Como identificar o objeto indireto?

Perguntado por: José Rodrigues Mota  |  Última atualização: 30. Oktober 2024
Pontuação: 5/5 (51 avaliações)

O objeto indireto é um complemento verbal, ou seja, é o termo da oração que complementa o sentido do verbo, seguindo-se a ele. Sem o objeto indireto, o verbo ficaria com uma significação incompleta.

Como descobrir o objeto direto e indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas.

Quando o objeto e indireto?

O objeto indireto é um complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos. Como você já sabe, verbos transitivos são aqueles que necessitam de um termo que integre o seu sentido. Veja abaixo um exemplo desse tipo de verbo em uma oração: Pedro gosta de chocolate.

Como saber se é objeto direto?

Objeto direto é um termo integrante da oração e atua como complemento de um verbo transitivo. Assim, é unido a ele de maneira direta (sem preposição). Podem exercer esse papel o substantivo ou um vocábulo substantivado, os pronomes oblíquos e o pronome substantivo.

Como saber se é OD ou OI?

Na sintaxe, as palavras que se ligam ao verbo e complementam seu sentido podem ser divididas em duas categorias: objeto direto e indireto. O primeiro tipo não necessita de preposição, mas o segundo só tem sentido completo se tiver uma preposição entre ele e o verbo.

O Que é Objeto Direto? O que é Objeto Indireto? (Qual é a Diferença?)

27 questões relacionadas encontradas

Como identificar o objeto em uma frase?

Embora o objeto direto apareça na oração sem ser precedido por uma preposição, há algumas situações em que isso pode acontecer. O objeto direto pode vir precedido da preposição a quando o verbo expressa sentimentos e o objeto direto se refere: a um pronome oblíquo tônico: Ele ama a mim.

O que é o objeto direto exemplos?

O objeto direto é um termo da oração que complementa um verbo transitivo direto sem preposição, recebendo diretamente a ação verbal. Por exemplo, na frase "Eu li o livro", "o livro" é o objeto direto, pois é quem recebe diretamente a ação de ler.

Quais os tipos de objeto indireto?

O objeto indireto pode ser expresso por:
  • a) Substantivo ou palavra substantivada:
  • b) Pronome (substantivo):
  • c) Numeral:

O QUÊ como objeto direto?

O objeto direto é sintaticamente classificado como complemento de um verbo transitivo direto. Pode ser preposicionado ou não. Objeto direto, do ponto de vista da sintaxe, é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto, sendo então classificado como complemento verbal.

O que é direto e indireto?

O discurso direto é a maneira de dizer de forma exata a fala de uma personagem. O discurso indireto é a reprodução da fala de uma personagem por meio do narrador. Assim, ele fala pela personagem.

Quando o pronome lhe é objeto indireto?

Pronome pessoal oblíquo, "lhe" funciona como objeto indireto (complemento de verbo ligado por preposição). É equivalente a "a ele", "a ela", "a você", "ao senhor" : "Obedecemos aos nossos pais." "Obedecemos-lhes."

Como saber se o verbo é Vtd ou VTDI?

O verbo transitivo direto liga-se diretamente ao seu objeto. O verbo transitivo indireto liga-se ao objeto por meio de preposição. O verbo transitivo direto e indireto tem dois objetos: liga-se a um deles diretamente e ao outro por meio de preposição.

Como identificar um verbo transitivo direto e indireto?

Como dissemos no começo do artigo, os verbos transitivos podem ser diretos ou indiretos.
  1. Os verbos transitivos diretos são aqueles em que o complemento verbal não é regido por preposição.
  2. Os verbos transitivos indiretos são aqueles em que o complemento verbal é regido por preposição.

Qual pergunta fazer ao verbo transitivo indireto?

Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto. O objeto indireto responde, principalmente, às perguntas de quê? para quê? de quem? para quem?

Como identificar verbo direto?

Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.

O que é um verbo indireto?

Então, os verbos transitivos indiretos estão sempre acompanhados por preposição. Você pode recordar isso a partir da palavra indireto, afinal, o verbo não se liga diretamente no complemento, mas precisa de um mediador (preposição) para se ligar indiretamente a ele.

Quais são os verbo intransitivo?

Os principais verbos intransitivos são:
  • Verbo nascer;
  • Verbo morrer;
  • Verbo viver;
  • Verbo voltar;
  • Verbo chegar;
  • Verbo andar;
  • Verbo chorar;
  • Verbo cair;

Como identificar o núcleo do objeto direto?

Como “demandas” é a palavra que dá significado a entrega ela é chamada de núcleo do objeto direto. Nesse caso, em particular, temos um verbo bitransitivo. Quem entrega, entrega algo a alguém. Por isso “aos clientes” é o objeto indireto (e “clientes” é o núcleo).

E é um verbo de ligação?

Verbo de ligação é o verbo que expressa um estado permanente, transitório ou aparente. Ele também pode apontar uma mudança ou continuação de estado. O termo que indica o estado ou a qualidade do sujeito é chamado de predicativo do sujeito.

Como identificar aposto e vocativo?

O vocativo é um elemento isolado da oração e, portanto, independente, servindo para chamar a atenção do interlocutor. O aposto, por sua vez, é um termo ligado a outro elemento da oração e serve para explicar, determinar ou especificar o elemento ao qual está ligado.

Como saber se é uma preposição?

A preposição é uma palavra invariável, ou seja, não é alterada em número (singular/plural) ou gênero (masculino/feminino). Obrigatoriamente deve estar antes de um termo, que pode ser substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio.

Artigo anterior
Como tornar a agricultura brasileira sustentável?
Artigo seguinte
Quais são as características do kickboxing?