Como identificar o predicativo do sujeito e do objeto?

Perguntado por: Melissa Constança Borges Pinho Anjos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (35 avaliações)

Conforme o próprio nome indica, o predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito e o predicativo do objeto atribui uma característica ao objeto (direto ou indireto). Exemplo com predicativo do sujeito: Ele é insuportável.

Como identificar o predicativo do objeto?

O predicativo do objeto aparece em predicados verbo-nominais, ou seja, predicados que têm dois núcleos: um núcleo nominal (composto por um nome, geralmente um substantivo) e um núcleo verbal (composto por um verbo).

Como faço para identificar o predicativo do sujeito?

O predicativo do sujeito é o termo da oração que complementa e caracteriza o sujeito, atribuindo-lhe uma qualidade. Aparece maioritariamente no predicado nominal, juntamente com um verbo de ligação.
...
Predicativo do sujeito
  1. Eu estou feliz.
  2. Minha avó anda cansada.
  3. Nós somos só duas.
  4. Meu caderno é este.

Como identificar sujeito verbo e objeto?

Em tipologia linguística, Sujeito-Verbo-Objeto (ou SVO) é uma estrutura oracional na qual o sujeito surge primeiro, seguido do verbo e por último o objeto. As línguas podem ser classificadas de acordo com a sequência deste elementos dominante.

Qual é a diferença entre sujeito e objeto?

O sujeito e o objeto não se confundem, mas se estruturam de maneira concomitante. São constituídos em uma série confusa e ao mesmo tempo rígidas de saberes e configurações de poder. O sujeito faz o objeto do conhecimento da mesma maneira que o objeto do conhecimento é um determinante na constituição do sujeito.

Predicativo do Sujeito x Predicativo do Objeto - Com Professor Noslen

34 questões relacionadas encontradas

O que é sujeito ou objeto?

Ambos têm como função atribuir uma característica a outro termo da oração. Conforme o próprio nome indica, o predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito e o predicativo do objeto atribui uma característica ao objeto (direto ou indireto).

O que é predicativo exemplos?

Predicativo é o termo que confere ao sujeito ou ao objeto uma qualidade, uma característica. Existem dois tipos de predicativo: o PREDICATIVO DO SUJEITO e o PREDICATIVO DO OBJETO. Ex: Ela entrou em casa apressada.

Em quais verbos podemos encontrar predicativo do objeto?

O predicativo do objeto só ocorre em predicados verbo-nominais, ou seja, em predicados que apresentam dois núcleos: um verbal e um nominal. O núcleo verbal do predicado é um verbo intransitivo ou transitivo (direto, indireto ou direto e indireto).

Como se identifica o objeto direto?

Objeto direto

Os objetos diretos sempre complementam verbos transitivos diretos, ou seja, aqueles que precisam de algo que complete seu sentido na oração. Sem esse complemento, a ação do verbo é considerada incompleta. Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração.

O que é objeto indireto exemplos?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

O que é objeto direto exemplo?

(o filho = objeto direto) Você conhece o José? (o José = objeto direto) Convidei meus amigos para a festa. (meus amigos = objeto direto), (para a festa = objeto indireto).

Quais são os objeto direto?

Semanticamente falando, o objeto direto é o resultado de uma ação verbal, o ser ao qual se dirige a ação verbal ou o conteúdo da ação verbal. O objeto direto pode ser representado por um substantivo, pronome, numeral, palavra ou expressão substantivada e, ainda, oração substantiva.

O que é um objeto direto exemplos?

O Objeto Direto é um termo integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos. Trata-se de um tipo de Complemento Verbal que integra-se ao sentidos dos Verbos de maneira direta, sem a mediação de outra palavra. Veja o exemplo: Maria Cristina fez acarajé.

O que é predicativo do verbo?

Verbo predicativo é um verbo que selecciona um argumento com a função sintáctica de predicativo de sujeito, que pode ser de categoria nominal («Ele é jornalista»), ou adjectival («Ele é inteligente»). Em relação ao predicado, observem-se as seguintes frases: ... Designam-se, por isso, expressões referenciais ou argumentos.

Quais são os verbos transitivos diretos?

Os verbos classificados como transitivos diretos são aqueles que precisam de um objeto direto para completar o sentido na frase, mas que não demandam preposição obrigatória. É importante dizer que o objeto direto responde às perguntas: “o que?” ou “quem?”.

Como identificar um predicado verbo-nominal?

Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Ex: Os jogadores andam pelo gramado. Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome. Ex: Os jogadores andam pelo gramado cansados.

Quais são os tipos de predicados?

Tradicionalmente, distinguimos o predicado de uma oração em três tipos, a depender de que elemento figura como seu núcleo: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal.

O que é adjetivo predicativo?

Termo que qualifica (positivamente ou não) o sujeito de uma oração. O que qualifica (positivamente)algo ou alguém.

Como saber se é um adjunto adnominal?

Adjunto adnominal é o termo acessório da oração que tem a função de caracterizar ou determinar um substantivo. Isso pode ser feito através de artigos, adjetivos e outros elementos que desempenhem a função adjetiva. Exemplo: As melhores receitas foram deixadas pelos nossos avós.

Quais são os tipos de sujeito?

Os tipos de sujeito se classificam em cinco categorias: simples, composto, indeterminado, oculto e oração sem sujeito. Falando em tipos de sujeito, já estudamos um pouquinho sobre eles. Caso não se lembre, acesse o texto “oração: sujeito e predicado”.

Como classificar um objeto?

Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos. Um desses complementos, o objeto indireto, é acompanhado obrigatoriamente por preposição, enquanto o objeto direto na maior parte das vezes não é acompanhado por preposição.

O que é objeto na língua portuguesa?

O objeto direto e o indireto são termos integrantes da oração que completam o sentido dos verbos transitivos. - vem sempre associado a um verbo transitivo; - liga-se ao verbo sem preposição, exigida por este; - indica o paciente, o alvo ou o elemento sobre o qual recai a ação verbal.

O que é objeto exemplo?

Significado de Objeto

substantivo masculino Algo que se consegue perceber pelos órgãos sensoriais, nomeadamente pela pele, língua, nariz, ouvidos e olhos. Causa, motivo de um sentimento, de uma ação: o objeto do desejo. Tudo o que se oferece ao espírito, que o ocupa: objeto de preocupação.

O que é algo indireto?

Significado de Indireto

Que não usa de franqueza: crítica indireta. Que se faz por intermédio de outrem: pedido indireto. Que se faz com interrupção de tempo ou lugar: comunicações indiretas. Gramática Diz-se do complemento verbal (objeto indireto) que é introduzido por uma preposição obrigatória.

O que são pronomes objetos diretos?

O objeto direto é formado por um nome, em geral um substantivo. Esse nome pode vir substituído por um pronome. Quando isso ocorre, o pronome empregado deve ser o pronome oblíquo (me, te, o, se e etc.). O pronome reto (eu, tu, ele e etc) ocupa sempre a posição de sujeito da oração.

Artigo anterior
Quanto ganha um motorista de Fiorino autônomo?
Artigo seguinte
Quem foi considerado o primeiro ator do mundo?