Como funciona tombamento de imóvel?

Perguntado por: Edgar Flávio Andrade Amaral Guerreiro  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (44 avaliações)

Atualmente, o tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público (SEEC/CPC) com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

Como funciona o tombamento de um imóvel?

O tombamento significa um conjunto de ações realizadas pelo poder público com o objetivo de preservar, por meio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

Quando um imóvel pode ser tombado?

Dizer que um imóvel é tombado, significa que o Poder Público inferiu sobre ele valor histórico e por isso deve ser preservado. A Constituição Federal de 1988 define que esses bens guardam “referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos de formadores da sociedade brasileira”.

Como um interessado pode solicitar tombamento de um imóvel?

É preciso preencher o requerimento padrão e trazer uma breve defesa da pertinência do tombamento solicitado. Em caso de pessoa física, além do requerimento é preciso trazer cópia do RG e CPF. Para pessoa jurídica, é preciso trazer cópia do CNPJ.

Como comprar imóvel tombado?

O imóvel tombado deve ter as suas características mantidas. Na prática, isso significa que a fachada não pode ser alterada. Reformas e modernizações de infraestrutura podem ser realizadas, mas é preciso que o órgão responsável pelo tombamento seja notificado e conceda a autorização.

Manutenção de patrimônio: como funciona o tombamento? - Conexão Futura - Canal Futura

23 questões relacionadas encontradas

É possível vender imóvel tombado?

O bem tombado poderá ser vendido ou alugado? Não. ... O proprietário, inclusive, poderá alugar ou vender o imóvel e, para tanto, o adquirente deverá notificar ao órgão responsável pelo seu tombamento sobre a alteração de propriedade para a atualização de registro.

O que não pode fazer em imóvel tombado?

O tombamento não altera a propriedade do bem, somente proíbe que o imóvel ou móvel venha a ser descaracterizado ou destruído. Dessa forma, um bem tombado, não necessariamente precisa ser desapropriado.

Como pedir o tombamento de um imóvel?

A solicitação de tombamento deve ser encaminhada ao setor responsável pela preservação cultural da Prefeitura e pode ser de iniciativa de qualquer cidadão, do proprietário ou do próprio órgão municipal de preservação. Esta solicitação deverá ser acompanhada de uma justificativa e da localização do bem.

Quem pode requerer tombamento?

Qualquer cidadão, organização da sociedade civil ou instituição é competente para requerer a instauração do processo de reconhecimento de bens de natureza material, por meio do Tombamento federal, conforme disposto no Decreto-Lei nº 25/1937 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0025.htm) e na ...

Quais as razões que podem justificar o tombamento de um bem?

Como já foi dito, um bem móvel ou imóvel é escolhido para ser tombado porque foi reconhecido ser portador de valor cultural – “ser portador de referência à ação, à memória” de um grupo social, de uma comunidade.

Como saber se um imóvel é tombado?

Como consultar? Entre no Portal GeoSampa, clique no ícone “Pesquisar” e selecione a aba CIT (Cadastro de Imóveis Tombados). Com o número SQL que consta no IPTU em mãos, preencha os dados solicitados e clique em “Listar”. Uma janela será aberta com informações sobre o lote pesquisado.

Quais são os tipos de tombamento?

Atualmente, há dois tipos de tombamento possíveis: quanto à manifestação de vontade ou quanto à eficácia do ato. Quanto à manifestação da vontade, o tombamento poderá ser voluntário ou compulsório.

Quais são as restrições para um bem tombado?

Restrições à reforma em bem tombado independem de sua individualização. O impedimento de destruir, demolir ou mutilar ou mesmo reparar, pintar ou restaurar bens tombados sem prévia autorização do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional se aplica a todos os bens nessa condição.

O que acontece quando um imóvel é tombado?

O Tombamento não altera a propriedade de um bem; apenas proíbe que ele venha a ser destruído ou descaracterizado. Logo, um bem tombado não necessita ser desapropriado, mas deve manter as características que possuía na data do tombamento.

Quais são os efeitos do tombamento no prédio?

Quanto aos efeitos, o tombamento confere regime jurídico diferenciado ao bem. Valendo dizer que o proprietário somente poderá construir, reformar, alterar somente com autorização do Poder Público. No caso de alienação deve ser conferido o direito de preferência na aquisição ao Poder Público.

Qual a diferença de tombamento e desapropriação?

Tombamento e desapropriação são formas de intervenção estatal na propriedade privada. A principal diferença de tombamento e desapropriação é que o primeiro instituto não altera a propriedade de um bem. ... Mas se for total, em que a administração pública toma para si o bem, é desapropriação.

Quem é responsável pela conservação e restauração do móvel ou imóvel tombado?

União e dono de imóvel tombado podem responder por conservação do bem. A Lei do Tombamento (Decreto-Lei 25, de 1937) poderá estabelecer a responsabilidade solidária da União e do proprietário (pessoa natural ou empresa) de imóvel tombado para conservação desse patrimônio.

Como fazer um dossiê de tombamento?

É essencial que contenha informações e análises detalhadas, devendo ser composto dos seguintes itens: Introdução; Histórico do Município; Histórico do Bem Cultural; Descrição e Análise do Bem Cultural; Delimitação do Perímetro de Tombamento; Delimitação do Entorno ou Vizinhança do Bem Tombado; Justificativas dos ...

Quem realiza os trabalhos de conservação e restauro?

Órgãos oficiais como o instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os institutos estaduais do patrimônio, as secretarias de Cultura de estados e dos municípios, assim como museus, são tradicionais empregadores deste bacharel.

Como saber se um bem é tombado?

Criar uma conta de acesso por meio do cadastro no serviço Brasil Cidadão e, em seguida, acessar o sistema SICG. O cidadão interessado no serviço deve possuir uma conta de acesso cadastrada na Plataforma Brasil Cidadão. Para obter as informações o usuário deve acessar o Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG).

Qual a diferença de tombamento e registro?

“O tombamento contém um controle público permanente do bem cultural, através de autorizações e de sanções; no registro não há esse sistema de controle ou de intervenção estatal na vida do bem cultural”[38], como bem aduz Paulo Affonso Leme Machado.

Quais as restrições a vizinhança de um bem tombado?

Sem prévia autorização do Serviço do Patrimônio Histórico e Artís- tico Nacional, não se poderá, na vizinhança da coisa tombada, fazer construção que lhe impeça ou reduza a visibilidade, nem nela colar anúncios ou cartazes sob pena de ser mandada destruir a obra ou retirar o objeto, impondo-se nesse caso multa (...).

Quais são as punições previstas para quem destrói um bem tombado?

A destruição, inutilização ou deterioração de bens tombados pela autoridade pública competente implica em crime previsto pelo artigo 165 do código Penal Brasileiro, punido com pena de seis meses a dois anos e multa.

É possível desapropriar bem tombado?

Sobre a hipótese de desapropriar bem tombado, Meirelles (2009, p. 586) destaca: "Os bens tombados só podem ser desapropriados para manter-se o tombamento, jamais para outra finalidade".

Quem fiscaliza os bens culturais tombados?

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Artigo anterior
Quais os artigos da Lei LDB 9394 96 são em relação à educação especial?
Artigo seguinte
Que horas servir o licor?