Como identificar uma oração subordinada adverbial concessiva?

Perguntado por: André Isaac Guerreiro Pinto  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (4 avaliações)

d) Orações subordinadas adverbiais concessivas: exprimem concessão, ou seja, traduzem algo inesperado em determinadas circunstâncias. São introduzidas pelas conjunções subordinativas embora, conquanto e as locuções ainda que, se bem que, mesmo que, apesar de que, ainda quanto, posto que.

Como identificar uma conjunção concessiva?

Conjunções Concessivas

São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que. Exemplos: Embora ficasse nervosa, sempre se saía bem.

O que é uma oração concessiva?

São concessivas um tipo de orações/frases subordinadas adverbiais, introduzidas pelas conjunções ou locuções conjuncionais <embora, apesar de, ainda que, mesmo que, nem que>, que recebem o nome de conjunções subordinativas concessivas.

Em que período a oração subordinada e adverbial concessiva *?

As orações subordinadas adverbiais concessivas indicam concessão às ações do verbo da oração principal, isto é, admitem uma contradição ou um fato inesperado. A ideia de concessão está diretamente ligada ao contraste, à quebra de expectativa.

O que é conjunção de concessão?

As orações adverbiais que exprimem concessão são chamadas concessivas. A conjunção mais empregada para expressar essa relação é "embora"; além dela, podem ser usadas a conjunção "conquanto" e as locuções "ainda que, ainda quando, mesmo que, se bem que, apesar de que". Exemplos: Embora fizesse calor; levei agasalho.

#GPOP46 - Oração Subordinada Adverbial Concessiva | Darier Cabral

43 questões relacionadas encontradas

O que é uma concessão na língua portuguesa?

Concessão é um substantivo feminino oriundo do latim "concessio" que significa permissão e expressa o ato ou efeito de conceder, outorgar ou entregar alguma coisa a alguém.

O que é conector concessivo?

CONCESSIVAS (iniciam oração que contraria a oração principal, sem impedir a ação declarada): que, embora, conquanto. Também as locuções: ainda que, mesmo que, bem que, se bem que, nem que, apesar de que, por mais que, por menos que... Ela não foi aprovada, embora tenha estudado com dedicação.

Como saber se a oração e adverbial?

Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem.

Quando os porcos bailam?

b) ( ) “Quando os porcos bailam adivinham chuva.”

O que é Concessivas exemplo?

O que é Concessivo:

Consistem em frases que narram eventos contrários e subordinados ao fato importante expresso na oração principal, sendo que estes não impedem a execução desta ação. Exemplo: "O homem seguiu seu caminho, embora chovesse".

Qual a situação para uma concessiva?

Isso mostra que as subordinadas concessivas exprimem uma ideia contrária à da oração principal, mas impedem que ela aconteça. É como se estivesse chovendo e você fosse à praia de qualquer maneira: Por mais que chova, irei à praia amanhã.

Quais são os 3 tipos de oração subordinada?

Elas podem exercer a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios da oração e são classificadas em Orações Subordinadas Substantivas, Orações Subordinadas Adjetivas e Orações Subordinadas Adverbiais.

São conjunções concessivas espanhol?

– Conjunções Concessivas: AUNQUE (ainda que, mesmo que), DE MANERA QUE, APESAR DE QUE, POR MÁS QUE, POR MUCHO QUE, INCLUSO SI (inclusive se), etc. Indicam que há uma dificuldade que não impede a ação.

Como diferenciar as conjunções?

As conjunções coordenativas recebem o mesmo nome dos tipos de orações coordenadas sindéticas, a saber:
  1. Conjunções aditivas - expressam soma.
  2. Conjunções adversativas - expressam oposição.
  3. Conjunções alternativas - expressam alternância.
  4. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Qual a diferença entre conjunção adversativa e concessiva?

Obrigado. A grande diferença entre estas duas estruturas é sintactica! Tal como diz, as adversativas são coordenadas, e as concessivas são subordinadas. Do ponto de vista semântico, o valor predominante, tanto de uma estrutura como da outra, é a oposição ou o contraste.

Quanto mais trabalho mais dinheiro ganho?

Quanto mais trabalho, mais dinheiro ganho. Nesse exemplo há uma relação proporção entre o tempo de trabalho feito e o dinheiro ganho. Ou seja, um se relaciona proporcionalmente ao outro.

Como era tarde Juliana decidiu ligar para a amiga no dia seguinte?

a) Como era tarde, Juliana decidiu ligar para a amiga no dia seguinte. b) Gosto de andar de bicicleta quando chove. c) Você pode levar os tênis, desde que pague por eles. d) À medida que o avião ganhava altitude, as casas e pessoas ficavam pequeninas.

Como tínhamos previsto Todos terminaram os testes no prazo adequado?

Como tínhamos previsto, todos terminaram os testes no prazo adequado. 19. Ele se esforçou tanto que conseguiu passar em 3 vestibulares. 20.

Como identificar uma oração subordinada adverbial?

Dependendo da função que exercem, as orações subordinadas adverbiais são classificadas em 9 tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.

Como se classifica uma oração?

São classificadas em: Subjetiva, Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e Apositiva. Oração Subordinada Substantiva Subjetiva - Exerce a função de sujeito. Exemplo: É provável que ela venha jantar. Oração Subordinada Substantiva Predicativa - Exerce a função de predicativo do sujeito.

Como identificar uma oração substantiva?

Orações Subordinadas Substantivas são orações que exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções de sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto.
...
Oração subordinada substantiva objetiva direta
  1. Os alunos avisaram que se atrasariam. ...
  2. Os jornalistas perguntaram quem daria a entrevista.

O que é estrutura concessiva?

A estrutura concessiva – seja coordenativa ou subordinativa – é um dos mecanismos que podem ser utilizados pelo enunciador para enfatizar o discurso argumentativo, uma vez que os operadores concessivos caracterizam diferentes estratégias argumentativas.

O que é coordenada concessiva?

O objetivo da concessiva é fazer uma ressalva, que, no entanto, não irá anular o argumento principal. Perceba que o fato do jogo ter ocorrido é mais importante que o de ter chovido. Exemplos de conjunções e locuções conjuntivas concessivas: embora, apesar de, ainda que, posto que.

Artigo anterior
O que atrai o pronome se?
Artigo seguinte
O que o lançador não pode?