Como identificar o tipo de oração subordinada substantiva?
Perguntado por: Laura Yasmin Lopes | Última atualização: 16. Februar 2025Pontuação: 4.2/5 (23 avaliações)
Orações Subordinadas Substantivas são orações que exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções de sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto. Assim, a classificação sintática de uma oração subordinada substantiva depende do contexto.
Quais são os tipos de oração subordinada substantiva?
Orações subordinadas substantivas têm papel de substantivo no enunciado. Podem ser subclassificadas como subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, completivas nominais, predicativas e apositivas, a depender do papel sintático que desempenham em relação à oração principal.
Como se classificam as orações subordinadas substantivas?
Orações Subordinadas Substantivas
Essas orações podem ser classificadas como: Predicativa, Subjetiva, Objetiva Direta, Objetiva Indireta, Completiva Nominal e Apositiva.
Como identificar uma oração subordinada substantiva completiva nominal?
Orações subordinadas substantivas completiva nominal
Exercem o papel de complemento nominal, ou seja, completa o sentido do nome da oração. Ela sempre é inserida por uma preposição. Todos nós temos esperança de que a humanidade pare de destruir o planeta.
Qual a diferença entre oração subordinada substantiva subjetiva e predicativa?
Se o verbo de ligação estiver antes do adjetivo, a oração subordinada, que estará depois do adjetivo (predicativo), será subjetiva; se o verbo de ligação estiver depois do substantivo (sujeito), a oração subordinada, que estará depois do verbo de ligação, será predicativa.
3º Simulado Especial BACEN – Analista - Área 2: Economia e Finanças – Pós-Edital – Correção
Como identificar uma oração subordinada substantiva predicativa?
Oração subordinada substantiva predicativa
É aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal. Exemplos: Meu medo é que você não volte. Nosso maior desejo é que todos sejam aprovados.
Como saber se é uma oração subordinada substantiva subjetiva?
A diferença, portanto, entre ambas as orações é que na oração subordinada substantiva objetiva direta o sujeito está claro, definido, enquanto na oração subordinada subjetiva ele não se encontra.
Como diferenciar oração subordinada substantiva objetiva indireta e completiva nominal?
Observe que as orações subordinadas substantivas objetivas indiretas integram o sentido de um verbo, enquanto que orações subordinadas substantivas completivas nominais integram o sentido de um nome. Para distinguir uma da outra, é necessário levar em conta o termo complementado.
Que introduz uma oração subordinada substantiva?
A oração subordinada substantiva exerce função sintática de substantivo. Geralmente, vem introduzida por conjunção integrante (que, se). Pronomes interrogativos (que, quem, qual) e advérbios interrogativos(por que, quando, onde, como) também introduzem as orações subordinadas substantivas.
Como identificar uma oração subordinada reduzida?
Orações reduzidas: não há conjunção ou pronome iniciando a oração subordinada; o verbo se encontra numa forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio). Exemplos: 1) É importante conversar sempre. 2) Chegando as férias, irei até lá.
Como saber se uma oração e coordenada ou subordinada?
As orações coordenadas não dependem de nenhuma outra oração para fazer sentido. As orações subordinadas dependem de outra oração para fazer sentido. Assim, as orações subordinadas precisam estar ligadas a uma oração principal, com a qual se estabelece sentido.
Como saber se é restritiva ou explicativa?
Quando restritivas, limitam parte de um conjunto, restringindo o sentido do termo antecedente e, via de regra, não são separadas por pontuação. Quando explicativas, modificam um termo presente na oração principal, generalizando-o ou apresentando um comentário sobre ele.
O que é uma oração subordinada substantiva objetiva direta?
Orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem, em relação à oração principal, uma das seguintes funções: sujeito (subjetivas), objeto direto (objetivas diretas), objeto indireto (objetivas indiretas), complemento nominal (completivas nominais), predicativo do sujeito (predicativas) ou aposto (apositivas).
Como identificar as orações subordinadas adverbiais?
As orações subordinadas adverbiais têm valor de advérbio no enunciado, tendo função de adjuntos adverbiais. Portanto, expressam ideia de causa, tempo, modo, condição etc. São classificadas de acordo com a conjunção que as introduz, gerando uma relação de sentido com a oração principal que acompanham.
Como identificar uma oração subordinada adjetiva restritiva?
Ao colocar a frase sem vírgulas, há uma oração subordinada adjetiva do tipo restritiva, que define qual grupo de pessoas devem ser punidas. Porém se escrevermos a mesma frase com a subordinação entre vírgulas, então surge uma oração explicativa: “as pessoas, que são preconceituosas, devem ser punidas”.
Como saber qual é a oração principal?
A oração principal, então, é uma espécie de raiz da frase, de núcleo de onde se inicia a ideia. Já a oração subordinada é aquela que serve para completar ou para ampliar o significado da oração principal. Ou seja, a oração subordinada é aquela que sempre vai ter uma relação de dependência para com a oração principal.
O que é oração subordinada adjetiva explicativa exemplos?
As orações subordinadas adjetivas são aquelas que dependem de uma oração principal e que têm valor de adjetivo no enunciado. Muitas vezes, essas orações podem ser substituídas por um adjetivo, já que funcionam como um. Observe: Os filmes que fizeram sucesso foram indicados ao Oscar.
Como decorar as orações subordinadas?
- 1 Faça resumos.
- 2 Faça mapas mentais.
- 3 Resolva muitos exercícios.
- 4 Faça conexões.
- 5 Utilize material impresso.
Quais são os 5 tipos de orações coordenadas exemplos?
Os tipos são: oração coordenada sindética aditiva, adversativa, alternativa, explicativa e conclusiva.
Qual a diferença entre as orações subordinadas adjetivas explicativas e restritivas?
As orações adjetivas restritivas são aquelas que limitam uma parte do todo e não são separadas por pontuação, já as orações adjetivas explicativas são aquelas que modificam um termo, tendo alguma informação a mais sobre ele, são separadas por pontuação, como vírgula, travessão ou parênteses.
O que é uma oração subordinada substantiva subjetiva?
Orações Subordinadas Substantivas são orações que exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções de sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto. Assim, a classificação sintática de uma oração subordinada substantiva depende do contexto.
Quanto tempo leva para retificar uma certidão?
O que é mais econômico fogão a gás ou elétrico?