Como identificar alcalose respiratória?

Perguntado por: Lorena Soares de Tavares  |  Última atualização: 17. März 2025
Pontuação: 5/5 (56 avaliações)

A alcalose respiratória pode ser aguda ou crônica. A forma crônica é assintomática, mas a aguda causa tontura, síncope, confusão, parestesias e cãibras. Os sinais incluem hiperpneia ou taquipneia e espasmo carpopodal. O diagnóstico é clínico e com medidas de gasometria arterial (GA) e eletrólitos séricos.

Qual a diferença entre alcalose metabólica e respiratória?

A alcalose é uma excessiva alcalinidade sanguínea (uma medida do pH sanguíneo) provocada por um excesso de bicarbonato no sangue ou pela perda de ácido no sangue (alcalose metabólica) ou por um baixo nível de dióxido de carbono no sangue decorrente de respiração rápida ou profunda (alcalose respiratória).

Qual o valor da alcalose respiratória?

A alcalose respiratória é definida como o pH maior que 7.45 com uma PaCO2 inferior a 35 mmHg. Ocorre quando o sistema respiratório elimina o CO2 mais rapidamente do que este é produzido.

Como saber se a acidose é metabólica ou respiratória?

Os distúrbios acidobásicos metabólicos são aqueles que alteram primariamente os valores do HCO3 na gasometria, já os respiratórios, modificam primariamente os valores de pCO2 na gasometria.

Quais são os sintomas da alcalose?

Os sintomas mais comuns entre eles são: irritabilidade, contração muscular e cãibras, além de formigamento das mãos e pés e ao redor dos lábios. Em alguns casos, o paciente pode não sentir nenhum sintoma, no entanto, casos mais graves podem apresentar sintomas mais severos, como, espasmos musculares dolorosos.

Acidose e alcalose respiratória

36 questões relacionadas encontradas

O que a alcalose respiratória faz?

A alcalose respiratória ocorre quando há um aumento da ventilação minuto no paciente, ocasionando uma redução da pressão parcial de gás carbônico (PaCO2) no sangue. Ou seja, quanto maior a frequência respiratória, maior será a eliminação de CO2!

O que causa alcalose respiratória?

As principais causas de alcalose respiratória são: Dor. Febre. Ansiedade.

O que significa PCO2 alto na gasometria?

Portanto, a PCO2 arterial representa o equilíbrio entre a produção de CO2 tecidual e a remoção de CO2 pulmonar. Uma PCO2 elevada indica, usualmente, inadequada ventilação (Hipoventilação) e, consequentemente, acidose respiratória.

O que é PCO2 e pO2 na gasometria?

A gasometria e seus principais parâmetros

O pH é o logaritmo negativo da concentração de íons hidrônio (H3O+); a pO2 é a quantidade de moléculas de oxigênio dissolvidas no sangue e a pCO2 é a quantidade de moléculas de gás carbônico dissolvidas no sangue, estas duas últimas expressas na forma de pressão parcial.

Quando o PCO2 está baixo o que significa?

A pCO2 dentro da faixa esperada indica que está acontecendo a compensação e teremos acidose metabólica compensada. Se estiver abaixo do valor mínimo, está acontecendo uma maior hiperventilação e, assim, também existe alcalose respiratória.

Qual Exame de sangue detecta alcalose?

Na alcalose metabólica, ocorre um aumento de HCO3 na gasometria e, consequentemente, elevação do pH (alcalose). A resposta compensatória deve ser uma hipoventilação a fim de reter o CO2. Para avaliar essa resposta compensatória, calcula-se o valor do pCO2 através da fórmula: pCO2 = [HCO3] + 15 ± 2.

Quando é uma alcalose?

Alcalose ocorre quando o pH ultrapassa 7,45, e pode ser provocada pela perda de ácidos com vômitos prolongados ou desidratação, administração venosa ou ingestão de bases, ou hiperventilação (por aumento da eliminação de ácido sob a forma de CO2).

