Como funciona o usufruto de imóvel?

Perguntado por: Leandro Oliveira de Pereira  |  Última atualização: 2. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)

Usufruto é o direito real sobre coisas alheias, conferindo ao usufrutuário (pessoa para quem foi constituído o usufruto) a capacidade de usar as utilidades e os frutos (rendas) do bem, ainda que não seja o proprietário. O usufrutuário tem direito à posse, uso, administração e percepção dos frutos (rendas).

O que o usufrutuário pode fazer com o imóvel?

Nele, a pessoa pode aproveitar o bem para satisfazer as suas necessidades. Nesse contexto, um exemplo é o usufruto de imóvel para moradia. Assim, utensílios, móveis, animais e afins, tudo o que faz parte do imóvel, passa servir ao usufrutuário (quem recebe o usufruto).

Como funciona usufruto para os filhos?

Quando os pais doam um imóvel ao filho com reserva de usufruto, eles deixam de ser proprietários do imóvel, e o filho se torna nu proprietário, assim, a reserva de usufruto dá o direito aos pais de usufruírem do imóvel, seja para morar ou até mesmo auferir renda com aluguel por exemplo.

Quem tem usufruto é proprietário?

Assim, o denominado usufrutuário, que é quem normalmente detém a posse direta do bem, exerce o direito real de uso e fruição sobre coisa alheia. Enquanto que, o proprietário do bem, ou seja, aquele que recebe o imóvel, é chamado de nu-proprietário.

Qual a vantagem de fazer o usufruto?

O usufruto vitalício garante ao usufrutuário o direito de uso e fruição do bem durante toda sua vida. Após sua morte, o nu-proprietário passa a ter a posse plena do bem.

USUFRUTO DE IMÓVEIS - O QUE É, COMO FUNCIONA, direitos e obrigações

35 questões relacionadas encontradas

Qual a desvantagem do usufruto?

O usufruto não pode ser penhorado

O direito de usufruto não dá, ao credor do usufrutuário, o direito de penhorar o imóvel sobre o qual detém o usufruto. Isso porque o usufrutuário não é proprietário, ele só utiliza. Mesmo se o usufrutuário fizer a exploração econômica do imóvel, a penhora não é possível.

O que acontece se o proprietário do usufruto morre?

O término do usufruto também pode ser instituído com uma condição resolutiva (um fato ou evento). E ocorrendo o falecimento do usufrutuário, o usufruto se extingue e o nu-proprietário passa a ter a propriedade plena do bem. Por isso, ocorrendo a morte do usufrutuário nada caberá a seus herdeiros.

Quem tem casa em usufruto pode vender?

Posso vender um imóvel gravado com cláusula de usufruto? A resposta é sim. Havendo a concordância entre o usufrutuário e o nu-proprietário a venda pode ser realizada e todos devem figurar tanto no contrato de compra e venda quanto na escritura pública.

Qual o valor da taxa de usufruto?

Os principais custos são com a escritura, pagamento de certidões e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis. Quando o negócio tratar-se de compra e venda, a taxa é de aproximadamente 4-5% do valor do imóvel, contudo se for doação com reserva de usufruto o percentual fica em torno de 2%.

Quais são as regras do usufruto?

O usufrutuário tem direito à posse, uso, administração e percepção dos frutos (rendas). O usufruto pode recair em um ou mais bens, móveis ou imóveis, em um patrimônio inteiro, ou parte deste, abrangendo-lhe, no todo ou em parte, os frutos e utilidades.

Precisa de advogado para fazer usufruto?

COMO FAZER O USUFRUTO

No registro constará quem tem direito ao uso e ao fruto. É este registro em cartório que dará a validade do usufruto. Apesar de simples o processo deve ser feito sempre com a orientação de um advogado, profissional com autoridade para fazer cumprir as regras legais.

Quando perde o direito de usufruto?

As hipóteses de extinção do usufruto estão previstas no art. 1.410 do Código Civil. Dentre as principais hipóteses, destacamos a renúncia ou morte do usufrutuário. Enquanto for vivo, o usufrutuário pode renunciar ao seu direito de usufruto.

