Como identificar afasia de Wernicke?

Perguntado por: Luciana Abreu  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (8 avaliações)

Quais os sintomas de afasia de Wernicke?
  1. dificuldade de entender o que os outros falam ou mesmo de perceber que o próprio discurso está truncado ou incorreto de alguma forma;
  2. trocar palavras, usar termos que não fazem sentido ou inventar palavras novas;
  3. não conseguir reconhecer símbolos visuais ou auditivos;
  4. agitação;

Como identificar a afasia?

Como identificar a Afasia de Broca
  1. A pessoa sente dificuldade em dizer palavras que querem, fazendo substituições que não fazem sentido no contexto;
  2. Dificuldade em construir uma frase com mais de duas palavras;

Qual a diferença entre a afasia de Broca e a afasia de Wernicke?

Enquanto na afasia de Broca, a fala é perturbada, mas a compreensão está intacta, na afasia de Wernicke, a fala é fluente, mas a compreensão é pobre. A afasia de condução é provocada por lesão do feixe arqueado, feixes que conectam a área de Broca com a área de Wernicke.

Qual exame detecta afasia?

A anamnese adequada e o exame neurológico, realizados por neurologistas experientes, associado aos resultados dos testes neuropsicológicos podem dar pistas a respeito da localização da lesão cerebral além da causa das afasias.

Como avaliar a afasia de Broca?

Os indivíduos com afasia de Broca frequentemente têm dificuldade de entender frases sintaticamente complexas ou semanticamente reversíveis (por exemplo, "toque no nariz depois de tocar no pé"), mas não têm muitos problemas para entender frases simples e semanticamente não reversíveis.

22 questões relacionadas encontradas

O que avalia o teste de Boston?

Um dos testes mais freqüentemente utilizados para avaliar a capacidade de nomeação por confrontação visual é o Teste de Nomeação Boston (TNB) (Boston Naming Test – BNT).

Como fazer uma anamnese fonoaudiológica?

Perguntas como: “Qual é a queixa que o trouxe aqui?”, ” Tem alguma doença atualmente ou já tratou de alguma?”, “Faz uso de algum medicamento?”, “Alguém da família tem algum problema semelhante?”. São bem comuns e quanto mais detalhes forem passados ao fonoaudiólogo, melhor será a anamnese.

O que a afasia pode causar?

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

Como recuperar afasia?

Fernanda Papaterra Limongi – O tratamento da afasia é feito pela estimulação da linguagem e é planejado especificamente para cada caso.

Quais são os tipos de afasia?

A American Stroke Association divide as afasias em três tipos principais: de Wernicke, de Broca e global.
  • Afasia de Wernicke. ...
  • Afasia de Broca. ...
  • Afasia global. ...
  • Orientações.

O que é a afasia de Wernicke?

A afasia de Wernicke é um tipo de distúrbio neurológico que afeta a capacidade de fala. Sem perceber ou notar que há algo de errado, o paciente inverte palavras e fala frases sem sentido. Ele consegue falar várias palavras em sequência, em um discurso aparentemente fluente mas que não faz sentido.

Qual é a função da área de Wernicke e de Broca?

Área de Wernicke /ˈvɛərnᵻkə/, também chamada de "área de fala de Wernicke", é uma das duas partes do córtex cerebral que está ligada à fala (a outra é a Área de Broca). Está relacionada ao conhecimento, interpretação e associação de informações, mais especificamente a compreensão da linguagem escrita e falada.

Qual é a função da área de Wernicke?

Área Auditiva Secundária - área de Wernicke corresponde a área 22 de Brodmann, responsável pela compreensão da palavra falada.

Qual afasia mais comum?

Os sinais variam de acordo com a extensão do dano e a região do cérebro afetada, sendo os mais comuns:
  • Dificuldade para falar – Afasia de Broca. ...
  • Dificuldade para compreender – Afasia de Wernicke. ...
  • Outros tipos.

Quem teve AVC pode voltar a falar?

Pode, mas depende de inúmeros fatores como: nível de conhecimento prévio (escolaridade, conhecimento de línguas, se esse cérebro era bem estimulado e ativo antes ou não), momento em que começou o tratamento, tempo de estimulação, tempo de internação, fatores emocionais associados como uma depressão, por exemplo.

O que fazer para voltar a falar depois de um AVC?

Para reduzir as limitações provocadas pelo AVC, a fisioterapia, terapia da fala e estimulação cognitiva podem resultar em ganho de autonomia e ajudar na recuperação. Além disso, o uso da eletricidade é um aliado no tratamento.

Como recuperar a fala?

Para pessoas com comprometimento mais grave, uma abordagem de estímulos (repetir palavras para a pessoa) e a abordagem de estímulo programado (falar palavras e apresentar objetos que podem ser tocados ou vistos) ajudam a recuperar a capacidade de usar a linguagem.

O que pode causar dificuldade para falar?

Uma pessoa com disartria não consegue articular e pronunciar bem as palavras devido a uma alteração no sistema responsável pela fala, envolvendo músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, o que pode proporcionar dificuldades na comunicação, engolir alimentos e o isolamento social.

Como cuidar de uma pessoa com afasia?

O tratamento da afasia é iniciado, na maioria dos casos, com sessões de terapia da linguagem no consultório de um fonoaudiólogo, através de atividades que estimulem as áreas do cérebro afetadas.

Qual lado do AVC afeta a fala?

Quando uma pessoa é ferida no lado esquerdo do cérebro, onde o centro de línguas está localizado (que se refletirá no lado direito do corpo), pode sentir a sua fala afectada e as competências linguísticas diminuídas (afasia). Afasia é um distúrbio de linguagem com prejuízo para a comunicação e compreensão auditiva.

Como realizar uma avaliação fonoaudiológica?

Como realizar uma boa avaliação fonoaudiológica?
  1. Coleta de dados, que pode ser realizada por meio de uma ficha de anamnese, questionário ou entrevista com o paciente.
  2. Verificar dados, informações de prontuários e relatórios obtidos de outros profissionais ou instituições.

O que é uma avaliação fonoaudiológica?

O processo de avaliação fonoaudiológica inclui entrevistas com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente, aplicação de testes e procedimentos para identificar as habilidades e as fragilidades no desenvolvimento.

O que é anamnese audiológica?

A anamnese permite que se tenha acesso à história audiológica do paciente. Deve ser realizada, independentemente da idade do indivíduo (FROTA, 2003). Em crianças pequenas e adultos e idosos que apresentam distúrbios de compreensão ou expressão muitas vezes é necessária a presença e as informações de um acompanhante.

O que avalia a Figura Complexa de Rey?

O Teste da Figura Complexa de Rey-Osterrieth é um dos testes neuropsicológicos mais utilizados e referendados dos em vários campos das Neurociências. Este método permite avaliar as habilidades de organização visuo-espacial, planejamento e desenvolvimento de estratégias, bem como memória.

Para que serve o teste de fluência verbal?

A prova de fluência verbal fornece informações acerca da capacidade de armazenamento do sistema de memória semântica, da habilidade de recuperar a informação guardada na memória e do processamento das funções executivas, especialmente, aquelas através da capacidade de organizar o pensamento e as estratégias utilizadas ...

Artigo anterior
Quem foi que criou o mundo?
Artigo seguinte
O que acontece se perder 20 pontos na carteira?