Como identificar rochas metamórficas?

Perguntado por: Cristiano Bruno Mota de Nogueira  |  Última atualização: 21. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (75 avaliações)

As rochas metamórficas são classificadas de acordo com critérios texturais e mineralógicos. Podem dividir-se em rochas foliadas (como o xisto e o gnaisse) e não foliadas (como o mármore). As rochas foliadas podem ser classificadas de acordo com três tipos de textura, correspondentes a diferentes graus de metamorfismo.

O que caracteriza uma rocha metamórfica?

Rocha metamórfica é um tipo de rocha derivado da metamorfose (transformação) de rochas magmáticas ou sedimentares que sofrem modificação em sua composição atômica, devido à influência das diferentes condições do ambiente em que estão inseridas em comparação aos locais onde foram originalmente formadas.

Quais rochas são metamórficas?

Os principais exemplos de rochas metamórficas são: o gnaisse, formado a partir do granito (rocha ígnea); a ardósia, formada a partir do xisto (rocha metamórfica), e o mármore, formado a partir do calcário (rocha sedimentar).

Como diferenciar uma rocha metamórfica de uma ígnea ou sedimentar?

Mas rochas metamórficas também sofrem erosão e, portanto, também originam sedimentos. Do mesmo modo, uma rocha sedimentar pode sofrer erosão ou fusão e originar outra rocha sedimentar ou uma rocha ígnea, respectivamente. Rochas ígneas, por sua vez, podem sofrer metamorfismo, dando origem a uma rocha metamórfica.

Qual a diferença entre rochas ígneas e rochas sedimentares?

As sedimentares formam-se a partir da cimentação ou junção sob alta pressão de restos de rochas preexistentes (sedimentos); as ígneas surgem a partir da solidificação do magma tanto na superfície (extrusivas) quanto no interior da Terra (intrusivas); e as rochas metamórficas surgem do metamorfismo de outras rochas ...

Como se forma as rochas metamórficas | Gnaisse | Geografia

33 questões relacionadas encontradas

Como identificar rochas sedimentares?

As rochas sedimentares clásticas são classificadas principalmente pelo tamanho do grão (granulometria), como grossa (cascalho e conglomerado), média (areia e arenito), fina (silte e siltito; lama, lamito ou folhelho; argila e argilito).

Quais são os tipos de metamorfismo?

Existem vários tipos de metamorfismo: fundo oceânico, orogênico, dínamotermal ou regional, de soterramento, de contato ou termal, dinâmico ou cataclástico, de impacto.

Qual é o tipo de rocha do arenito?

arenito. Rocha sedimentar clástica cujas partículas são dominantemente do tamanho de areia (0,62 a 2,00 mm de diâmetro). O arenito possui, frequentemente, matriz fina, síltico-argilosa, e cimento que pode ser de sílica, óxido/hdróxido de ferro, calcita..

Que tipo de rocha é o xisto?

xisto. Rocha metamórfica caracterizada pela xistosidade. Os xistos podem provir de vários tipos de rochas, de basaltos a pelitos e também de rochas plutônicas que sofram forte hidratação junto com metamorfismo termodinâmico.

O que são rochas metamórficas exemplifique?

Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).

Quais são as principais características da rocha magmática?

As rochas ígneas – também chamadas de rochas magmáticas – são aquelas originadas em altas temperaturas a partir da solidificação do magma. ... Como esse processo é mais lento, formam-se rochas mais duras e com formações cristalinas maiores e mais bem definidas, a exemplo do granito, do sienito e do diorito.

Como se formam as rochas metamórficas Cite exemplos?

Muitas rochas metamórficas se formam quando rochas de outro tipo são submetidas a intensas pressões ou elevadas temperaturas. Quando, por exemplo, por mudanças ocorridas na crosta, uma rocha magmática é empurrada para regiões mais profundas e de maior pressão e temperatura, alterando a organização dos minerais.

Como se forma a rocha xisto?

Esta rocha resulta da metamorfização das argilas que endurecem e tomam um aspeto lamelar. É constituída por minerais que apresentam orientação preferencial, em particular as micas que podem ser observadas ao microscópio.

