Como funciona o processo de hidratação do cimento?
Perguntado por: José Bruno Martins Moura Jesus | Última atualização: 28. April 2022Pontuação: 4.5/5 (74 avaliações)
Basicamente, é denominado processo de hidratação do cimento as reações químicas que ocorrem entre a água e os silicatos e os aluminatos presentes no cimento, que, com o transcorrer do tempo, formam uma massa endurecida e resistente.
Qual a fase gerada após a hidratação do cimento?
A liberação de calor começa apenas após a hidratação do cimento, mas é possível reduzir a temperatura máxima resfriando os materiais constituintes do concreto, como a areia e a brita, antes que a reação do cimento ocorra.
Quais as reações de hidratação do cimento?
O endurecimento do material acontece como resultado do processo de hidratação, que é a reação química do clínquer com a água. Assim, os silicatos de cálcio hidratados são formados e, junto do calor de hidratação, acabam influenciando nas propriedades mecânicas e físicas do concreto depois de endurecido.
Como hidratar concreto?
Como a superfície deve estar sempre imersa na água, no geral, para uma boa cura, o concreto geralmente deve ser molhado ao menos três vezes por dia, uma vez em cada período. Os horários normalmente indicados são por volta das 8h, 12h e 15h. Esse processo é muito comum em lajes de casas, por exemplo.
O que se entende por calor de hidratação do cimento?
[2] O calor de hidratação consiste em uma reação química exotérmica entre o cimento e a água, e possui sua maior intensidade nas primeiras idades, podendo gerar trincas e fissuras nocivas ao concreto, além de possibilitar um futuro ataque do meio externo ao mesmo.
AULA #034: HIDRATAÇÃO DO CIMENTO - O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ISSO?
Como é o processo de hidratação do cimento Portland?
O cimento Portland é o principal aglomerante hidráulico utilizado na construção civil. Quando misturado com a água dá origem a uma série de reações químicas, denominada de hidratação. Essas reações possuem velocidades distintas, onde a gipsita é a primeira fase a ser consumida e os silicatos em idades posteriores.
Porque o concreto não seca?
“Quando temos uma temperatura quente, o concreto perde sua plasticidade e trabalhabilidade por causa da evaporação mais rápida da água contida na mistura”, explica o engenheiro e consultor Flávio Renato Pereira Capuruço, da Beton Engenharia. Ele conta que em climas mais frios, ocorre justamente o contrário.
Quando molhar o concreto?
É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.
Por que jogar água no concreto?
A água é um importante componente do concreto e tem basicamente duas funções: provocar a reação de hidratação dos compostos do cimento, com seu consequente endurecimento, e aumentar a trabalhabilidade para que possa preencher adequadamente as fôrmas, sem causar vazios ou nichos.
Quais são as reações de hidratação dos principais compostos do cimento Portland?
RESULTADO DA HIDRATAÇÃO DOS COMPOSTOS DO CIMENTO
Após a hidratação dos compostos do cimento tem-se como resultado a formação do gel de C-S-H, Hidróxido de cálcio Ca(OH)2 e a etringita.
O que ocorre durante a hidratação do cimento que causa o seu endurecimento?
– “Quando ele entra em contato com a água ele sofre uma reação química que o faz endurecer”. -“Porque ele sofre reações físico-químicas em contato com a água e cristaliza, aglomera, proporcionando assim rigidez”.
Qual o tempo de cura do cimento?
Deixe o cimento secar por pelo menos três dias. O cimento e o concreto continuam a firmar durante os primeiros três a sete dias depois de serem aplicados. Ao final de três dias de secagem, o cimento já atingiu aproximadamente 80% da força final. O tempo exato dependerá do método de secagem utilizado.
O que significa CP 2 Z 32?
O cimento Portland CP II-Z contém adição de material pozolânico que varia de 6% à 14% em massa, o que confere ao cimento menor permeabilidade, sendo ideal para obras subterrâneas, principalmente com presença de água, inclusive marítimas.
O que ocorre na hidratação do cimento quando o gesso e adicionado?
A hidratação dos aluminatos (C3A e C4AF) na presença do gesso – adicionado na fabricação do cimento – resulta na formação de etringitas que assumem formas de agulhas e começam minutos após o início da hidratação, sendo estas responsáveis pelo fenômeno da pega.
O que é o cimento CP V ARI?
Cimento CP-V ARI (NBR 5.733) ou Cimento Portland de Alta Resistência Inicial: em função do seu processo de fabricação, tem alta reatividade nas primeiras horas de aplicação, fazendo com que atinja resistências elevadas em um curto intervalo de tempo.
Quantas vezes é preciso molhar a laje?
É importante hidratar a laje (ou "curar a laje", como se diz em obra) por pelo menos 7 dias, três vezes ao dia. Isso é necessário para evitar a perda precoce da água que reage com o cimento, ligando os grãos de areia e as britas. Uma parte da água entrará na constituição do concreto, a outra evaporará com o tempo.
Quantas vezes devo molhar o contrapiso?
Macete 02: Não deixe de molhar uma vez por dia o contrapiso para que ele fique bem curado, evitando o esfarelamento da sua superfície. Evite que muitas pessoas trafeguem por cima do contrapiso para evitar o esfarelamento por atrito das botas e carregar sujeira para a superfície que depois irá receber as cerâmicas.
Quanto tempo para Desformar o concreto?
Geralmente, após três dias de cura do concreto já é possível realizar a desforma. E para tal, é importante seguir o procedimento correto para não comprometer nem a estrutura e nem os materiais usados.
Como acelerar a secagem do concreto?
Cubra o concreto com uma lona de plástico para evitar a evaporação. Assim como as pessoas se enrolam em plástico em um spa, a cobertura vai gerar umidade que hidratará continuamente a superfície do concreto.
Como saber se o concreto é bom?
- 1 – Manchas. As manchas podem ser indício de oxidação nas armaduras. ...
- 2 – Eflorescência. O desenvolvimento de depósitos salinos na superfície do concreto é chamado de eflorescência. ...
- 3 – Desagregação. ...
- 4 – Fissuras ou trincas.
Qual é o principal componente químico do cimento Portland onde ele aparece na reação de hidratação do cimento?
O clínquer é o principal componente e está presente em todos os tipos de cimento portland. ... O clínquer em pó tem a peculiaridade de desenvolver uma reação química em presença de água, na qual ele, primeiramente, torna-se pastoso e, em seguida, endurece, adquirindo elevada resistência e durabilidade.
Qual dos compostos do cimento mais contribui para a hidratação?
(B) Qual dos cimentos apresentaria maior calor de hidratação? A) Cimento B pois apresenta grãos menores, apesar de uma maior superfície de contato o que necessitaria de mais agua, apresenta uma melhor consistência.
Quais os tipos de cimento Portland?
- Cimento Portland Comum (CP I) ...
- Cimento Portland Composto (CP II) ...
- Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
- Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
- Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
- Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
- Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)
Quem é mais inteligente gorila ou chimpanzé?
Quem pode ter a carteira de estagiário da OAB?