Como funcionam as consultas recursivas e Iterativas ao servidor DNS?

Perguntado por: Renato Simões  |  Última atualização: 21. April 2024
Pontuação: 4.5/5 (64 avaliações)

Uma pesquisa de DNS recursivo é onde um servidor de DNS se comunica com vários outros servidores DNS para buscar um endereço de IP e devolvê-lo ao cliente. Isso contrasta com uma consulta de DNS iterativa, em que o cliente se comunica diretamente com cada servidor de DNS envolvido na pesquisa.

Como funciona DNS recursivo?

O DNS recursivo é aquele utilizado pelo usuário final, por meio de smartphones e outros dispositivos. É por meio dele que é feita a resolução de nomes. Quando o usuário faz alguma busca na internet, o navegador, num primeiro momento, procura por esse nome no DNS local do computador.

O que são consultas recursivas?

Uma consulta recursiva é aquela que é definida por uma União Tudo com um fullselect de inicialização que semente a recursão. A seleção completa iterativa contém uma referência direta a si mesma na cláusula FROM. Há restrições adicionais quanto ao que pode ser especificado na definição de uma consulta recursiva.

Qual a diferença entre o servidor de DNS recursivo E o servidor de DNS autoritativo?

Se uma consulta é realizada ao DNS recursivo e a informação estiver armazenada em cache, o recursivo vai responder a busca com os registros já armazenados de origem do endereço IP. Mas, se não tiver o dado armazenado, então acionará um servidor DNS autoritativo.

Como testar DNS recursivo?

Para testar se as redes ou máquinas permitidas continuam podendo realizar consultas recursivas: A partir de um computador da rede atendida por esse servidor recursivo execute o seguinte comando: $ dig www.google.com A.

Consultas recursivas e iterativas

42 questões relacionadas encontradas

Como funciona teste de DNS?

A verificação da alteração do DNS consiste em conferir se de fato o domínio está correspondendo com o plano de hospedagem correto. Existem alguns sites para fazer essa verificação. Veja abaixo de acordo com a extensão do seu domínio: Site do Registro.br - para domínios nacionais (com a extensão “.

Como o uso de um servidor DNS recursivo pode acelerar o acesso à internet?

Quando um resolvedor recursivo recebe uma consulta de um endereço de IP que já possui em seu cache, ele pode fornecer rapidamente a resposta armazenada em cache ao cliente sem se comunicar com nenhum outro servidor de DNS.

Qual tipo de consulta DNS e?

Consultas DNS

Em relação aos seus clientes locais, um servidor DNS pode operar com dois tipos de consultas: iterativas e recursivas. O modo de operação default, suportado por todos os servidores, é o de consultas iterativas, na qual o cliente DNS pode receber do servidor local uma resposta parcial.

Quais são os tipos de servidores de DNS?

Quais são os diferentes tipos de servidor de DNS? Todos os servidores de DNS se enquadram em uma dessas quatro categorias: resolvedores recursivos, servidores raiz, servidores TLD e servidores autoritativos.

Como testar o DNS reverso?

Para saber se o Computador Cliente está com problemas no DNS reverso, é necessário realizar as seguintes operações: Abra o prompt de comando e execute o comando ping –a <hostname> e verifique se o hostname corresponde corretamente ao IP da máquina, como mostra a imagem abaixo.

Quando um procedimento é recursivo?

Um procedimento recursivo é aquele que chama a si mesmo.

O que é uma solução recursiva?

Uma função recursiva é chamada para resolver um problema, o qual ela sabe como resolver somente a “parte” mais simples, o “caso” mais trivial. Portanto, a solução para um problema recursivo normalmente pode ser dividida em duas partes: uma em que a solução é trivial, e outra em que a solução é mais geral.

O que é DNS autoritativo?

Tipos de serviço DNS

O DNS autoritativo tem a autoridade final sobre o domínio, além de ser o responsável pela disponibilização de respostas para os servidores DNS recursivos com informações de endereço IP. O Amazon Route 53 é um sistema DNS autoritativo.

Como configurar um DNS recursivo?