Pode deixar toda a herança para um filho só?

NÃO!

É possível cancelar o usufruto?

Dito isto, é possível a revogação ou cancelamento do usufruto? O usufruto PODE SER revogado ou cancelado. A revogação poderá ser feita pelo usufrutuário ainda em vida, e será cancelada automaticamente com a morte do usufrutuário – que pode ser mais de um.

Como tirar o usufruto de um imóvel?

Sendo o usufruto vitalício e falecido o usufrutuário, basta apresentar um requerimento e a certidão de óbito original (ou cópia autenticada) no Cartório de Registro de Imóveis para que o usufruto seja cancelado na matrícula do imóvel.

Qual a diferença de usufruto para usufruto vitalício?

Em relação à duração, como mencionamos no tópico anterior, existe o usufruto temporário e o usufruto vitalício. Assim, enquanto o primeiro apresenta uma data de validade, o último é válido até a morte do usufrutuário, o mais comum entre pais e filhos.

Como calcular o valor do usufruto de um imóvel?

O valor dos direitos reais de usufruto será de 1/3 (um terço) do valor da propriedade. Alíquota de recolhimento: 2,5%. Base de cálculo: valor venal do imóvel ou valor da transação (serão comparadas as duas bases de cálculo e o imposto será o resultado da multiplicação da alíquota pela base de cálculo de maior valor).

Quem paga ITBI no usufruto?

Nesse caso, o ITBI deverá ser recolhido pelo cessionário (adquirente).

Quando uma pessoa tem uma propriedade com usufruto ela tem a propriedade plena?

Isto significa que o usufrutuário de um determinado imóvel pode ter o pleno direito de residir, alugá-la ou emprestá-la de acordo com as leis, quando a propriedade está dividida entre nu-proprietário e usufrutuário.

É possível doar imóvel com usufruto?

Uma doação de bens em vida com usufruto do imóvel pode oferecer vantagens, como evitar o procedimento de inventário, compartilhar um bem com algum ente querido ainda vivo e assegurar a herança. Reunimos um conteúdo completo sobre o assunto.

Quem tem usufruto pode alugar o imóvel?

Sim, pode.

Ao ter os direitos de uso, faz parte a possibilidade do usufrutuário alugar o imóvel para outras pessoas. A única coisa que ele não pode fazer é vendê-lo, já que não é o dono. Além disso, também é do usufrutuário a renda do aluguel, ou seja, os frutos, como uma locação normal.

Quem declara o imóvel em usufruto?

O usufrutuário, por sua vez, relaciona em sua Declaração de Bens e Direito o valor do usufruto e os rendimentos dele decorrentes constituem rendimentos tributáveis em sua declaração.

Quanto custa para passar um imóvel para o filho?

O valor total de transferência de imóvel pode chegar a até 2% do valor venal da propriedade a ser doada ou herdada, onde: o ITCMD custa, em média, 8% do valor venal do imóvel; os registros em cartório custam, em média, 2% do valor venal do imóvel; O inventário custa, em média, 12% do valor venal do imóvel.

Quando os pais morrem quem tem direito de ficar com a casa?

Os herdeiros legítimos têm direito à herança, e são eles: descendentes, ascendentes, cônjuge, parentes colaterais até quarto grau e companheiro sobrevivente. No entanto, o dono dos bens pode adicionar herdeiros testamentários (adicionados por livre vontade do titular).

Quem é o contribuinte do IPTU em caso de imóvel gravado com usufruto?

Na prática, o poder público municipal cobrará o IPTU daquele que detém a propriedade do imóvel. Portanto, nada impede que o nu-proprietário seja cobrado pelo pagamento do IPTU. No entanto, pela lei quem deve responder pelo pagamento do IPTU é o usufrutuário, conforme esclarece o código civil: Art.

Artigo anterior
O que é cópia reprográfica?
Artigo seguinte
O que fazer para a voz rouca voltar ao normal?