Como garantir o recebimento do aluguel?

Perguntado por: Kyara Camila Barros Freitas  |  Última atualização: 13. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (54 avaliações)

A Lei do Inquilinato prevê quatro formas de garantir o pagamento do aluguel e demais encargos estabelecidos em contrato: Caução, Fiança, Seguro Fiança e Cotas de Investimento.

Quem garante o pagamento do aluguel?

Basicamente, o fiador é aquela pessoa que vai garantir o pagamento ao locador em caso de inadimplência. Deve ser uma pessoa física e geralmente exige-se que tenha um bem imóvel registrado em seu nome e localizado na mesma cidade do imóvel a ser alugado.

Como funciona a garantia do aluguel?

Trata-se de um acordo entre o inquilino e o proprietário, onde um valor é combinado e será depositado como garantia em caso de inadimplência. O depósito, geralmente é feito em uma conta poupança e equivale a 3 ou até 10 aluguéis.

O que é garantidora de aluguel?

A cada dia surgem empresas que vendem fiança, denominadas “garantidoras”, prometendo aos locadores o recebimento dos aluguéis, IPTU, taxa de condomínio, multa e os reparos do imóvel, até um valor-limite predeterminado, mesmo nos casos em que o inquilino se torna inadimplente.

Quais são as formas de caução de aluguel?

Os exemplos mais clássicos são: cheque caução, hipoteca, poupança caução e penhor. A garantia fidejussória, por sua vez, é uma garantia pessoal. É uma fiança dada por alguém, que assume o compromisso de cumprir com as obrigações mantidas em contrato.

Como GARANTIR o recebimento dos Alugueis nas KITNETS - Estou a mais de 5 anos sem INADIMPLÊNCIA

39 questões relacionadas encontradas

O que pode ser usado como caução?

A caução pode ser utilizada de diversas maneiras, sendo as principais: Cobertura de danos ao imóvel: se, ao final do contrato, o imóvel apresentar danos que vão além do desgaste natural decorrente do uso normal, o locador pode usar o valor da caução para cobrir os custos de reparo.

O que a Lei do Inquilinato diz sobre caução?

caução em dinheiro dada em garantia do contrato não poderá exceder a soma equivalente a três meses de aluguel, revertendo em favor do locatário os respectivos juros. § 1º Se a caução em dinheiro fôr em mãos do locador, renderá juros de 12% ao ano.

Como colocar caução no contrato de aluguel?

Como colocar caução no contrato de aluguel? Para incluir uma cláusula de caução, é preciso especificar a cláusula durante a confecção do contrato de aluguel. O(a) Locatário(a) concorda em fornecer uma caução no valor de [inserir valor] como garantia do cumprimento das obrigações deste contrato de aluguel.

Como não cair em golpes de aluguel?

Como evitar o golpe do aluguel

Também evite transferir algum valor via pix antes de verificar se o imóvel existe mesmo e previamente ao contato direto com o proprietário. Sempre priorize o uso de sites de hospedagem confiáveis e conhecidos, que garantem alguma segurança e respaldo ao usuário.

Qual a forma mais segura de alugar um imóvel?

5 dicas para alugar seu imóvel com segurança
  1. Faça várias visitas ao imóvel. ...
  2. Tenha clareza quanto às taxas e impostos do imóvel. ...
  3. Faça vistoria no imóvel. ...
  4. Coloque uma opção de garantia no contrato. ...
  5. Procure uma boa imobiliária.

Qual é a melhor garantia para o locador?

Para o proprietário, o seguro fiança é a melhor opção porque ela oferece mais benefícios e garantias do que o caução. Por exemplo, se o inquilino ficar inadimplente, o proprietário só possui a garantia de três meses de caução.

Quando se paga caução de aluguel?

Essa garantia é paga pelo locatário durante o período de contratação do aluguel, ou seja, logo após assinar o contrato e antes de entrar no imóvel. Ela funciona como uma espécie de seguro, para, em casos do inquilino se tornar inadimplente, o proprietário continue recebendo o valor referente ao aluguel.

É possível parcelar o caução de aluguel?

