Como identificar propaganda enganosa e abusiva?
Perguntado por: Eduarda Pires Pinto | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.3/5 (45 avaliações)
A publicidade que explora o medo, a superstição ou que induz as pessoas a se comportarem de forma a prejudicar a saúde, ou segurança, é considerada abusiva. Também se enquadra nessa definição a propaganda discriminatória, a que desrespeita valores ambientais e a que se aproveita da inocência infantil.
Como saber se a propaganda é enganosa?
Segundo o artigo 37 do CDC, uma propaganda é considerada enganosa quando induz o consumidor ao erro. Ou seja, quando ela traz uma informação falsa que faz com que o possível cliente tenha uma ideia errônea sobre o que está sendo ofertado.
Como identificar uma propaganda abusiva?
A propaganda abusiva é aquela que tem algum tipo de discriminação, incitação a violência, explora o medo ou superstição, se aproveita da condição de criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de levar o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à própria saúde ou segurança.
Como podemos diferenciar uma propaganda abusiva de uma propaganda enganosa?
Rafael afirmou que "o CDC no Capítulo V na Seção III diz que a propaganda enganosa é aquela que informa condições erradas ou omite certos detalhes do produto, já a propaganda abusiva é aquela que fere e atinge determinadas classes, meche com o imaginário e desmoraliza certos setores".
O que é publicidade enganosa exemplos?
2) Publicidade enganosa omissiva – é a publicidade que induz o consumidor em erro por falta de informação. Por exemplo: Um complemento alimentar que promete ajuda no emagrecimento, mas não informa sobre efeitos colaterais ou riscos para quem possui diabetes.
AGU Explica - Você sabe a diferença de publicidade enganosa e abusiva?
Quais são os tipos de propaganda enganosa?
- A publicidade enganosa comissiva. ...
- A publicidade enganosa omissiva. ...
- A publicidade enganosa parcialmente falsa. ...
- A publicidade enganosa inteiramente falsa. ...
- A publicidade exagerada.
O que é publicidade enganosa comissiva?
Propaganda enganosa comissiva
Esse tipo de publicidade tem a característica de incitar o consumidor a cometer um erro, como anunciar que um smartphone é à prova d'água sem ele, realmente, ser.
O que é propaganda antiética?
Quando o slogan ultrapassa os limites da ética pode confundir o consumidor. Isso fere o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, por isso a concorrente fez representação junto ao CONAR, que encontra-se em grau de recurso.
É crime propaganda enganosa?
É crime contra o consumidor fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber enganosa ou abusiva - pena: detenção de 3 meses a 1 ano, mais multa.
Como evitar a propaganda enganosa?
- Esteja atento à linguagem. ...
- Não omita informações importantes. ...
- Confira as regras para a sua área de atuação. ...
- Foque nas necessidades dos seus clientes. ...
- Saiba o que diz o Conar sobre publicidade.
O que é uma prática abusiva?
As práticas abusivas são aquelas ações feitas por empresas que violam os direitos e colocam os clientes em situação de desvantagem. Fica caracterizado o abuso em práticas que podem induzir o consumidor ao erro ou engano, quando ele adquire produtos e serviços por pressão ou trapaça.
O que significa proteção contra a publicidade enganosa e abusiva?
A propaganda enganosa ou abusiva é vedada pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor, e é considerada um ilícito civil e penal, ensejando ao causador do dano o dever de reparação ao consumidor e também ao cumprimento da responsabilidade criminal que estiver evidenciada aos fatos na prática da publicidade enganosa ...
Como identificar uma publicidade?
Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a publicidade deve ser veiculada de modo que as pessoas a identifiquem, fácil e imediatamente, como tal. Caso contrário, ela é tida como clandestina.
O que é propaganda abusiva CDC?
37, § 1°). Abusiva é a discriminatória, que incite à violência, explore medo ou superstição, desrespeite valores ambientais, abuse da inexperiência de crianças ou induza o consumidor a se comportar de forma perigosa a sua saúde ou segurança (CDC, art.
O que é publicidade ilícita?
Considera-se publicidade ilegal o anúncio que ameace a dignidade das pessoas ou viole alguns dos direitos reconhecidos na Constituição; como, por exemplo, as que se referem a crianças, jovens e/ou mulheres.
O que diz o artigo 35 do Código do consumidor?
I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.
O que diz o artigo 37 do Código do consumidor?
O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem. Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
É abusiva a publicidade?
É abusiva, entre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou ...
Quais são os diferentes tipos de propaganda?
- Propagandas comerciais.
- Propagandas institucionais.
- Propagandas governamentais.
- Campanhas promocionais.
- Campanhas de lançamento.
- Campanhas de sustentação.
- Campanhas de oportunidade ou sazonais.
- Campanhas sociais e educativas.
O que é uma propaganda ética?
A questão ética na propaganda deve ser tratada de forma clara e honesta, ou seja, até que ponto os valores questionados em uma campanha publicitária apresentam compromisso social.
Como fazer uma propaganda criativa de um produto?
- Definir os objetivos. ...
- Entender sua persona. ...
- Entender os canais relevantes para seu público. ...
- Definir o tipo de linguagem da sua propaganda. ...
- Avaliação do produto e do mercado. ...
- Análise da concorrência. ...
- Análise de recursos e limitações. ...
- Definição da mensagem.
O que é publicidade exemplos?
Publicidade é a estratégia de marketing que envolve a compra de espaço em um veículo de mídia para divulgar um produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir o público-alvo da empresa e incentivá-lo a comprar.
Quais são as principais características de um anúncio publicitário?
Entre as principais características do anúncio publicitário, destaca-se a intenção de venda de um serviço, bem ou produto. O consumidor precisa conhecer a marca e o produto antes de fazer a compra, e o anúncio publicitário é o meio onde isso acontece.
O que é a proteção contratual?
O Código de Defesa do Consumidor garante a igualdade nas contratações, possibilitando modificação ou supressão de cláusulas contratuais desproporcionais, que provoquem desequilíbrio entre o consumidor e o fornecedor.
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