Como identificar apendicite no exame físico?

Perguntado por: Mateus Flávio Monteiro Marques  |  Última atualização: 22. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (54 avaliações)

Os principais sintomas que podem indicar apendicite são:
  1. Mal-estar geral;
  2. Dor abdominal intensa no lado inferior direito;
  3. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º);
  4. Náuseas ou vômitos;
  5. Prisão de ventre ou diarreia;
  6. Perda de apetite;
  7. Barriga inchada;
  8. Excesso de gases.

Como identificar apendicite exame físico?

sinais clássicos da apendicite aguda:
  1. Sinal de. Blumberg: dor à descompressão brusca em fossa. ilíaca direita;
  2. Sinal de Rovsing: dor à palpação profunda em fossa ilíaca. direita e flanco direito;
  3. Sinal de. Lapinsky: dor à palpação profunda no ponto de.

Como identificar apendicite em casa?

Sintomas
  1. Enjoo.
  2. Perda de apetite.
  3. Calafrios.
  4. Febre.
  5. Apatia.
  6. Constipação.
  7. Diarreia.
  8. Distensão e rigidez abdominal.

O que é o sinal de Lapinsky?

Sinal de Lapinski: Dor à compressão do ceco contra a parede posterior do abdome, enquanto o doente eleva o membro inferior direito. Pode ser indicativo de apendicite. Sinal do Psoas: Dor à extensão da coxa direita sobre o quadril contra a resistência em decúbito lateral esquerdo. Pode ser indicativo de apendicite.

O que é sinal de Blumberg positivo?

Sinal para pesquisa de peritonite de etiologia apendicular. O sinal é positivo quando, ao comprimir-se o abdómen na fossa ilíaca direita, a descompressão brusca desperta uma dor aguda.

SINAL DE BLUMBERG - APENDICITE

43 questões relacionadas encontradas

Qual o sinal positivo para apendicite?

Podemos observar vômitos e alteração do hábito intestinal (tipicamente, diarreia), em geral pouco recorrentes (mais comuns nas gastroenterites agudas) e febre (mais baixa enquanto não houver complicação supurativa).

Como fazer o sinal de Murphy?

- Sinal de Murphy: QSD, sob borda hepática, comprimir e solicitar ao paciente que inspire profundamente. A resposta de dor intensa no ponto pressionado e a interrupção súbita da inspiração caracterizam o sinal de Murphy, indicativo de colecistite aguda.

O que é o sinal de Murphy?

O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.

O que é sinal de Carnett?

A dor normalmente é localizada e aumenta com a contração dos músculos abdominais. O sinal de Carnett, em que a dor ou a sensibilidade aumenta com a tensão intencional dos músculos abdominais, pode ser obtido no exame físico nestes casos(14).

O que é o sinal de Kehr?

O sinal de Kehr é um sinal médico de ocorrência de dor aguda no ombro devido a presença de sangue ou outros irritantes na cavidade peritoneal homolateral quando uma pessoa está deitada e com as pernas elevadas. O sinal de Kehr no ombro esquerdo é considerado um sinal clássico de ruptura de baço.

Onde apalpar para saber se é apendicite?

Para detectar apendicite, o médico (geralmente um clínico geral) escuta o histórico de sintomas do paciente e parte para um exame físico, que consiste, principalmente, em apalpar o abdômen da pessoa.

Como apalpar apendicite?

O exame físico (a palpação) indica as chances de apendicite. Se quando aperta a região dói, e quando solta dói mais ainda, as chances são bem grandes. Outros exames que ajudam são os de imagem, como ultrassom e tomografia.

Como apalpar para saber se é apendicite?

O diagnóstico inicial da apendicite é feito através da avaliação dos sintomas, como dor localizada na parte inferior direita do abdômen e/ou dor em volta do umbigo, que se inicia de forma repentina, leve e pode piorar dentro de algumas horas.

O que pode ser confundido com apendicite?