O valor pago é uma garantia para proteger o proprietário de eventuais danos no imóvel ou inadimplência do aluguel e pode ser parcelada em até 12 prestações, sendo pagas juntamente com o valor do aluguel.

Quando o caução não é devolvido?

O depósito da caução deve ser devolvido ao locatário em até 30 dias após a entrega das chaves do imóvel, salvo disposição contrária no contrato. Se o locador não devolver o depósito da caução no prazo estipulado, o locatário pode recorrer à Justiça para exigir a restituição do valor, acrescido de juros e multa.

Pode exigir caução e aluguel adiantado?

Nesse caso, a lei proíbe expressamente a cobrança antecipada do aluguel. Isso significa que, quando o contrato tem garantia, o proprietário só pode receber o aluguel do inquilino na data de vencimento. Não podendo, de forma alguma, exigir que ele pague antes disso.

Como é feita a devolução do caução?

Uma vez que o valor da caução está depositado em uma conta poupança, o valor será corrigido pela Taxa Selic acrescido de uma Taxa Referencial. Diante disso, caso não tenha sido utilizado, o valor original da caução deverá ser devolvido ao locatário corrigido com os rendimentos do período.

Como saber se um contrato de aluguel e verdadeiro?

Uma das precauções para não cair no golpe do aluguel é procurar o registro de imóveis para consultar a matrícula e descobrir o nome do proprietário. A informação é pública e é fornecida na hora. Você pode conferir pela internet a zona da cidade onde está o registro do imóvel. >

O que pode quebrar um contrato de aluguel?

De acordo com a Lei do Inquilinato, o proprietário pode quebrar o contrato de aluguel em alguns casos, são eles:
  • Em caso de inadimplência por parte do inquilino;
  • Para fazer reformas urgentes, determinadas pelo poder público ou que não possam ser realizadas com a permanência do inquilino;

Como cobrar aluguel sem ofender?

Medidas amigáveis
  1. Faça um pedido claro e direto ao inquilino. Informar o inquilino sobre o atraso do aluguel de forma direta é, muitas vezes, a melhor escolha. ...
  2. Lembre-se das garantias previstas no contrato. ...
  3. Envie uma notificação extrajudicial.

O que pode ser descontado do caução?

Pode descontar o aluguel da caução? Uma das formas de recuperar o dinheiro pago para a caução de aluguel é justamente o desconto do aluguel. Nesse caso, o inquilino pode obter o valor descontado nos três últimos pagamentos de aluguel, por exemplo.

Quem fica com o caução?

Conforme o artigo 37 da Lei do Inquilinato, a caução de aluguel é uma das modalidades de garantia aplicadas a contratos de locação imobiliária. Isso significa que, caso o inquilino não cumpra certas cláusulas do contrato, o proprietário ficará com a caução como reparo financeiro.

Como funciona o aluguel com um mês de depósito?

No momento da assinatura do contrato, o inquilino deve fazer um depósito caução geralmente correspondente a três aluguéis em uma conta poupança. Esse valor oferece uma segurança ao dono do imóvel caso o inquilino não cumpra com o pagamento mensal, por exemplo.

É obrigatória a devolução do caução?

O locador (proprietário) deve devolver a caução após levantamento dos débitos de aluguel, multas e não constar danos no imóvel.

O que não pode ser cobrado do inquilino?

O inquilino não deve ser obrigado a arcar com despesas que estejam além daquelas essenciais, como a taxa mensal de condomínio, salário e encargos trabalhistas dos porteiros, profissionais da limpeza e zelador, serviços de limpeza e manutenção das áreas de uso comum, reparos fundamentais para o funcionamento diário do ...

Sou obrigada a pagar caução?

Ao final do aluguel, se estiver tudo certo com os pagamentos e o estado do imóvel, o proprietário deve devolver o dinheiro da caução, junto com os rendimentos da poupança. É nesse momento que o proprietário e o inquilino fazem o resgate do dinheiro que está na caderneta de poupança.

Artigo anterior
O que é a memória emotiva?
Artigo seguinte
Qual a importância da relação de trabalho protegida por um contrato de trabalho?