Como identificar o complemento da oração?

Perguntado por: Patrícia Gabriela Loureiro Pereira  |  Última atualização: 17. Januar 2025
Pontuação: 4.1/5 (5 avaliações)

Como identificar o complemento nominal na oração? O complemento nominal costuma vir após o termo complementado por ele. Além disso, o complemento nominal vem acompanhado de uma preposição, que faz a ponte entre o termo complementado e o próprio complemento.

Como saber o complemento da oração?

O complemento utilizado para concluir o sentido dos verbos transitivos diretos na oração devem responder às seguintes perguntas: “o quê?” ou “quem?”. Os objetos diretos podem ser representados por: substantivos, pronomes substantivos, pronomes oblíquos átonos ou orações subordinadas substantivas objetivas diretas.

Como identificar o complemento em uma frase?

Para identificar o complemento nominal na oração, você precisa localizar o nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Em seguida, é necessário conhecer a sua possível regência, isto é, saber qual preposição esse nome exige para se unir a um complemento.

Como identificar o complemento do verbo?

Geralmente encontrado no final da sentença, o complemento verbal é a palavra usada para completar o significado do verbo ao qual ele procede e a sua ausência compromete todo o entendimento da frase. Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto.

Quais são os tipos de complementos?

Tipos de complemento verbal
  • Objeto direto. É o complemento verbal que se liga ao verbo diretamente, sem a necessidade de uma preposição que faça essa conexão. ...
  • Objeto direto pleonástico. ...
  • Objeto indireto. ...
  • Objeto indireto com pronomes pessoais oblíquos. ...
  • Objeto indireto pleonástico.

O QUE É ADJUNTO ADNOMINAL?

32 questões relacionadas encontradas

O que é o complemento de uma frase?

Complemento verbal é o termo da oração que completa ou integra o sentido de verbos transitivos. Esses termos com essa função podem ser: a) Objeto direto: É o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo direto, ou seja, é o complemento que está ligado ao verbo sem a presença de preposição.

Qual é o complemento do verbo querer?

Objeto Direto (completa os verbos transitivos diretos)

(“Quem quer, quer algo”) Este “algo” é o complemento do verbo querer.

Quais são os complementos nominais?

O complemento nominal é um dos termos integrantes da oração, que são aqueles que completam o sentido de nomes e verbos no enunciado. Ele acompanha especificamente outros nomes no enunciado, como substantivos abstratos, adjetivos e advérbios.

Quais verbos precisam de complemento sem preposição?

O verbo transitivo direto é aquele que exige complemento e se liga diretamente a ele, sem a necessidade de preposição.

Quando o verbo precisa de complemento?

Já os verbos transitivos necessitam de um complemento, isto é, de um objeto direto (sem preposição) ou indireto (com preposição). Os verbos também podem ser transitivos diretos e indiretos ao mesmo tempo.

Como identificar cada tipo de oração?

Como identificar uma oração

Orações podem ser identificadas por meio da presença ou da ausência de verbos nas construções sintáticas e da presença de conectivos como conjunções e locuções conjuntivas.

O que é sujeito verbo e complemento?

O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo. O predicado é composto de verbo, objeto e complementos, estando relacionado ao sujeito quando ele existe na oração.

O que é verbo que não tem complemento?

Verbos que não precisam de complemento

Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.

Qual é o complemento verbal que tinha gostado?

​ um objeto direto.

Como identificar o objeto direto e indireto?

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas. Ao filho a mãe apanhou.

Qual é o complemento do verbo de ligação?

Ex.: Meu cachorro morreu; transitivos diretos (VTD) — precisam de complemento sem preposição. Ex.: Eu estudo Veterinária; transitivos indiretos (VTI) — pedem complemento com preposição.

Como identificar a regência verbal em uma frase?

Regência verbal: veja como identificar

Com isso, a primeira dica é: observe o contexto no qual a sentença está inserida para averiguar como o verbo age em relação aos seus complementos ou adjuntos, pois, ao identificar a circunstância de inserção do verbo, você será capaz de descobrir sua transitividade.

Artigo anterior
Como receber código promocional PicPay?
Artigo seguinte
O que é ebó de cabeça?