Como funciona o relé de sobrecarga?

Perguntado por: Rafaela Esteves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (43 avaliações)

O relé de sobrecarga compensa automaticamente as mudanças de temperatura ambiente, porque o seu funcionamento depende da temperatura dos seus elementos térmicos. O circuito de comando pode ser testado. O relé térmico pode ser ajustado, dentro de determinada faixa de corrente de acordo com a necessidade.

Qual é a função do relé de sobrecarga?

Relés térmicos de sobrecarga são dispositivos eletromecânicos, baratos, de proteção para o circuito à rede elétrica. Oferecem proteção confiável para motores em caso de sobrecarga ou falha de fase. O relé térmico de sobrecarga pode, em conjunto com contatores, compor uma solução compacta para a partida de motores.

Como é o funcionamento de um relé?

O relé é um interruptor eletromecânico, cuja a movimentação física deste interruptor ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé, criando assim um campo eletromagnético que por sua vez atrai a alavanca responsável pela mudança do estado dos contatos.

Como ocorre a detecção de sobrecarga por parte do relé térmico?

A quantidade de corrente que um relé térmico suporta pode ser ajustada no próprio equipamento através de um disco que é ajustado manualmente. Possui um botão de teste, para identificar se o componente irá funcionar em caso de alguma anomalia.

Qual a diferença entre o disjuntor motor é um relé térmico?

Tanto que ele tem um ajuste de corrente na sua parte frontal, assim como o relé térmico. Então, a diferença entre o disjuntor motor e o relé térmico, é que o disjuntor motor além de fazer o papel do relé térmico, ainda protege o sistema contra curto circuito.

ENTENDA COMO FUNCIONA O RELÉ DE SOBRECARGA - TEORIA E PRÁTICA.

26 questões relacionadas encontradas

Qual a função de um disjuntor motor?

O dispositivo garante a proteção de circuitos e motores contra correntes de sobrecargas e curto-circuitosdotado de disparadores térmicos e magnéticos, que podem ser calibrados em função das caraterísticas da carga, e também é dotado da capacidade de sensibilidade à falta de fase.

Quais os tipos de relé para proteção de sobrecarga?

Quais os diferentes tipos de relés de proteção? Os relés de proteção podem dividir-se em duas categorias principais: os relés digitais e os relés eletromecânicos. Os relés de proteção digitais, também chamados simplesmente “relés digitais”, são compostos por um sistema eletrónico com microprocessadores.

Como saber se o relé térmico está queimado?

A maioria dos relés atuais possui um LED que indica se o dispositivo está ligado. Se o LED estiver desligado, mesmo que o relé ou os terminais da bobina estejam sendo alimentado (normalmente A1 e A2), pode-se afirmar seguramente que o relé está danificado.

Como dimensionar o relé de sobrecarga?

Os relés devem ser dimensionados de forma que contenham em sua faixa de ajuste a corrente nominal (In) que circula pelo trecho onde está ligado. IMPORTANTE: 1) O relé NÃO deve ser dimensionado com In situado no extremo superior da faixa de ajuste. Pois se o motor tiver um FS>1, o relé não permitirá tal corrente.

Qual é a função do relé?

Os relés automotivos são programados para abrir e fechar uma corrente elétrica, permitindo ou bloqueando a passagem do fluxo de eletricidade. Seu acionamento acontece quando uma bobina é estimulada por meio elétrico.

Como funciona o relé de segurança?

De modo geral, os relés de segurança têm um funcionamento bem simples, pois quando uma corrente passa pela bobina, ela produz um campo eletromagnético que acaba por atrair uma série de contatos, e estes contatos abrem ou fecham os circuitos.

Como funciona um relé fotoelétrico?

A Fotocélula possui um relé conectado à um sensor fotoelétrico LDR, que significa Light Dependent Resistor ou Resistor Dependente de Luz, traduzido para o português. O Sensor LDR é um sensor que consegue mudar a sua resistência de acordo com a luminosidade que chega até ele.

Qual a função do relé de falta de fase?

O relé falta de fase é um equipamento fundamental para sistemas trifásicos, pois garante que a carga do motor esteja sempre alimentada pelas três fases, de forma a evitar a destruição total do motor ou equipamento nele aplicado.

Como funciona o relé de falta de fase?

O relé falta de fase possui um circuito eletrônico que é responsável por monitorar a passagem das fases. Quando uma das fases não é detectada por esse circuito eletrônico, um microprocessador alimentado por uma tensão diminuída por um resistor, envia um sinal que faz com que o relé interno acione e comute os contatos.

Qual é a função do relé da geladeira?

O relé tem como função dar a partida no compressor, ligando e desligando o enrolamento auxiliar.

Quando o relé térmico desarma?

O que causa desarmamento do relé térmico

Alguns fatores determinam a atuação (desarmamento) do relé térmico: Travamento do rotor. Curto-circuito entre as bobinas (rolamento interno) Curto-circuito entre bobina e carcaça do motor.

O que é um relé de proteção?

RELÉ DE PROTEÇÃO - TIPOS E USOS. O relé de proteção é um dispositivo elétrico destinado a produzir modificações súbitas e predeterminadas em um ou mais circuitos elétricos de saídas, quando alcançadas determinadas condições no circuito de entrada, que é o que controla o dispositivo.

O que é proteção 50 51?

Sistema de Proteção Secundária com Relé Microprocessado, com funções 50/51 para fase e neutro, destinado a proteger o circuito em média tensão de subestações de consumidores, a serem utilizados. Esta Especificação se aplica na subestação do consumidor que é atendido no sistema de distribuição em média tensão.

O que é relé de sobretensão?

Relé de sobretensão

São relés que operam quando a tensão do sistema ultrapassa um valor preestabelecido ou ajustado.

Quais são as três funções agregadas de um disjuntor motor?

Além da função de proteção o disjuntor motor possui ainda a função de seccionamento, ou seja, capaz de interromper a passagem de corrente elétrica quando ocorrer uma sobrecarga que fora notificada pelo disparo térmico ou mesmo um curto circuito e com isso rompeu-se o eletromagnético do disjuntor motor.

Qual a função do disjuntor no circuito de comando?

O disjuntor atua em função dos níveis da corrente elétrica que atravessa o sistema: quando ocorre alguma sobrecarga, o aparelho desarma e interrompe o funcionamento de toda a rede, impedindo danos ao próprio circuito e aos eletrônicos nele conectados.

Artigo anterior
Qual o maior ensinamento que podemos tirar desse trecho de O Pequeno Príncipe?
Artigo seguinte
O que significa conclusos para o gabinete?