Como identificar um argumento por analogias?

Perguntado por: Rui Isaac Mendes Almeida  |  Última atualização: 23. März 2025
Pontuação: 4.4/5 (54 avaliações)

Argumento por comparação (analogia) No argumento por comparação, o argumentador pretende levar o auditório a aderir à tese ou conclusão [C] com base em fatores de semelhança ou analogia [J], evidenciados pelos dados [D] apresentados.

É característica do argumento por analogia?

ARGUMENTO POR ANALOGIA

É aquele tipo de argumento em que se usa uma ou mais premissas nas quais se apresenta alguma semelhança, ou analogia, entre coisas diferentes.

O que é argumento por analogia exemplos?

Um argumento analógico, também chamado de homoiotes, é um argumento no qual a premissa descreve semelhanças reconhecidas entre dois assuntos e a conclusão afirma a existência de mais semelhanças. “Se somos como vós no resto, também nos assemelharemos nisto.”(Shakespeare, O Mercador de Veneza).

O que é argumento por comparação analogia?

A argumentação por comparação ou analogia é aquela em que se estabelece relação de semelhança ou diferença entre a tese defendida e algum tipo de dado a fim de comprovar o ponto de vista defendido. Nesse caso, é possível construir analogias com obras de ficção, por exemplo, tais como romances e séries de televisão.

Qual é o propósito de usar um argumento por analogia?

Quando se quer ter uma proximidade maior com o leitor, a analogia é um caminho muito bom, pois ela consegue sair do campo das ideias e apresentar algo palpável para ele visualizar, e isso funciona muito bem na argumentação.

Argumento por analogia - Brasil Escola

27 questões relacionadas encontradas

Quando se usa analogia?

1 – Analogia

Faz-se uso da analogia na ausência de norma a regular o caso concreto, colmatando-se a lacuna normativa com a aplicação de outro texto legal que regule outra hipótese semelhante ou idêntica. Aplica-se a solução de um caso previsto e regulado pelo direito a outro caso não regulado.

Qual é a função da analogia?

A analogia é um tipo de comparação de forma que uma semelhança parcial sugere uma semelhança oculta. É um recurso didático para explicar comparações que podem ser mais abstratas, por exemplo, explica-se o desconhecido pelo conhecido, o estranho pelo que é familiar, etc.

São exemplos de analogia?

Um bom exemplo de analogia é a frase de Mário Glaab: “Para muitas pessoas, a felicidade é semelhante a uma bola: querem-na de todo jeito e, quando a possuem, dão-lhe um chute.”. Veja, são apresentadas duas ideias que, a princípio, não parecem ter nada em comum, e, em seguida, se estabelece uma relação entre elas.

O que é analogia de exemplo?

Por exemplo, podemos fazer uma analogia entre cabeça e corpo e entre capitão e soldados. A cabeça (cérebro) e o capitão são duas entidades análogas, pois têm função parecida, ou seja, de comando. Por sua vez, o corpo e os soldados também têm funções semelhantes, isto é, de obedecer às ordens.

Como se faz uma analogia?

Para propor uma analogia há a criação de um paralelo entre coisas distintas que tenham algo em comum, possibilitando uma conclusão acessível para o(s) ouvinte(s).

O que é o conceito de analogia?

A analogia pode significar, como dito, uma relação de semelhança; análogo é parecido, afim, que se funda ou se baseia em algo semelhante. Também se chama analogia o processo de formar palavras a partir de outras já existentes.

Como identificar o argumento?

Um argumento só será considerado válido se todas as premissas tiverem o valor lógico V, o mesmo da conclusão. Portanto, podemos afirmar que um argumento será válido se todas as premissas forem verdadeiras e levarem a uma conclusão também verdadeira. Um argumento não válido é conhecido como sofisma ou falácia.

Quais são os 5 tipos de argumentos?

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

Quais são os 7 tipos de argumento?

Quais são os 7 tipos de argumentação?
  • Exemplificação. Exemplos compõem a argumentação. ...
  • Argumentação histórica. ...
  • Constatação. ...
  • Comparação. ...
  • Testemunho e argumento de autoridade. ...
  • Argumento de comprovação ou baseado em provas concretas. ...
  • Argumento por raciocínio lógico. ...
  • Argumento por consenso.

Como usar analogias em um texto?

Já as analogias são relações entre uma palavra e outra. Geralmente, se escrevendo usando “é como”. Ele estava branco como uma ovelha. Conteúdo polêmico é como pimenta.

Como usar analogia na frase?

Na linguagem escrita, justamente por ser um recurso explícito, ou seja, explicado de modo claro e sem ambiguidades, a analogia pode vir acompanhada das seguintes conjunções, ou elementos que ligam termos e frases, por exemplo: “como”, “tal qual”, “semelhante a”, “parecido com”, “assim como”, “da mesma forma”, etc.

O que é uma analogia de um texto?

Porém, a analogia também pode ser utilizada na redação como um recurso de retórica dentro do discurso, ou seja, é uma forma de convencer o leitor por meio de uma comparação entre elementos distintos, mas que possuem paridades. "A analogia é um raciocínio baseado em semelhanças entre coisas e fatos distintos.

Quais são as características da analogia?

Características análogas apresentam a mesma função, porém não possuem a mesma origem embrionária. Logo, as analogias não indicam ancestralidade comum. As analogias são resultadas de evolução convergente.

Qual é o princípio da analogia?

A analogia consiste na aplicação de uma norma jurídica concebida para uma dada situação de fato a uma outra situação semelhante, mas que não fora prevista pelo legislador.

O que é falsa analogia exemplos?

Se duas coisas que vão ser comparadas não são realmente parecidas em aspectos relevantes, a analogia é fraca e o argumento que se apóia nela comete a falácia da falsa analogia. Exemplo: “As armas de fogo são como martelos – ambos são instrumentos com partes metálicas que podem ser usados para matar alguém.

Qual palavra pode substituir analogia?

Semelhança entre seres, coisas e fatos: 1 semelhança, similaridade, correspondência, conformidade, aproximação, parecença, afinidade, equivalência, relação, correlação, similitude, vizinhança, identidade, paridade, coerência, uniformização homogeneidade, homogenia.

Qual a diferença entre analogia e interpretação?

A interpretação extensiva baseia-se no plano teórico, na possibilidade de referir um certo caso não expressamente considerado pela letra da lei ao seu pensamento. Diferencia-se da analogia na medida em que o caso real é meramente semelhante aos casos previstos pela lei, sem no entanto ter sido pensado por ela.

Qual a diferença entre analogia é metáfora?

uma analogia compara explicitamente as estruturas de dois domínios: ela indica semelhança ou identidade de partes das estruturas. Uma metáfora, por sua vez, compara implicitamente, destacando características ou qualidades relacionais que não coincidem em dois domínios.

Quais são os 3 tipos de argumentos?

Confira agora os principais tipos de argumentos, bem como maneiras de utilizá-los dentro do seu texto!
  • 1- Argumentos de autoridade.
  • 2-Argumentos de comprovação.
  • 3- Argumentos de exemplificação.

Como posso começar um argumento?

Confira algumas opções:
  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Artigo anterior
Qual é o remédio de pressão que coloca debaixo da língua?
Artigo seguinte
Como medir fuga de corrente com multímetro?