Como identificar deficiência intelectual?
Perguntado por: Valentim Jorge Campos de Gomes | Última atualização: 23. April 2022Pontuação: 4.7/5 (53 avaliações)
- Dificuldade de aprendizagem e de entendimento;
- Dificuldade de adaptação a qualquer ambiente;
- Falta de interesse nas atividades do dia-a-dia;
- Isolamento da família, dos colegas ou da professora, por exemplo;
- Dificuldade de coordenação e concentração.
Como avaliar suspeita de Deficiência Intelectual?
Como é feito o diagnóstico de deficiência intelectual
O diagnóstico é feito por uma avaliação neurológica, além de relato da escola e avaliação com psicoterapeutas para melhor quantificação do grau de inteligência (através de escalas específicas).
Como se caracteriza a Deficiência Intelectual?
Caracteriza-se por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades conceituais, sociais e práticas. Indivíduos com Deficiência Intelectual apresentam funcionamento intelectual significativamente inferior à média.
O que define um diagnóstico de Deficiência Intelectual?
A deficiência intelectual (DI) é uma condição clínica caracterizada por limitações evidentes no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, este último expresso como habilidades adaptativas conceituais, sociais e práticas e as limitações devem estar presentes antes dos 18 anos7.
Quais são os critérios diagnósticos de deficiência intelectual Segundo o dsm-5?
A deficiência no funcionamento Intelectual requer um défice cognitivo de, aproximadamente, 2 ou mais desvios-padrão no quociente de inteligência (QI), situando-se abaixo da média da população para uma pessoa da mesma idade e grupo cultural.
Deficiência Intelectual - Sintomas e Tratamento
Quais doenças são consideradas deficiência intelectual?
- retardo mental leve (Q.I. entre 50-69);
- retardo mental moderado (Q.I. entre 35-49);
- retardo mental grave (Q.I. entre 20-40);
- retardo mental profundo (Q.I. abaixo de 20).
Quais são as principais causas da deficiência intelectual?
- Distúrbios cromossômicos e genéticos;
- Síndromes genéticas;
- Distúrbios metabólicos;
- Doenças maternas;
- Prematuridade;
- Distúrbios Neonatais;
- Lesão ao nascimento;
- Lesão cerebral traumática;
Como avaliar os alunos com deficiência intelectual?
- Estabeleça um ambiente de confiança.
- Divida o conteúdo e a avaliação em pequenas partes.
- Revise o conteúdo antes da avaliação.
- Adote diferentes formas de avaliar os alunos.
- Trabalhe com estratégias diferentes para cada tipo de deficiência.
- Ajude com a avaliação, caso necessário.
Como avaliar retardo mental?
- Retardo mental leve (Qi entre 50-69)
- Retardo mental moderado (Qi entre 35-49)
- Retardo mental grave (Qi entre 20-40)
- Retardo mental profundo (Qi abaixo de 20)
Como o profissional psicólogo pode avaliar uma pessoa para diagnosticar a deficiência intelectual?
A inteligência é avaliada por meio do Quociente de Inteligência (QI) obtido por testes padronizados. O resultado de uma pessoa com Transtorno de Desenvolvimento Intelectual nessa avaliação situa-se em 75 ou menos.
Como avaliar um aluno com dificuldades de aprendizagem?
- Observar o comportamento do aluno durante a aula. Verifique atentamente o comportamento da turma e, se possível, em quais disciplinas ela demonstra mais dificuldade. ...
- Verificar o desempenho nas atividades e provas. ...
- Analisar a escrita e a leitura do estudante.
Como é realizada a avaliação dos alunos especiais?
A avaliação pedagógica em educação especial possui determinadas especificidades que dificultam a interpretação do professor acerca de sua operacionalização. Essas dificuldades podem ser pontuadas pelo próprio processo de construção da área de educação especial como uma área de conhecimento específico.
Como avaliar o aprendizado de um aluno de inclusão?
A avaliação inclusiva deve estar atrelada à atenção diversificada, mediante a adaptação do currículo às diferenças características e necessidades educativas de cada educando. Ou seja, devemos ter atenção às especificidades de cada aluno.
Quais as principais características dos alunos com deficiência mental?
- Dificuldade de aprendizagem e de entendimento;
- Dificuldade de adaptação a qualquer ambiente;
- Falta de interesse nas atividades do dia-a-dia;
- Isolamento da família, dos colegas ou da professora, por exemplo;
- Dificuldade de coordenação e concentração.
Quais as principais dificuldades apresentadas por crianças com deficiência intelectual no processo de aprendizagem?
A deficiência prejudica a limitação de habilidades como comunicação, coordenação, algumas vezes equilíbrio, no desempenho de autocuidado. A aprendizagem do aluno com deficiência intelectual pode ser individual ou criando estratégias de ensino/didático em grupos; às vezes depende de cada situação.
O que pode ser considerado deficiência mental?
A deficiência mental pode ser caracterizada por um quociente de inteligência (QI) inferior a 70, média apresentada pela população, conforme padronizado em testes psicométricos ou por uma defasagem cognitiva em relação às respostas esperadas para a idade e realidade sociocultural, segundo provas, roteiros e escalas, ...
Qual a diferença entre doença mental e deficiência intelectual?
Em resumo, a principal diferença entre deficiência intelectual e doença mental é que, na deficiência intelectual, há uma limitação no desenvolvimento das funções necessárias para compreender e interagia com o meio, enquanto na doença mental, essas funções existem mas ficam comprometidas pelos fenômenos psíquicos ...
Qual a diferença entre autismo e deficiência intelectual?
O autismo, por outro lado, é definido principalmente por dificuldades sociais, problemas de comunicação e comportamentos repetitivos. No entanto, a deficiência intelectual vem com um conjunto de atrasos no desenvolvimento que podem incluir dificuldades sociais e que podem confundir os médicos.
Como deve ser a avaliação do aluno?
Considera-se que uma das melhores maneiras de se avaliar um aluno inicialmente, é propondo a ele uma situação – problema, no qual ele irá vivenciar o momento e buscar uma forma de resolver dentro dos limites de seus conhecimentos.
Como é feito o diagnóstico da educação especial?
AEE e laudo médico
O atendimento educacional especializado é garantido aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação. Contudo, para ser atendido, o aluno não é obrigado a apresentar um diagnóstico.
Como fazer um relatório de um aluno especial?
O documento deve conter as características dos alunos para que os pais estejam cientes do que acontece com os filhos. Por isso, é muito importante que o educador tome cuidado com as palavras utilizadas no documento. Principalmente pelo relatório ficar anexado ao histórico do estudante. Então, cuidado com ambiguidades.
O que significa F70?
CID10 - F70 - Retardo Mental Leve.
O que significa o CID 72?
CID10 - F72 - Retardo Mental Grave.
O que significa o CID 71?
Sendo assim, a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, mais conhecida por Código Internacional de Doenças (CID). O número 10, ao lado da sigla, indica a versão do documento.
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