Como funciona o sistema excretor dos anelídeos?
Perguntado por: Luciana Renata Simões Anjos | Última atualização: 3. Mai 2025Pontuação: 4.7/5 (53 avaliações)
A excreção dos anelídeos, por onde eles liberam as substâncias tóxicas e indesejáveis, é realizada por estruturas conhecidas como nefrídeos ou metanefrídeos. Eles se localizam nos metâmeros, cada segmento com um par.
Como é o sistema excretor dos anelídeos?
A excreção dos anelídeos ocorre através de metanefrídios, sistema também encontrado nos moluscos. Nesse sistema, uma estrutura chamada nefróstoma absorve as excretas presentes no celoma ou na corrente sanguínea e as armazena até a excreção por poros chamados de nefridióporos.
Como funciona a digestão dos anelídeos?
Digestão dos anelídeos
Os anelídeos são animais que apresentam digestão extracelular, possuindo um sistema digestório completo, ou seja, um sistema digestório que apresenta boca e ânus. Nas minhocas, o sistema digestório inclui uma faringe que atua sugando o alimento para boca.
Como funciona o sistema reprodutor dos anelídeos?
A reprodução dos anelídeos ocorre de forma assexuada ou sexuada. Excluindo os poliquetos que são dióicos, os outros anelídeos são hermafroditas. No caso dos hermafroditas, a exemplo da minhoca, existe uma parte do corpo que ajuda na reprodução, o clitelo.
Como funciona o sistema circulatório dos anelídeos?
Os sistema circulatório desses animais é fechado, com o sangue correndo, portanto, no interior dos vasos. O plasma sanguíneo apresenta hemoglobina dissolvida, sendo essa molécula responsável pelo transporte de oxigênio no animal. A respiração dos anelídeos pode ser realizada de diferentes formas.
Sistema excretor dos Anelídeos - Zoologia - Biologia
Quais os sistemas excretores dos platelmintos anelídeos e insetos?
O sistema excretor dos platelmintos apresenta-se com protonefrídias, que possuem células terminais multiciliadas chamadas de células-flama (ou solenócitos), responsáveis pela eliminação do excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior do organismo, por meio de um sistema de canais.
Quais são os sistemas dos anelídeos?
Os anelídeos possuem um sistema circulatório fechado, composto por dois vasos longitudinais ligados por meio de vasos laterais. Na região anterior, os vasos laterais possuem capacidade de contração, impulsionando, assim, o sangue. Graças a essa capacidade de bombeá-lo, são chamados de corações laterais.
Quantos corações tem os anelídeos?
- A presença de dilatações no sistema circulatório (cinco pares de corações), com capacidade contrátil, auxiliando o fluxo sangüíneo; - Configuração de um sistema circulatório fechado, onde o sangue apenas circula no interior de vasos e capilares; Não pare agora...
Como é composto o sistema nervoso dos anelídeos?
- Sistema Nervoso: ganglionar, composto de diversos gânglios ligados entre si por cordões nervosos ventrais. - Sistema Reprodutor: nos organismos dióicos, ocorre por processos sexuados; e nos monóicos, por fecundação cruzada.
Qual é a simetria dos anelídeos?
Os anelídeos são animais incluídos no filo Annelida e compreendem seres que possuem corpo cheio de anéis (corpo segmentado). Apresentam simetria bilateral e são celomados, triblásticos e protostômios (durante o desenvolvimento embrionário, formam inicialmente a boca e, depois, o ânus).
Qual o tipo de larva dos anelídeos?
Os anelídeos apresentam uma larva trocófora que é uma característica que apresentam em comum com outro grupo que veremos no próximo capítulo. O Filo Annelida possui sistema digestivo completo, sistema nervoso bastante desenvolvido e um sistema excretor que segue o padrão seriado do corpo.
Qual é a fecundação da minhoca?
Por possuirem os dois sexos (masculino e feminino), as minhocas são hermafroditas. Mas, para que se reproduzam, é necessário que duas delas realizem uma dupla fecundação, e formem, com isso, um casulo cheio de ovos, de onde nascerão pequenas minhocas.
Como funciona a respiração cutânea?
→ Respiração cutânea
Também chamada de respiração tegumentar, esse tipo de respiração ocorre na superfície do corpo do animal por meio da pele. Nesse caso, as trocas gasosas ocorrem por difusão e é importante que a pele sempre esteja umedecida para que esse processo aconteça de maneira adequada.
Quais são as principais função do sistema excretor?
O que é o Sistema Excretor
É o principal responsável pelo controle da quantidade de água eliminada pelo organismo e pela excreção de sais minerais e das excretas nitrogenadas. Essas excretas são resíduos da quebra de proteínas e ácidos nucléicos que devem ser eliminados, pois são tóxicos ao organismo.
Como se divide o sistema excretor?
O sistema excretor, também conhecido como sistema urinário, é formado pelos rins, pelos ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra, que filtram o sangue e, posteriormente, produzem, transportam, armazenam e eliminam a urina (resíduo líquido) de forma intermitente.
O que sai do sistema excretor?
O sistema excretor está relacionado com a eliminação de substâncias tóxicas e em excesso no nosso corpo por meio da produção da urina.
Quais são as doenças causadas pelos anelídeos?
- Ancilostomíase ou ancilostomose. Você já ouviu falar de ancilostomíase, ancilostomose ou amarelão? ...
- Ascaridíase. ...
- Bicho-geográfico. ...
- Cisticercose. ...
- Cisto Hidático. ...
- Esquistossomose. ...
- Filária. ...
- Filariose.
Qual é a cor do sangue da minhoca?
O sistema circulatório é fechado, com uma grande rede de vasos muito finos sob a pele, os capilares, para a troca de gases com o ambiente. O sangue das minhocas é vermelho, por causa da hemoglobina, o mesmo pigmento encontrado nos glóbulos vermelhos dos vertebrados.
Quais são os três grupos do anelídeos?
Esse grupo apresenta mais de 12.000 espécies descritas, as quais são encontradas em ambientes marinhos, água doce e ambiente terrestre. Como representantes mais conhecidos, podemos citar as minhocas e as sanguessugas. Os anelídeos são agrupados em três classes: Polychaeta, Oligochaeta e Hirudínea.
Quando surgiu os anelídeos?
Embora a origem dos Anelídeos seja pouco clara, pensa-se, com alguma certeza, que terão surgido há cerca de 550 milhões de anos, nos oceanos primitivos de então. O seu aparecimento deu origem a grandes modificações no Planeta.
Qual é o nome do órgão excretor dos anelídeos?
Sistema excretor dos anelídeos
A excreção dos anelídeos, por onde eles liberam as substâncias tóxicas e indesejáveis, é realizada por estruturas conhecidas como nefrídeos ou metanefrídeos. Eles se localizam nos metâmeros, cada segmento com um par.
O que é o processo de excreção?
Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.
Como funciona o sistema excretor passo a passo?
A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada para o exterior do corpo via uretra. A formação da urina ocorre na região dos rins chamadas de néfrons. Inicialmente, ocorre o processo de filtração no interior do corpúsculo renal.
Quais são os 4 tipos de respiração?
A respiração dos animais pode ser: branquial, no caso dos peixes, polvos e lulas; traqueal, no caso dos insetos; cutânea, feita através da pele, no caso de moluscos, anfíbios, anelídeos, cnidários, e nematódeos; e a pulmonar, feita por alguns anfíbios, mamíferos, aves e répteis. Espero que vocês tenham gostado.
Como oferecer serviços de motorista?
Para que serve o sulfato de alumínio na água?