Como identificar um complemento indireto?
Perguntado por: Lorena Baptista Sá | Última atualização: 16. Juni 2024Pontuação: 4.6/5 (25 avaliações)
COMPLEMENTO INDIRETO É um grupo preposicional (introduzido pela preposição «a») que pode ser substituído pelos seguintes pronomes pessoais: -me, -te, -lhe, -nos, -vos, -lhes: A Leonor contou o segredo à sua melhor amiga. A Leonor contou-lhe o segredo.
Como saber se é objeto indireto ou complemento nominal?
Enquanto o complemento nominal completa o sentido de uma palavra que não seja verbo, por meio de preposição, o objeto indireto completa o sentido de um verbo na oração. Essa é a principal diferença entre os dois termos. Observação: Tanto o Objeto Indireto quanto o Complemento Nominal são Termos Integrantes da Oração.
São exemplos de objetos indiretos?
- Davi gosta de música.
- O diretor confia em seus funcionários.
- Desconfiavam do proceder do funcionário.
- Os pais dialogavam com elas.
- O brinquedo pertencia aos três.
O que é o complemento direto e indireto?
Complemento directo é o elemento da oração que indica o ser para o qual transita directamente a acção expressa pelo verbo; e complemento indirecto é o elemento da oração que indica o ser para o qual transita indirectamente a acção. Um exemplo: A Maria deu o bolo à Joana.
Como identificar direto e indireto?
Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.
O Que é Objeto Direto? O que é Objeto Indireto? (Qual é a Diferença?)
Como identificar o objeto direto?
O objeto direto é representado principalmente por: substantivos, pronomes substantivos, pronomes oblíquos átonos e orações subordinadas substantivas objetivas diretas. Objeto direto representado por um substantivo: Mariana comeu o quibe. Mirim esperava a irmã.
O que é objeto direto e indireto exemplo?
- os pronomes o, a, os, as atuam como objeto direto. Ex.: O pai deixou-as na escola. - os pronomes lhe, lhes atuam como objeto indireto. Ex.: A notícia interessava-lhes.
Quais complementos são objetos diretos?
Objeto direto é um termo integrante da oração e atua como complemento de um verbo transitivo. Assim, é unido a ele de maneira direta (sem preposição). Podem exercer esse papel o substantivo ou um vocábulo substantivado, os pronomes oblíquos e o pronome substantivo.
O que é objeto indireto ou indireto?
Introdução. O objeto indireto é um termo da oração que complementa verbos transitivos indiretos, necessitando de uma preposição para se ligar ao verbo. Ele fornece informações adicionais essenciais para a compreensão plena do verbo.
O que é o objeto indireto?
O objeto indireto é um termo integrante da oração que completa o sentido de um verbo transitivo indireto.
Quando o pronome me é objeto direto ou indireto?
Objeto indireto: me, te, lhe, nos, vos, lhes. Exemplo: Obedecemos-lhe cegamente.
O que é o objeto direto exemplos?
O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.
Qual é a diferença entre verbo transitivo direto e indireto?
Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição. Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.
Como classificar o complemento do verbo?
Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.
Como passar uma frase do direto para o indireto?
- A primeira pessoa passa para a terceira;
- Os pronomes “eu, me, mim, comigo” passam para “ele, ela, se, si, consigo”;
- Os pronomes “meu, minhas, nosso” passam para “seu, suas, deles”.
Como saber se o verbo e transitivo ou intransitivo exemplos?
Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais. Já os verbos transitivos necessitam de um complemento, isto é, de um objeto direto (sem preposição) ou indireto (com preposição). Os verbos também podem ser transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo.
O que é o objeto direto?
Objeto Direto: é um complemento de um verbo transitivo direto que normalmente se liga a ele sem o auxílio de uma preposição.
Como saudar Bara?
Como fazer para recuperar minha senha do Gmail?