Como funciona o processo de furação?

Perguntado por: Cristiano Baptista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (20 avaliações)

Processo de Furação
Uma variante da furação é o alargamento de furos, onde uma ferramenta similar à broca, porém com múltiplos gumes, remove material das paredes de um furo, aumentando seu diâmetro e, ao mesmo tempo, conferindo-lhe um alto grau de acabamento.

Quais são os tipos de operações na furação?

Furação com pré-furação: processo onde é feito um furo anterior, com uma determinado comprimento, para posteriormente utilização de uma broca de maior comprimento, num furo já existente. Furação escalonada: Processo de furação destinado à obtenção de furo com dois ou mais diâmetros, simultaneamente.

Quando deve se usar furação como processos final?

Usinagem de um furo. Geralmente, a furação é realizada no fim do processo de manufatura quando as operações anteriores já melhoraram o valor da peça inicial. Embora pareça simples, a furação é uma operação complexa e pode ter graves consequências se sua ferramenta falhar ou usinar além de sua capacidade.

Quais são os problemas mais comuns no processo de furação?

Broca inteiriça de metal duro

Avanço muito alto. Condições instáveis/de desgaste. Desgaste/quebra do canto.

Para que serve a furação?

É um furo de preparação do material para operações posteriores de alargamento, torneamento e roscamento internos. A furação no torno também serve para fazer uma superfície cilíndrica interna, passante ou não, pela ação da ferramenta deslocada paralelamente ao torno.

Processos de Fabricação - Aula 04 - Furação I

18 questões relacionadas encontradas

Para que serve o mandrilamento?

Mandrilamento é um processo de usinagem para aumentar um furo ou melhorar a qualidade de um furo existente. Ao mandrilar furos, há vários sistemas de ferramentas flexíveis disponíveis em uma ampla faixa de diâmetros para mandrilamento de precisão e em desbaste.

O que é o que é furacões?

Furacões são tempestades tropicais que ocorrem sobre oceanos tropicais. Esse fenômeno meteorológico pode causar grandes destruições por onde passa. Furacão são tempestades tropicais que se formam sobre o oceano.

Quais são as principais fonte de calor na furação?

Na furação, o cavaco, que absorve grande parte da energia em forma de calor, é produzido em um espaço fechado e permanece em contato com a ferramenta por um tempo relativamente longo, gerando altas temperaturas que são impostas às regiões dos gumes da broca.

Como pode ser verificado a vida da ferramenta de furação?

Vida útil da ferramenta

Verifique o desgaste da pastilha e estabeleça um programa de vida útil pré-determinada da ferramenta. A maneira mais eficiente de supervisionar a furação é usar um monitor de força da avanço.

Por que a broca quebra?

1Por que ocorre a queima da ponta da broca? O principal fator é a rotação errada associada ao avanço incorreto, tendo como agravante a falta de refrigeração. Apenas um dos fatores citados é suficiente para o comprometimento do produto.

Quais os processos podem ser realizados na furação com brocas?

O processo de furação combinada

Denomina-se furação combinada o processo no qual uma ferramenta rotativa, a broca combinada, realiza simultaneamente uma furação na qual é gerado mais do que um único perfil cilíndrico interno a uma superfície relativa.

Quais os principais tipos de furacões aplicados a mecânica?

FURAÇÃO  Quanto a sua finalidade, os furos podem ser dos mais variados tipos:  Passante;  Cego;  Escareado;  Com Rebaixo;  Cônico;  Escalonado.

O que caracteriza uma furação profunda?

A furação profunda é um processo que possui um grau de complexidade maior do que a furação convencional, devido às condições críticas de usinagem em que se realiza.

Quais são os tipos de furadeiras?

Conheça agora os tipos de furadeira e escolha o que mais se encaixa nas suas necessidades!
  • Furadeira portátil. ...
  • Furadeira de bancada. ...
  • Furadeira de coluna. ...
  • Furadeira de árvores múltiplas. ...
  • Furadeira radial. ...
  • Furadeira múltipla de cabeçote único. ...
  • Furadeira múltipla de múltiplos cabeçotes. ...
  • Furadeira de comando numérico.

É possível executar a operação de furação no torno?

O torno pode também ser usado para operações de furação, no entanto, a peça deve ser a parte rotativa, o que restringe o universo de peças que podem ser furadas.

O que é o processo de aplainamento?

Definição - O que é Aplainamento

Operação de usinagem cujo corte gera superfícies planas. O movimento de corte é apenas de translação. A peça se move enquanto a ferramenta permanece estática, ou vice-versa. Pode-se obter no aplainamento também superfícies perfiladas.

Quais são as fontes de calor no processo de usinagem por onde este calor é dissipado?

(Atrito cavaco- ferramenta  Q atrito C-F) O calor gerado nestas três regiões é dissipado através:  Do cavaco; Qc  Da peça; Qp - 2 -  Da ferramenta; Qr  Do meio ambiente (fluido de corte + meios auxiliares).

Como é a distribuição do calor na região de corte?

Parte do calor gerado na zona de cisalhamento primária é conduzida à peça gerando elevação na temperatura. Na zona de deformação secundária é onde se desenvolve a maior fonte de calor para o aumento da temperatura de ferramenta e é também a zona mais próxima da ferramenta.

Como é a distribuição térmica no processo de usinagem?

A geração de calor durante o processo de usinagem é indicada por uma distribuição de fluxo de calor desconhecida q”(x,y,t) sobre a área arbitrada por x e y. Neste trabalho resolve-se o problema de difusão de calor em coordenadas cartesianas.

O que são tornados e furacões?

Tornado: Dura menos de uma hora, tem menos de 2 km de diâmetro e surge a partir de nuvens do tipo cumulus. Seus ventos têm entre 100 km/h e 480 km/h. Furacão: tem diâmetro de centenas de quilômetros e se forma sobre o oceano tropical. Dura vários dias e perde força ao chegar à terra.

O que é tufão na geografia?

O que é um tufão:

Tufão é um fenômeno meteorológico caracterizado por um ciclone tropical que ocorre nos mares orientais, normalmente nos mares da China e no oceano Índico. Os tufões possuem um enorme poder de destruição, com rajadas de ventos que podem chegar aos 360 quilômetros por hora.

Qual a diferença entre tufão e furacão?

Todos são tempestades tropicais

No norte do Oceano Atlântico e no nordeste do Pacífico, eles são chamados de furacões. Se o mesmo tipo de perturbação ocorre no noroeste do Oceano Pacífico, é conhecido como um tufão. E um ciclone é a tempestade tropical formada no Pacífico Sul e no Oceano Índico.

Como é o processo de mandrilamento?

Mandrilamento é um processo mecânico de usinagem de superfícies de revolução, com o auxílio de uma ou mais ferramentas de corte. Nessa operação, a ferramenta de corte é fixada a uma barra de mandrilar barra de mandrilar barra de mandrilar em um certo ângulo, determinado pela operação a ser realizada.

O que é mandrilamento de cabeçote?

O mandrilamento é um processo destinado à usinagem de desbaste ou acabamento de furos já existentes.

Quais os principais movimentos de corte em um processo de usinagem por Mandrilhamento?

O processo de Mandrilhamento consiste na usinagem de pré-furos fundidos, forjados ou extrudados com ferramenta de geometria definida, onde tanto a ferramenta quanto a peça podem executar o movimento de rotação, trazendo boa qualidade de forma, boa qualidade da superfície e estreitas tolerâncias dimensionais.

Artigo anterior
O que é um sistema Eutético?
Artigo seguinte
Qual fita usar para colar balão na parede?