Alterar o DNS recursivo no Windows 7
  1. PASSO 1. Primeiramente acesse o Painel de controle do seu computador. Dentre as opções existentes, clique em Rede e Internet. ...
  2. PASSO 2. Nos menus à esquerda, clique na segunda opção: Alterar as configurações do adaptador. ...
  3. PASSO 3. Surgirá uma janela entitulada Status de Conexão local.

O que significa DNS e qual a sua funcionalidade exemplifique?

O servidor DNS primário é o servidor principal e que é responsável por armazenar e fornecer as informações de resolução de nomes de domínio. Por ser primário, quando um dispositivo precisa fazer a tradução de um nome de domínio, ele será o primeiro servidor a ser consultado. Além disso, ele tem seu próprio endereço IP.

Por que usar DNS?

O DNS converte os nomes de domínio em endereços de IP para que os navegadores possam carregar os recursos da internet. Cada dispositivo conectado à internet tem um endereço IP único que outras máquinas utilizam para localizar o dispositivo.

Onde está o servidor DNS?

Para isso, entre na Central de Redes e Compartilhamento, acesse o nome da conexão, depois aperte em "Propriedades" > “Protocolo TCP/IPv4″ > “Propriedades”. Assim, vai aparecer uma tela com as informações do endereço IP e do DNS que foi fornecido pelo provedor de internet.

Qual é o melhor servidor DNS?

Google DNS (servidores 8.8.8.8 e 8.8.4.4); Cloudfare DNS (servidores 1.1.1.1 e 1.0.0.1); Quad 9 DNS (servidores 9.9.9.9 e 149.112.112.112); Comodo DNS (servidores 8.26.56.26 e 8.20.247.20).

Qual é o melhor DNS do Brasil?

Quais são os melhores DNS do Brasil?
  • Cloudflare DNS. Compatibilidade: Android, iOS, Windows, macOS e Linux. ...
  • DNS do Google. Compatibilidade: Android, iOS, Windows, macOS, Linux e ChromeOS. ...
  • OpenDNS. Compatibilidade: Android, iOS, Windows, macOS e Linux. ...
  • Quad9. ...
  • CleanBrowsing. ...
  • Comodo.

O que é DNS e como configurar?

As configurações do servidor DNS (Sistema de Nomes de Domínio) em seu laptop, telefone ou roteador são a sua porta de entrada para a internet. Eles convertem nomes de domínio fáceis de lembrar em endereços IP reais da internet, assim como seu aplicativo de contatos converte nomes em números de telefone reais.

Qual é o DNS mais rápido?

Google DNS (8.8.8.8 e 8.8.4.4)

O Google DNS conta com toda a infraestrutura do Google para oferecer um dos DNS mais rápidos. Isso é possível, entre outras coisas, graças ao motor de buscas do Google, que varre a internet, de forma ininterrupta, em busca de novos domínios e páginas.

O que é servidor DNS indisponível?

Servidor DNS que não responde” significa que seu navegador não conseguiu estabelecer uma conexão com a Internet. Normalmente, os erros DNS são causados por problemas no lado do usuário, seja com uma conexão de rede ou Internet, configurações de DNS mal configuradas ou um navegador desatualizado.

Para que serve uma zona DNS reversa de dois exemplos de utilização?

A pesquisa de DNS reverso é comumente usada por servidores de e-mail para verificar se os conteúdos são enviados por um servidor legítimo antes de passá-los para outra rede, considerando que os spammers (remetentes que enviam conteúdos em massa) costumam usar endereços de IP de máquinas sequestradas sem registro de DNS ...

Quem fornece o DNS?

A organização responsável por atribuir nomes de domínio e endereços IP em nível global é a ICANN.

Quais são os componentes do DNS e qual a função de cada um deles?

Três componentes do DNS

Esse sistema DNS é composto basicamente por três componentes: servidores autoridade, servidores recursivos e clientes (resolvers). O cliente (resolver) é o que está instalado nos computadores com software TCP/IP. Em geral, são todos aqueles que se conectam à Internet.

Artigo anterior
O que faz um coronel da Polícia Militar?
Artigo seguinte
Quais tipos de síndrome que existem?