O que fazer na acidose respiratória?

O tratamento da acidose respiratória depende da causa subjacente e da gravidade dos sintomas. Em casos leves, o tratamento pode envolver a correção da causa subjacente, como a administração de oxigênio em pacientes com insuficiência respiratória aguda ou a administração de broncodilatadores em pacientes com DPOC.

O que é pO2 baixo na gasometria?

Interpretação clínica: Gasometria venosa: * Avaliação indireta do débito cardíaco através da comparação da pO2 venosa com a arterial: diferença arteriovenosa com pO2 venoso baixo pode significar baixo débito; * Avaliação de shunt sistêmico: pequena diferença arteriovenosa com aumento progressivo da pO2 venosa, indica ...

Como saber se a gasometria está compensada ou descompensada?

Se a pCO2 estiver dentro da faixa esperada significa que está ocorrendo compensação. Assim, temos uma acidose metabólica COMPENSADA. Se estiver abaixo do valor mínimo esperado significa que está ocorrendo uma hiperventilação maior do que deveria e, por isso, existe também uma alcalose respiratória associada.

O que acontece quando a PCO2 aumenta?

O aumento do PCO2 leva à depressão do centro respiratório, o que, pela hipoventilação, causa um aumento contínuo do CO2, até o tratamento e reversão da causa inicial ou morte; este tratamento, dependendo da gravidade do paciente avaliado, pode utilizar ventiladores mecânicos para o auxílio à ventilação.

Qual é o PCO2 normal?

PCO2 (pressão parcial de gás carbônico): 35 - 45 mmHg.

Qual o normal do pO2 na gasometria?

A PaO2 normal (ou pO2) é de 80 a 100 mmHg ao nível do mar. A pO2 diminui no idoso; o valor de indivíduos de 60 a 80 anos de idade varia de 60 a 80 mmHg. Refere-se à quantidade de oxigênio ligado à hemoglobina.

Qual a função do PCO2?

pCO2, ou PaCO2, corresponde a pressão parcial de CO2 (gás carbônico) no sangue arterial e exprime a eficácia da ventilação alveolar, dada a grande difusibilidade deste gás.

Quais variáveis se alteram na acidose e alcalose respiratória e metabólica?

Acidose metabólica: HCO3 sérico baixo e pH arterial baixo; o hiato aniônico sérico pode estar aumentado ou normal. Alcalose metabólica: HCO3 sérico elevado e um pH arterial elevado. Acidose respiratória: PCO2 arterial elevada e um pH arterial baixo. Alcalose respiratória: PCO2 arterial baixa e pH arterial elevado.

O que fazer quando o paciente está com alcalose respiratória?

Como é feito o tratamento. O tratamento depende da causa da alcalose respiratória. Se a pessoa tiver uma respiração rápida causada por ansiedade, o tratamento baseia-se em diminuir a sua frequência respiratória, diminuindo a sua ansiedade e aumentando a quantidade de gás carbônico inspirado.

Quando ocorre a acidose respiratória?

A acidose respiratória aguda ocorre quando ocorre uma insuficiência abrupta da ventilação.

O que é uma acidose respiratória?

Os pontos chaves são: Acidose respiratória é acidemia + aumento de pCO2, relacionada a diminuição na frequência e/ou volume respiratório (hipoventilação), saber diagnosticar a causa ajuda na decisão para o tratamento, como fornecer ventilação adequada seja com IOT ou VNI, se necessário.

Como corrigir alcalose?

Para isso, a etiologia subjacente da alcalose deve ser tratada (por exemplo, tratar a causa do vômito, interromper ou reduzir a remoção das secreções gástricas, reduzir o conteúdo ácido das secreções gastrointestinais e, se possível, interromper a alça ou tiazida diuréticos).

Artigo anterior
Como se escreve 45 em ordinal?
Artigo seguinte
Como deixar um homem apaixonado mesmo à distância?