Onde se encontra o xisto?

A maior reserva mundial de xisto está nos Estados Unidos, seguido do Brasil, cuja reserva é de 1,9 bilhão de barris de óleo. No Brasil, a substância foi extraída pela primeira vez em 1884, na Bahia e hoje os maiores depósitos brasileiros de xisto estão localizados em São Mateus do Sul, no estado do Paraná.

Onde se localiza o xisto?

O xisto betuminoso é uma rocha sedimentar e porosa, rica em material orgânico. Em suas camadas, é possível encontrar gás natural semelhante ao derivado do petróleo, que pode ser destinado para o uso como combustível de carros, geração de eletricidade, aquecimento de casas e para a atividade industrial.

Como classificar um arenito?

Classificação de arenito
  1. Quartzsanditas. São formados pelo quartzo como principal componente da rocha. ...
  2. calcarenita. O carbonato de cálcio predomina neles. ...
  3. Arcos. O feldspato é o elemento mais abundante neste caso.
  4. Litoarenitos. É aquele que, em sua maioria, é composto por fragmentos de rochas. ...
  5. grauvaques.

Qual a textura da rocha arenito?

Textura: clástica com grãos, em geral, de pequena dimensão, subangulosos; rocha mal calibrada. Composição mineralógica: clastos de quartzo, moscovite, feldspato.

Como identificar o arenito?

O arenito se forma quando rochas como o granito se desintegram aos poucos pela ação dos ventos e das chuvas. Os grãos de quartzo dessas rochas formam a areia. Areias e dunas de areia, porém não são rochas: são fragmentos de rochas.

Qual a diferença de metamorfismo de contacto e metamorfismo regional?

O metamorfismo, processo que gera uma rocha metamórfica, pode ser: a) metamorfismo de contato – o que surge pela ação de um magma sobre as rochas vizinhas. ... b) metamorfismo regional – aquele que surge em massas de rocha que são enterradas e submetidas a determinadas condições de pressão e temperatura.

O que é o metamorfismo?

Conjunto de modificações ocorridas no estado sólido na composição e na estrutura de uma rocha que está sujeita a condições de temperatura e de pressão diferentes daquelas em que se formou. As rochas sedimentares e as rochas magmáticas formam-se num domínio termodinâmico bem definido. É o metamorfismo. ...

Onde ocorre o metamorfismo regional?

O metamorfismo regional, também designado por metamorfismo dinamotérmico, é provocado pela ação de altas pressões e altas temperaturas, e afeta extensas regiões da crosta terrestre, geralmente em áreas de atividade tectónica onde se formam montanhas.

Quais são as principais características das rochas sedimentares?

As rochas sedimentares têm como uma de suas principais características a sua estruturação em camadas, ou seja, é um tipo de rocha estratificada (veja a figura abaixo). Essas camadas são resultantes da interposição lenta e gradual, que leva milhares e milhares de anos, das diferentes camadas de sedimentos.

É um exemplo de rocha sedimentar?

Rochas sedimentares orgânicas são formadas pelo acúmulo da matéria vegetal soterrada, como por exemplo o carvão mineral (turfa, hulha, linhito e antracito), formado em fundos de pântanos.

Quais são os 3 tipos de rochas sedimentares?

Tipos de Rochas Sedimentares
  • Rochas Sedimentares Clásticas: oriundas do acúmulo de partículas de rochas já existentes.
  • Rochas Sedimentares Químicas: oriundas de restos de minerais e de processos químicos.
  • Rochas Sedimentares Orgânicas: oriundas de restos de animais.

Como ocorre o processo de formação das rochas metamórficas?

Formação das rochas metamórficas

Rochas metamórficas são formadas por mudanças mineralógicas ou físicas de rochas preexistentes (ígneas, sedimentares ou mesmo metamórficas), provocadas por aumento de pressão e temperatura.

Artigo anterior
Qual vai ser o Dia dos Pais em 2021?
Artigo seguinte
De quem é o maior cachê do Brasil?