Obstrução intestinal

Os sintomas que podem surgir nesta situação são dificuldade para evacuar ou eliminar gases, inchaço da barriga, náuseas ou dor abdominal, que são muito semelhantes a situações de apendicite. Caso surjam estes sintomas, é muito importante procurar assistência médica o mais brevemente possível.

Como saber se é começo de apendicite?

A evolução da apendicite varia de pessoa para pessoa, mas geralmente segue um padrão:
  1. Início da dor: geralmente começa na parte central da barriga e se move para o lado inferior direito do abdômen em algumas horas.
  2. Aumento da dor: tende a aumentar em intensidade ao longo de 12 a 18 horas.

Quando suspeitar de apendicite?

Sintomas da apendicite

A dor começa na parte superior do abdômen ou ao redor do umbigo e depois surgem náuseas e vômitos e então, após algumas horas, a náusea passa e a dor muda para a parte inferior direita do abdômen.

O que é sinal de Chandelier?

A mobilização do colo uterino, provocando dor pélvica, é altamente sugestiva de doença inflamatória pélvica e não de apendicite. Esta manobra, quando positiva, é conhecida como sinal de Chandelier.

São sinais indicativos de apendicite percebidos na palpação do abdome?

Nesse eixo, pode-se observar os sinais clássicos da apendicite aguda:
  • Sinal de Blumberg: dor à descompressão brusca em fossa ilíaca direita;
  • Sinal de Rovsing: dor à palpação profunda em fossa ilíaca direita e flanco direito;

Quais as manobras de apendicite?

Pacientes com Apendicite procuram se movimentar o mínimo possível devido à irritação peritoneal, então movem-se devagar e com cautela. Quando deitados, assumem uma atitude característica: permanecem em decúbito dorsal com as pernas fletidas (posição antálgica).

Como fazer o teste de Blumberg?

A pesquisa do sinal é feita no ponto de McBurney, também chamado de ponto apendicular. É traçado uma linha que liga a cicatriz umbilical com a espinha ilíaca ântero-superior. Divide-se esta linha em 3 partes, sendo o ponto referido o local que corresponde ao encontro do terço médio com o terço distal da linha.

Como fazer o sinal de McBurney?

Com o paciente em decúbito dorsal, é feita a análise da anatomia abdominal, localizada entre o umbigo e a crista ilíaca direita. Inicialmente McBurney colocou como medida 1,5 a 2,0 polegadas (3,8 a 5,0 cm) de uma extremidade superior do lado direito do osso pélvico, fazendo uma linha imaginaria até o umbigo.

Como descrever abdome agudo?

No abdome agudo hemorrágico, a dor é intensa, com rigidez e dor à descompressão; há sinais de hipovolemia/choque, como hipotensão, taquicardia, palidez e sudorese.

Como descrever dor abdominal?

Avaliação da dor abdominal aguda
  1. Dor intensa.
  2. Sinais de choque (por exemplo, frequência cardíaca acelerada, baixa pressão arterial, sudorese e confusão)
  3. Sinais de peritonite (por exemplo, dor constante que faz a pessoa se curvar e/ou dor que piora com toque suave ou quando há contato com a cama)
  4. Inchaço do abdômen.

O que significa som Timpanico no abdome?

Som semelhante ao da percussão de um tambor e que é audível, por exemplo, quando se faz a percussão digital de um abdómen com uma quantidade excessiva de ar ou gás na cavidade peritoneal ou nos intestinos.

O que é um abdômen globoso?

O abdome globoso é arredondado, com distensão generalizada, havendo uma quantidade variável de gordura, com ou sem flacidez do sistema músculo-aponeurótico (Figs. 2a - 2c). O abdome flácido apresenta pele redundante, lassa e frouxa, encontrando-se estrias com freqüência (Figs. 3a - 3c).

Artigo anterior
Como saber se a pessoa é descendente de italiano?
Artigo seguinte
Qual função do pus?