Como houve ou houveram?

Perguntado por: Leandro Fernando Baptista  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.5/5 (25 avaliações)

Devemos usar sempre 'houve', nunca 'houveram', pois o verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural.

Quando usar a palavra houveram?

O verbo "haver", no sentido de acontecer, existir ou tempo decorrido, é conjugado somente na terceira pessoa do singular, ou seja, houve. Isso significa que, seja no singular ou no plural, independentemente do restante da frase, a opção correta é, e sempre será, houve.

O que significa a palavra houveram?

1. Ter, possuir, estar na posse de. 2. Conseguir.

Como se escreve houve um problema?

Portanto, a forma correta é Houve problemas, sendo problemas o complemento (objeto) do verbo, não seu sujeito. A flexão indevida de haver é muito frequente no Brasil, mas nunca ocorre quando o verbo se encontra no presente, só em outros tempos.

Que Houver ou que houverem?

"Sabemos que o verbo haver empregado no sentido de existir é impessoal. Logo não flexiona. Entretanto, é comum verificar em textos de lei ou documentos jurídicos o vocábulo 'houverem'.

HAVIA ou HAVIAM? HOUVE ou HOUVERAM? Saiba como usar o verbo HAVER

43 questões relacionadas encontradas

Quando usar haver no plural?

Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Portanto, é errônea a flexão do verbo no plural. ... Não se pode, no entanto, afirmar que o verbo “haver” nunca vai para o plural.

Como escreve Haja do verbo agir?

Em comum, podemos afirmar que esses dois vocábulos são verbos e estão conjugados no modos Subjuntivo (primeira e terceira pessoas) e no Imperativo (terceira pessoa). No entanto, eles apresentam diferenças cruciais de significado. Haja é uma flexão do verbo haver, enquanto aja é uma flexão do verbo agir.

Como substituir a palavra houve?

1 existiu. Aconteceu: 2 aconteceu, ocorreu, sucedeu, passou-se, deu-se, realizou-se, foi, desenrolou-se, processou-se, efetuou-se, verificou-se.

Pode haver algum problema pode haver vários problemas?

Quanto ao uso do verbo HAVER, não PODE HAVER mais dúvidas. ... A regra continua valendo para as locuções verbais em que o verbo HAVER for o principal: "DEVE HAVER dúvidas"; "PODE HAVER problemas"; "DEVERIA HAVER mais debates"; "PODERÁ HAVER menos candidatos"...

O que quer dizer a palavra dispuseram?

Dispuseram vem do verbo dispor. O mesmo que: prepararam, arranjaram, arrumaram, colocaram, organizaram, ordenaram, possuíram, apossaram, dominaram.

Qual o sujeito do verbo houve?

O verbo “haver” não possui sujeito e ele expressa os sentidos de “existir”, “acontecer” e “ocorrer”. O verbo “haver” nos sentidos de “existir”, “acontecer”, “ocorrer” é um verbo impessoal, ou seja, não possui sujeito, e é empregado na terceira pessoa do singular, independente do tempo verbal.

Teve muitos ou houveram muitos?

Gramática. Devemos usar sempre 'houve', nunca 'houveram', pois o verbo 'haver' é impessoal, ou seja, não possui sujeito e, por isso, não deve ser flexionado para o plural. O verbo HAVER nos sentidos de existir, acontecer ou de tempo decorrido é impessoal, ou seja, não possui sujeito.

Devem fazer ou deve fazer?

Nas locuções verbais com o mesmo sentido, o verbo fazer transfere sua impessoalidade para o verbo principal, como neste exemplo: "já deve fazer duas horas que a reunião acabou". "Já devem fazer duas horas" é construção errada se considerada a normal culta padrão.

Pode haver pessoas ou podem haver pessoas?

O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.

Pode haver poetas ou podem haver poetas?

'Pode haver' ou 'Podem haver'?

A primeira forma é a correta. “Haver”, com sentido de existir, é impessoal, isto é, fica no singular porque não há um sujeito para que se tenha uma concordância (“há erros”).

Vai ter pessoas ou vão ter pessoas?

A forma correta de escrita da palavra é vão.

Como substituir o verbo fazer?

2 trazer, levar, portar, carregar, acompanhar-se. Exemplo: Ela costuma ter sempre linha e agulha na bolsa. Conter ou ser composto por: 3 conter, incluir, abranger, compreender, apresentar, compor-se, constituir-se, comportar, encerrar, constar.

Qual o sinônimo da palavra foi?

6 ocorreu, aconteceu, sucedeu, deu-se, desenrolou-se, realizou-se, passou-se, decorreu, desenvolveu-se, evoluiu, transcorreu, verificou-se.

O que pode substituir no entanto?

No entanto: 1 todavia, contudo, mas, porém, não obstante, nada obstante, apesar disso, ainda assim, conquanto, sem embargo.

Como eu ajo?

O verbo agir é um verbo foneticamente regular que apresenta uma irregularidade na sua estrutura formal. Ocorre a alteração da consoante g para a consoante j antes da vogal a e da vogal o, para a manutenção da pronúncia (eu ajo, que eu aja, aja ele,...).

Como escreve ajo de agir?

Significado de Ajo

substantivo deverbal Ação de agir, de se comportar de determinada maneira ou de fazer algo, de colocar em prática: ajo sempre em favor de quem precisa. Etimologia (origem da palavra ajo). Forma regressiva de agir.

Como escreve agem?

substantivo deverbal Ação de se comportar de certo modo: eles agem com cautela. Ação de ter certo efeito, reação: os medicamentos agem na doença. Realizam; ação de agir, de fazer, de realizar algo: eles agem contra o prefeito.

Onde usar haver?

O verbo haver é utilizado no impessoal e, portanto, sempre na 3ª pessoa do singular, nos seguintes casos. a) quando significa existir. Ex.: Há pessoas de bom coração. b) quando possui o sentido de acontecer, suceder.

Devem fazer ou deve fazer anos?

A impessoalidade do verbo contagia o auxiliar: Deve fazer dois anos que moro aqui. Vai fazer duas horas que ele chegou.

Faz 4 dias ou fazem 4 dias?

Se você quer usar o verbo “fazer” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, o correto é dizer ou escrever “ele faz” ou “ela faz”. Mas se você pretende se referir à terceira pessoa do plural, o certo é utilizar “elas fazem” ou “eles fazem”.

Artigo anterior
O que significa sonhar com escadas rolantes?
Artigo seguinte
O que significa contraindo no dicionario?