Como funciona o processo de extinção de condomínio?

Perguntado por: Lourenço Lourenço Andrade Batista  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (29 avaliações)

A extinção do condomínio é uma ação que ocorre quando os proprietários de um bem decidem desmembrá-lo, normalmente, porque querem vendê-lo. Em alguns casos, o imóvel pode ter um, dois, três ou mais proprietários. Assim, nesses casos, ocorre o condomínio de proprietários.

Quanto tempo leva um processo de extinção de condomínio?

O processo pode tramitar por anos e o resultado da extinção de condomínio pode não ser a mais vantajosa para os envolvidos. Se não houver alternativa a não ser fazer a extinção de condomínio pela via judicial, é muito importante buscar um advogado especializado no assunto, para obter bons resultados.

Como é feita a extinção de condomínio?

Não havendo acordo entre os condôminos para extinção consensual do condomínio, o fim da relação pode se dar, forçadamente, pela via judicial, através de uma ação de divisão ou uma ação de alienação proposta por qualquer um dos condôminos, independentemente do valor representativo da sua cota parte no bem.

Qual o valor da ação de extinção de condomínio?

Uma vez que a extinção do condomínio advém da dissolução de sociedade conjugal regida pelo regime de comunhão parcial de bens, o valor da causa deve corresponder a 50% do valor venal do imóvel.

O que é escritura de extinção de condomínio?

Com base na aprovação municipal do desdobro, lavra-se a Escritura Pública de Divisão e Extinção de Condomínio, na qual as partes declaram a vontade de extinguir o condomínio, onde o tabelião menciona que o Município já aprovou o parcelamento do solo, ou desdobro, e declara a vontade das partes indicando qual lote ...

Ação de extinção de condomínio. Entenda.

20 questões relacionadas encontradas

O que é Estremação?

O termo “Estremação” advém do vocábulo estremar, originado do latim extremus, cuja definição no “Vocabulário Jurídico” de Plácido e Silva é: “Terminologia jurídica com a significação de demarcar, dividir ou separar uma coisa da outra, de modo que as partes separadas sejam distinguidas”.

Como funciona escritura de condomínio?

Feita em Cartório de Notas, a escritura pública de convenção de condomínio é o documento pelo qual se estipula as normas criadas para conduzir a atuação do síndico e a boa convivência dos condôminos.

Quais os casos que necessitam de alienação judicial?

Utiliza-se o procedimento das alienações judiciais em três situações distintas: como meio de exercer função cautelar (quando os bens constritos judicialmente forem de fácil deterioração, estiverem avariados ou exigirem grande despesa para sua guarda); como meio de resguardar interesses de incapazes ou outros interesses ...

O que é condomínio entre herdeiros?

Nos termos do Código Civil a herança é deferida aos herdeiros logo após o falecimento, formando-se um condomínio entre os herdeiros, conforme se infere da redação dos artigos 1.784 e 1.791: Art. 1.784. Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros legítimos e testamentários.

O que acontece se não registrar o formal de partilha?

Sem registro não se adquire, inter vivos, a propriedade de bem imóvel (art. 1.245, CC). Não basta o título para gerar efeito translativo (v.g., escritura pública, instrumento particular, carta de sentença e formal de partilha).

Como fazer uma escritura de Estremação?

O processo de estremação deve ser realizado diretamente no cartório de registro de imóveis competente em relação à localização do imóvel. Deste modo, dependendo do Estado de localização, a exigência em relação aos documentos pode ser diferente.

Como fazer extinção de condomínio extrajudicial?

Quando o formato extrajudicial tem êxito, basta que a venda do bem seja regularizada formalmente em cartório, averbando-se em escritura a venda total ou parcial, discriminando a data, valores e etc. Entretanto, caso não seja possível o acordo, não há saída contrária ao pedido de extinção do condomínio judicialmente.

Como dividir um imóvel em condomínio?

