessitam de que cuidemos delas.

Como identificar uma oração subordinada substantiva subjetiva?

As orações subordinadas substantivas subjetivas são aqueles que exercem a função de sujeito de uma outra oração. Nesse contexto, o verbo aparece sempre na 3ª pessoa do singular em uma das quatro situações abaixo: 1) Verbos como convém, parece, urge, consta, ocorre, acontece, entre outros: Convém que eles cheguem cedo.

Qual a diferença entre oração subordinada substantiva objetiva direta e indireta?

Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta - Exerce a função de objeto direto. Exemplo: Nós desejamos que sua vida seja boa. Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta - Exerce a função de objeto indireto. Exemplo: Recordo-me de que tu me amavas.

Para que serve a oração subordinada substantiva objetiva indireta?

Oração subordinada substantiva objetiva indireta

Exerce a função de objeto indireto do verbo da oração principal, completando o sentido de um verbo transitivo indireto. É sempre iniciada por uma preposição.

Oração Subordinada SUBSTANTIVA, Objetiva DIRETA e INDIRETA no ENEM 2020

18 questões relacionadas encontradas

Para que serve as orações subordinadas substantivas?

As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem as funções específicas de um substantivo na relação de dependência com uma outra oração. Orações subordinadas são aquelas que possuem uma relação de dependência com uma outra oração, chamada de principal.

O que é uma oração subordinada adjetiva explicativa?

Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.

Qual a diferença entre as orações substantivas objetivas diretas e Completivas nominais?

Observe que as orações subordinadas substantivas objetivas indiretas integram o sentido de um verbo, enquanto que orações subordinadas substantivas completivas nominais integram o sentido de um nome. Para distinguir uma da outra, é necessário levar em conta o termo complementado.

Como saber se a frase é subjetiva?

Oração subordinada substantiva subjetiva

É quando a oração exerce função de sujeito. Para encontrar o sujeito em qualquer frase, você deve fazer a pergunta “que é que…?”. Veja um exemplo: Não era permitido que as mulheres jogassem futebol.

O que é oração subordinada substantiva subjetiva exemplos?

Oração subordinada substantiva subjetiva

As orações subordinadas substantivas subjetivas exercem o valor de sujeito da oração principal. Exemplo: É fundamental que você chegue antes à reunião. Oração subordinada substantiva subjetiva: que você chegue antes à reunião.

Como identificar uma oração subordinada adjetiva?

As Orações Subordinadas Adjetivas são aquelas que exercem a função sintática de adjetivo. Geralmente, são introduzidas por pronomes relativos (que, quem, qual, quanto, onde, cujo, etc.), os quais exercem a função de adjunto adnominal do termo antecedente.

Qual o período em que a oração subordinada substantiva objetiva indireta?

3 – Oração subordinada substantiva objetiva indireta

Realiza a função de objeto indireto do verbo da oração principal, esse tipo de oração sempre será iniciada por uma preposição. Como por exemplo: Ele gosta de que haja comida durante a apresentação.

Como identificar uma oração subordinada adverbial?

Dependendo da função que exercem, as orações subordinadas adverbiais são classificadas em 9 tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.

Como identificar as orações?

Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.

Qual a diferença entre objeto direto e subjetiva?

A diferença, portanto, entre ambas as orações é que na oração subordinada substantiva objetiva direta o sujeito está claro, definido, enquanto na oração subordinada subjetiva ele não se encontra.

São subordinada adverbial?

Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem. ... As conjunções causais são: porque, visto que, como, uma vez que, posto que, etc.

O que é oração subordinada exemplos?

Uma oração subordinada, na gramática, é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento ou é uma oração que tem uma certa dependência de sentido em relação a oração principal. Exemplo: Aguardo que você chegue.

O que significa substantiva completiva nominal?

Orações subordinadas substantivas completiva nominal

Exercem o papel de complemento nominal, ou seja, completa o sentido do nome da oração. Ela sempre é inserida por uma preposição.

O que é oração completiva?

As subordinadas completivas (chamadas integrantes, na tradição luso-brasileira) são basicamente orações introduzidas normalmente pelas conjunções integrantes que ou se (Cunha e Cintra, Nova Gramática do português Contemporâneo, p. 596).

O que é uma oração coordenada explicativa?

Orações Coordenadas sindéticas: Explicativa

A oração coordenada sindética explicativa está relacionada a noção de justificativa, de explicação do conteúdo da oração anterior. Nesse caso, os conectivos devem sempre vir anteposto ao verbo, e sempre usar as vírgulas antes da oração.

Que pronome relativo explicativo?

Exemplos de pronomes relativos: que, o qual, onde, cujo, no qual. Vamos analisar um caso de oração subordinada adjetiva: ex: Comprei o carro daquele homem que trabalhava na loja do bairro. Veja que há ali o pronome relativo “que”, o qual retoma o substantivo “homem”.

Quais são os três tipos de oração subordinada?

Elas podem exercer a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios da oração e são classificadas em Orações Subordinadas Substantivas, Orações Subordinadas Adjetivas e Orações Subordinadas Adverbiais.

Porque a oração é tão importante?

A oração além de nos fazer sermos mais íntimos do Pai, é também uma eminente ferramenta para abençoarmos ao nosso próximo, já dizia certa frase: Uma das maneiras mais poderosas de se amar alguém é orando por ela.

Por que as orações subordinadas substantivas recebem esse nome?

Orações Subordinadas Substantivas

Esse tipo de oração recebe esse nome porque exerce uma função própria dos substantivos: objeto direto, objeto indireto, sujeito, predicativo, completiva nominal e aposto.

O que é uma frase substantiva?

Frase, melhor dizendo, oração substantiva é aquela que funciona como um substantivo. Isso significa que você pode traduzir a oração inteira por uma ideia substantivada com relação à oração principal.

Artigo anterior
Como tirar carteira de trabalho 2021?
Artigo seguinte
Qual a importância da teoria humanista para a educação?