Como hidratar concreto?

Perguntado por: Valentim Enzo de Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (50 avaliações)

Cura úmida
A técnica trata de manter a superfície do concreto com água, justamente para conservar a umidade esperada. O ideal é providenciar uma câmara para o desenvolvimento da cura com equipamentos para nebulizar a água sobre os blocos, sendo que não deve haver gotejamento de água para evitar cavitação.

Para que molhar o concreto?

O concreto possui água na sua composição não só porque precisa ser viscoso para a aplicação, mas também porque reações químicas acontecem entre água e o cimento, o que o torna firme e resistente. Se não há água o suficiente, o concreto apresentará fissuras e falhas na sua superfície depois de pronto.

Porque o concreto não seca?

“Quando temos uma temperatura quente, o concreto perde sua plasticidade e trabalhabilidade por causa da evaporação mais rápida da água contida na mistura”, explica o engenheiro e consultor Flávio Renato Pereira Capuruço, da Beton Engenharia. Ele conta que em climas mais frios, ocorre justamente o contrário.

Quantos dias molhar o concreto?

É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.

O que faz o concreto endurecer?

O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.

Hidratando o concreto da laje 7 dias .

29 questões relacionadas encontradas

Por que o cimento empedra?

“Se o cimento entrar em contato com a água durante o transporte inadequado, sem proteção da chuva, por exemplo, ou durante a estocagem, ele vai empedrar ou endurecer antes do tempo, inviabilizando sua utilização na obra, fábricas de pré-moldados e artefatos de cimento, etc”, explica Arnaldo.

Como tornar o cimento ainda mais resistente?

1. Aditivo plastificante. Os aditivos plastificantes devem ser utilizados quando o objetivo é reduzir ou manter o consumo de água do concreto, sem que a consistência do material seja alterada. O principal resultado obtido é o ganho de resistência final.

Quantas vezes molhar o concreto?

Como a superfície deve estar sempre imersa na água, no geral, para uma boa cura, o concreto geralmente deve ser molhado ao menos três vezes por dia, uma vez em cada período.

Quantos dias tem que molhar a laje depois que bate?

A laje deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira. O ideal e 4 dias, mas depende de qual o concreto utilizado, mpa, slump. Se foi batido a mão fica nos 4 dias.

Quantas vezes molhar a laje depois de concretar?

Após finalizar uma concretagem, regularmente é realizada a molhagem da superfície concretada durante alguns dias. A frequência com que essa atividade deve ser desempenhada depende do clima da região, geralmente é necessário apenas uma ou duas vezes ao dia durante uma semana.

Quanto tempo para a secagem do concreto?

O tempo de cura do concreto (no caso da cura úmida) é de pelo menos 7 dias, podendo ser estendido a até 28 dias, dependendo das condições locais.

Quanto tempo leva para secar um piso de concreto?

Leva tempo

Sob as piores condições -- umidade, baixas temperaturas, cobertura, excesso de água -- você pode esperar que o seu piso seque entre 48 a 72 horas; entretanto, em condições normais, o seu piso irá secar em 24 a 48 horas.

Quantas horas que dá para secar o cimento?

Deixe o cimento secar por pelo menos três dias. O cimento e o concreto continuam a firmar durante os primeiros três a sete dias depois de serem aplicados. Ao final de três dias de secagem, o cimento já atingiu aproximadamente 80% da força final. O tempo exato dependerá do método de secagem utilizado.

Pode fazer concreto com chuva?

Chuvas costumam castigar o material na fase da concretagem, acarretando na perda de sua resistência e comprometendo toda obra. De forma que até a segurança dos trabalhadores e da estrutura (em um médio a longo prazo) sejam afetados. Pior ainda quando o assunto é a concretagem de áreas externas.

Quantas vezes devo molhar o contrapiso?

Macete 02: Não deixe de molhar uma vez por dia o contrapiso para que ele fique bem curado, evitando o esfarelamento da sua superfície. Evite que muitas pessoas trafeguem por cima do contrapiso para evitar o esfarelamento por atrito das botas e carregar sujeira para a superfície que depois irá receber as cerâmicas.

Qual o tempo de secagem de uma laje?

A duração da cura deve ser de pelo menos sete dias, no caso de cimento Portland comum (pois nesse período o cimento irá desenvolver aproximadamente 60% da sua resistência final) e de 14 dias, no caso de cimento Portland de alto-forno e pozolânico.

Como molhar o concreto?

A prática mais comum é molhar o concreto por aspersão de água (mangueira), e/ou usar panos ou papel para reter a umidade junto ao concreto o máximo possível. Assim, você faz com que a laje fique úmida mais tempo, evitando que a água evapore rapidamente.

Quanto tempo para Desformar o concreto?

Geralmente, após três dias de cura do concreto já é possível realizar a desforma. E para tal, é importante seguir o procedimento correto para não comprometer nem a estrutura e nem os materiais usados.

Qual é o cimento mais resistente?

Cimento CP-III (NBR 5.735) ou Cimento Portland de Alto-forno: tem em sua composição de 35% a 70% de escória de alto-forno. Apresenta maior impermeabilidade e durabilidade, além de baixo calor de hidratação, assim como alta resistência à expansão devido à reação álcali-agregado, além de ser resistente a sulfatos.

O que faz o concreto mais resistente?

Já o concreto obtido em laboratório, e denominado de PFC (porosity-free concrete [concreto livre de porosidade]) chegou a 400 MPa de resistência à compressão, tornando-se o tipo de concreto mais forte já produzido no mundo.

O que fazer quando o cimento estiver empedrado?

Uma das recomendações para aproveitar o cimento empedrado é através do peneiramento (utilizando os equipamentos de proteção individual) preferencialmente #100, de tal forma que os grumos fiquem todos retidos na peneira. Este material deve ser descartado e o que passou pode ser utilizado.

Como fazer para o cimento não empedrar?

Para que fique conservado, feche muito bem o plástico para evitar a entrada de ar e depois tampe. Outra boa maneira, em caso de sobras menores, é transportar o cimento para sacos de plástico (de sacolão) e dar um nó para não deixar entrada de ar.

Quantos dias pode pisar no contrapiso?

Para a execução do contrapiso sobre a base, aguardar pelo menos 28 dias da cura, ou 7 dias de terminada a camada anterior de regularização, tempo onde 60 a 80% da retração acontece, diminuindo assim os efeitos negativos de movimentação da estrutura.

Artigo anterior
Como acontece a melhora da morte?
Artigo seguinte
Qual a importância dos primeiros molares permanentes?