O CPC permite que as partes realizem a divisão de terras particulares por meio de escritura pública. É o que determina o Art. 571, ao estabelecer que “A demarcação e a divisão poderão ser realizadas por escritura pública, desde que maiores, capazes e concordes todos os interessados.”

Como dar baixa em CNPJ de condomínio?

O DBE deverá ser assinado pelo representante da entidade no CNPJ, por seu preposto ou procurador. A solicitação de baixa será cancelada automaticamente caso não seja cumprido o prazo de 90 dias previsto anteriormente.

O que é condomínio em inventário?

Com a partilha do imóvel registrado em cartório, os herdeiros tornam-se sócios, ou condôminos em um imóvel, cabendo a cada um deles uma fração ideal sobre o terreno. Assim, finalizado o inventário, não existem mais inventariante, espólio ou herdeiros, a relação passa a ser contratual entre comprador e vendedores.

O que significa na prática a herança ser considerada um condomínio?

Ainda que em uma universalidade, pelo fato da existência de herdeiros, a herança é atribuída também a qualidade de condomínio, isso porque eles serão considerados como um todo até a partilha. E esse todo será um bem imóvel.

Quando um dos herdeiros mora no imóvel?

O herdeiro que reside no imóvel tem a chamada posse precária, ou seja, a posse para posterior devolução. Porém, a ausência da intenção de regularizar a situação perante os demais configura abuso de confiança dos herdeiros que cederam o local momentaneamente.

Quando cabe à alienação judicial?

ALIENAÇÃO JUDICIAL CONCEITO Trata-se do ato de transferência da propriedade de um bem ou de um direito feito através de leilão judicial, após determinação ou autorização do juiz, previsto no art. 730 do Código de Processo Civil.

Quem pode requerer a alienação judicial?

880. Não efetivada a adjudicação, o exequente poderá requerer a alienação por sua própria iniciativa ou por intermédio de corretor ou leiloeiro público credenciado perante o órgão judiciário.

Como ocorre a alienação judicial?

Assim, a maneira de concretizar a alienação é por intermédio de leilão, que poderá ser por iniciativa particular ou judicial, eletrônico ou presencial, com observância do disposto nos artigos 879 a 903 do Código de Processo Civil.

Como legalizar um condomínio de apartamentos?

Como regularizar um condomínio residencial em 7 passos
  1. Expedição do Habite-se. ...
  2. Inscrição das unidades no Cartório de Registro de Imóveis. ...
  3. Elaboração da Convenção de Condomínio. ...
  4. Eleição de síndico e de conselho consultivo. ...
  5. Desmembramento do IPTU por unidade. ...
  6. Registro do condomínio no Cartório de Registro de Imóveis.

Como fazer condomínio em terreno?

Para instituir condomínio de casas, os interessados devem obedecer à lei municipal de parcelamento do solo. Em alguns municípios, há previsão expressa acerca da possibilidade de instituir condomínio de lotes e casas. É necessário, portanto, verificar a lei aplicável à sua localidade.

Qual documento é necessário para instituir o condomínio do edifício?

Para um condomínio existir, ele precisa ser registrado, isto é, deve ser feita a averbação do empreendimento no Cartório de Registro de Imóveis. É esse documento que irá atestar que a construtora, por exemplo, detém a posse de todo o imóvel.

Quem assina a escritura de Estremação?

Escritura Pública ou Instrumento Particular de Estremação, contendo a assinatura do titular do domínio e seu cônjuge e dos confrontantes e seus cônjuges, respeitado o disposto no artigo 108, do Código Civil.

Onde e como realizo o georreferenciamento?

Ele é feito por meio de um processo de reconhecimento das coordenadas geográficas do local, a partir da utilização de mapas ou imagens. O processo é feito por meio do levantamento topográfico para definir as características referentes à dimensão e localização da propriedade.

Artigo anterior
Porque a pele fica branca depois do banho?
Artigo seguinte
Pode diluir botox em água destilada?