Como funciona o sistema Hcss?

Perguntado por: Mia Carneiro de Coelho  |  Última atualização: 6. Oktober 2024
Pontuação: 4.7/5 (32 avaliações)

Os novos motores vêm equipados com o sistema HCSS (do inglês, Heated Cold Start System), que elimina a necessidade de tanque auxiliar de gasolina para partida a frio. Além de maior conveniência, o HCSS garante partidas com etanol puro mesmo em temperaturas abaixo de zero grau Celsius.

O que significa Hcss?

O Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) apresentou conformidade em 10 dos 11 quesitos avaliados pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), órgão ligado do Ministério da Saúde.

Como funciona o sistema de partida a frio?

A partida a frio é o processo de ligar um veículo em condições de baixa temperatura ambiente, quando o motor está frio. Ela costuma ser um momento crítico, pois, em temperaturas baixas o combustível pode se condensar, dificultando a ignição.

Qual é o nome é como funciona o sistema de partida a frio nos veículos flex Nissan?

Como funciona o reservatório de partida a frio? O reservatório de partida a frio tem como função injetar gasolina no motor para iniciar a combustão caso a temperatura esteja abaixo dos 16°C. Por este motivo, quem tem carro flex deve sempre conferir o volume de combustível presente no reservatório.

Como funciona o sistema de carro flex?

O motor flex foi feito para queimar tanto a gasolina quanto o etanol. No escapamento, um componente chamado sonda lambda reconhece qual é o combustível utilizado e informa a central eletrônica do modelo, que ajusta o motor para que ele desenvolva o desempenho ideal para o combustível ou a mistura presente no tanque.

Partida a Frio com Aquecimento do Combustível - Tecnologia para Todos os Climas! #PartidaFrio

23 questões relacionadas encontradas

Pode usar só gasolina no carro flex?

Vou repetir pela milésima vez: o carro flex foi projetado para receber qualquer combustível, seja ele etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção. O motorista pode colocar 20% ou 30% de gasolina no etanol, ou vice-versa, tanto faz.

Pode misturar álcool e gasolina no carro flex?

Para adiantar, a resposta para quem se questiona se carro flex pode misturar álcool e gasolina no tanque é sim! Ainda que haja quem não recomende essa prática, os motores desse tipo de veículo foram desenvolvidos para suportar não apenas o funcionamento com cada um desses combustíveis, mas também para a mistura.

O que acontece se não colocar gasolina na partida a frio?

Sim, apesar do reservatório ser bem pequeno, cabendo ali na maioria das vezes menos de meio litro de combustível, a gasolina pode ficar velha. Isso acontece depois de três meses em que a gasolina foi colocada no reservatório de partida a frio.

Onde fica o sensor de partida a frio?

O sistema de partida frio é composto por um pequeno reservatório de gasolina que fica embaixo do capô, próximo a bateria do veículo.

É necessário colocar gasolina no reservatório de partida a frio?

Veículos bicombustíveis atuais não necessitam mais do reservatório junto ao motor para auxiliar na ignição em dias de temperaturas baixas. Não! Caso o motorista abasteça o carro sempre com gasolina, ele não precisa colocar gasolina também no tanquinho do sistema de partida a frio do motor flex.

Qual combustível colocar na partida fria?

A melhor gasolina para colocar no tanquinho de combustível do sistema de partida a frio do motor flex é a aditivada. Isso porque ela contém detergentes que ajudam a manter os componentes, especialmente os bicos injetores, limpos e em perfeito funcionamento.

Porque carro a álcool não pega no frio?

Porém, com temperaturas mais baixas, o etanol não evapora com facilidade e, seu estado líquido, dificulta dar partida.

Porque o Ford Ka não tem reservatório de gasolina?

Com a chegada desse novo sistema, isso parou de ser um problema, pois quando é equipado com injeção eletrônica e aquecimento de combustível, o álcool é elevado à temperatura correta antes de ser aplicado à mistura para combustão, onde o reservatório de gasolina se torna dispensável.

Qual a durabilidade do motor Firefly?

A nova família de motores é um projeto global, tendo sido desenvolvida, testada e certificada dentro dos padrões mundiais, que exigem uma durabilidade mínima de 150 mil milhas ou 240 mil quilômetros.

Quais carros usam o motor Firefly?

Um desses motores é o motor 1.3 Firefly Flex. Presente nas versões Drive do Fiat Pulse e Fiat Cronos, além da versão Precision do Fiat Cronos, essa motorização garante aos veículos 107 cavalos de potência máxima e 134 Nm de torque máximo.

O que é motor 1.0 Firefly?

O motor 1.0 Firefly é um três cilindros aspirado, de seis válvulas, que desenvolve potências de 71cv (gasolina) e 75cv (etanol) a 6.000rpm, com torques de 10kgfm (g) a 3.250rpm e 10,7kgfm (e) a 3.500rpm.

Qual a função da válvula solenoide da partida a frio?

A eletrobomba se encarrega de manter o sistema pressurizado e a Válvula Solenoide se encarrega de controlar o fluxo de combustível que será injetado, a fim de que o motor entre em funcionamento e mantenha uma marcha lenta estável.

O que acontece se colocar água no reservatório de partida a frio?

O problema de colocar o líquido com o motor desligado é que bolhas se formam nos dutos e cavidades dentro do motor. Essas bolhas ocupam espaço que deveria ser ocupado pelo líquido. Como há menos líquido, o motor tenderá a aquecer mais rapidamente e até superar a temperatura máxima recomendada.

Quantos litros de gasolina cabe no reservatório de partida a frio?

700 ml é a capacidade volumétrica do reservatório de gasolina para a partida a frio do Fusion equipado com motor 2.5L Duratec.

Quanto tempo dura a gasolina na partida a frio?

Especialistas recomendam que o prazo nunca ultrapasse 90 dias. Com o tempo, a gasolina pode perder seu poder de queima e não ajudar o carro a ligar em dias frios.

Qual gasolina colocar no tanquinho?

A resposta para essa pergunta é: gasolina aditivada! Isso pelo fato deste tipo de combustível, como o próprio nome diz, ter aditivos que funcionam como detergentes que ajudam a manter todo o sistema de partida a frio em perfeitas condições de uso.

Qual combustível limpa mais o motor?

O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.

Qual queima primeiro o álcool ou a gasolina?

Por conta disso, o álcool evapora muito mais rápido do que a gasolina. Isso faz com que ele tenha um poder calorífico menor, precisando utilizar uma quantidade maior para gerar o mesmo movimento. Consequentemente, o etanol queima mais rápido.

O que acontece se colocar álcool em um carro que não é flex?

Essa água (inexistente na gasolina, que usa álcool anidro na mistura) irá provocar corrosão e danos em todas as partes do carro que entram em contato com o combustível. A conta do prejuízo inclui bomba de gasolina, bicos injetores, velas e até junta de cabeçote e anéis do pistão.

Estou com meio tanque de gasolina posso completar com álcool?

É bom misturar gasolina e etanol? Como já dissemos, não há qualquer malefício em misturar etanol e gasolina no tanque do seu veículo. Portanto, abastecer com os dois combustíveis é tão bom quanto abastecer com apenas um deles. O problema não está na mistura, mas na qualidade dos líquidos que vão para o tanque.

Artigo anterior
Como sintonizar tv lg portugal?
Artigo seguinte
O que a Bíblia diz sobre lobos?