Como funciona radiação ultravioleta?

Perguntado por: William Cristiano Freitas Barros Mendes  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (40 avaliações)

A radiação ultravioleta possui ação germicida, sendo amplamente utilizada na descontaminação de superfícies e materiais em laboratório. Ela provoca alterações fotobioquímicas que promovem a inviabilidade ou morte dos micro-organismos atingidos.

O que emite ultravioleta?

A radiação ultravioleta é definida como toda radiação com comprimento de onda menor que 400nm, sendo muito prejudicial aos seres vivos. A nossa atmosfera filtra a maior parte da radiação que o Sol emite, permitindo a vida na Terra.

Como ocorre a esterilização da radiação ultravioleta?

A radiação ultravioleta não pode ser utilizada como processo de esterilização. ... Além disso, a radiação não ionizante não tem poder de penetração, age apenas sobre a superfície onde os raios incidem e não atravessam tecidos, líquidos, vidros, nem matéria orgânica.

Quais são os tipos de esterilização?

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

É possível utilizar a radiação UV para esterilizar grandes volumes de meio e cultivo Justifique sua resposta?

A irradiação ultravioleta tem efeito microbiocida se for utilizada com intensidade e tempo de exposição suficiente, encontrando aplicações diversas como na esterilização do ar, superfícies de equipamentos e em embalagens de alimentos.

O que é radiação ultravioleta?

25 questões relacionadas encontradas

Qual o maior emissor de radiação ultravioleta?

Sol – o emissor natural de radiação UV

O Sol é a maior fonte de luz para o planeta Terra, inclusive fonte de luz ultravioleta.

Onde se origina a onda ultravioleta?

Ela se forma na atmosfera terrestre, entre 12 e 32 km de altitude aproximadamente, e atua como um escudo, impedindo que a maior parte da radiação ultravioleta alcance a superfície do planeta.

Onde a radiação ultravioleta está presente?

A radiação emitida pelo sol é composta por ondas eletromagnéticas de diversos comprimentos. A luz que podemos enxergar, chamada luz visível, corresponde apenas a uma pequena faixa do espectro e vai do comprimento de onda vermelho até o violeta. ...

Quais os tipos de radiação UV?

Os raios ultravioleta emitidos pelo sol levam as siglas UVA (ultravioleta A), UVB (ultravioleta B) e UVC (ultravioleta C). Raios UVA: Raios Ultravioleta A têm muito mais incidência na superfície terrestre do que os Raios UVB, pois independente do clima eles estão presentes desde o nascimento ao pôr do sol.

Quais são as aplicações da radiação ultravioleta?

Alguns exemplos de aplicação:
  • Desinfecção de superfícies, materiais de embalagem, água.
  • Tratamento de águas.
  • Cura UV.
  • Activação e limpeza de superfícies.
  • Degradação de odores, óleos e poluentes.
  • Processos fotoquímicos.

Tem raios UV à noite?

A resposta é sim! Por captar energia através da incidência dos raios ultravioleta e não do calor do Sol, as placas continuam produzindo energia até mesmo em dias nublados.

Como se chama a parte da atmosfera responsável pela absorção dos raios ultravioletas?

O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.

Quem descobriu os raios ultravioletas?

Descoberta UV: Estas ondas foram descobertas pelo físico alemão Johann Wilhelm Ritter (1776-1810). Em 1801, Ritter realizou uma série de experimentos com cloreto de prata e um prisma.

Como são produzidas as ondas de rádio?

As ondas de rádio produzidas artificialmente são geradas mediante a aceleração de cargas elétricas, no interior de antenas transmissoras. Na natureza, as ondas de rádio são geradas durante descargas atmosféricas e também por corpos celestes, como o Sol e outras estrelas.

Qual lâmpada emite mais UV?

As lâmpadas incandescentes comuns e as provenientes de uma gama ampla de luz visível emitem-nas em baixas quantidades. As lâmpadas ultravioletas emitem mais radiação UVA.

O que é radiação ultravioleta na faixa 400 a 320 nm?

A região entre 400 e 320 nm, denominada região "da luz negra", é chamada UV-A e é responsável pela pigmentação da pele ou bronzeado. A região entre 320 e 280 nm é denominada UV-B, a região do eritema. A maioria dos efeitos biológicos e potencialmente danosos da radiação UV das fontes naturais situam-se nesta faixa.

Qual a diferença entre UVA e UVB?

UVA e UVB são dois tipos de raios ultravioleta nocivos à saúde. O UVB pode provocar queimaduras e câncer de pele, além de ser responsável por alergias. ... Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também podem causar câncer.

Quando foi descoberta a radiação solar?

A descoberta da radiação UV com comprimentos de onda menores do que 200 nm foi feita em 1893 pelo físico alemão Victor Schumann, e foram batizadas de “UV de vácuo” porque é fortemente absorvida pelo oxigênio na atmosfera. ... Felizmente, cerca de 95% dos raios UV-B são absorvidos pelo Ozônio na atmosfera da Terra.

Como foi descoberto o espectro de luz?

A primeira descoberta de ondas eletromagnéticas além da luz ocorreu em 1800, quando William Herschel descobriu a radiação infravermelha. Em seu experimento, Herschel direcionou a luz solar através de um prisma, decompondo-a, e então mediu a temperatura de cada cor.

Quem descobriu os raios Xe qual é seu comprimento de onda aproximadamente?

Os comprimentos de onda dos raios X são menores do que os raios ultravioleta (UV) e tipicamente maiores do que a dos raios gama. Os raios X foram descobertos em 8 de novembro de 1895 pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen.

Qual camada da atmosfera filtra a maior parte dessa radiação emitida pelo sol?

A camada de ozônio, por sua vez, é responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioletas B (UVB) emitidos pelo sol.

O que protege nosso planeta do calor do sol?

Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. ... Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.

Como a camada de ozônio absorve os raios ultravioletas?

A camada de ozônio fica situada na estratosfera a uma altitude de 20 km a 35 km da superfície terrestre. O ozônio que constitui essa camada absorve 90% da radiação ultravioleta que incide na Terra, a qual é prejudicial à saúde por conter raios carregados energicamente e de fácil absorção nos tecidos da pele.

É certo usar protetor solar à noite?

"Se você estiver com a pele sensível e em um ambiente com muita luz, não há nada de errado em usar protetor solar à noite. Lembrando que a luz também mancha e assim você se protege da luz visível. Se você aplica ácido para dormir, aí não tem sentido, não precisa. ... passe protetor solar.

Pode usa protetor solar à noite?

A resposta é: sim! Não faz mal algum incluir um hidratante com proteção solar antes de dormir. Para aumentar a eficácia do produto e ainda incluir um efeito antioxidante nessa etapa da sua rotina, aposte em um cuidado com vitamina C em sua composição.

Artigo anterior
Como saber se a mensagem de SMS foi lida?
Artigo seguinte
Quais são as multas gravíssimas que multiplicam por 3?