Como funciona o processo de ecdise?

Perguntado por: Vanessa Ângela Moura Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (73 avaliações)

A epiderme produz um novo exoesqueleto, que permanece mole por um período; Enquanto o novo exoesqueleto estiver mole, o animal expande seu corpo pelo bombeamento de água ou ar; Após o endurecimento do exoesqueleto, a água ou ar é substituído pelo crescimento dos tecidos.

Quais são as etapas da ecdise?

Podem-se distinguir quatro fases de muda: Pró-ecdise: fase anterior à muda, compreendendo toda a fase preparatória. Ecdise: rompimento e liberação do esqueleto antigo; é a muda propriamente dita. Pós-ecdise: fase logo após a muda, caracterizada pelo crescimento do animal e pelo gradual endurecimento do novo esqueleto.

Como ocorre o processo de ecdise nos répteis?

Durante a ecdise as células da camada intermediária se replicam para formarem uma nova epiderme com três camadas. Uma vez este processo esteja completo, a linfa se difunde para a área entre as duas camadas e enzimas são liberadas para formarem uma zona de clivagem.

Quanto tempo demora a ecdise?

Este processo pode levar de cinco minutos com um ling, até várias horas com um animal adulto.

Como funciona o processo fisiológico de crescimento dos insetos?

O crescimento dos insetos ocorre por meio de mudas ou ecdise, significando a troca periódica do exoesqueleto formado por um polissacarídeo chamado de quitina, secretado pelas células da epiderme desses animais, impedindo o contínuo crescimento dos mesmos.

Fisiologia dos Insetos - Muda/Ecdise

22 questões relacionadas encontradas

Quais as fases de desenvolvimento presentes nos insetos?

Holometábolos (metamorfose completa) → os insetos que passam por esse tipo de metamorfose possuem desenvolvimento indireto. Da eclosão do ovo surge uma larva que se transforma em pupa (crisálida), em seguida imago, atingindo o estágio adulto após sucessivas mudas (crescimento gradual com troca do exoesqueleto).

Como pode ser o desenvolvimento dos insetos?

Por serem animais ovíparos, depositam os seus ovos em ambientes que favorecem o desenvolvimento de um novo inseto, seguindo etapas de crescimento caracterizadas por metamorfose (transformações morfológicas e fisiológicas na estrutura corpórea de um organismo, durante o seu ciclo de vida).

Qual é a função da hemolinfa?

Os tecidos são banhados pela hemolinfa que funciona como um sistema de transporte de nutrientes, resíduos, hormônios e, às vezes, gases. Na ausência de celoma, a hemocele é a cavidade funcional dos artrópodes.

Quantas vezes as cobras mudam de pele?

As serpentes realizam a troca de pele, chamada de ecdise, e durante esse processo, que ocorre de quatro a cinco vezes no ano, o animal não deve ser manipulado nem receber alimentação.

Como a aranha fica quando está trocando de pele?

No momento apropriado, os hormônios do aracnídeo “avisam” ao corpo dele para absorver uma parte da camada inferior da cutícula e começar a secretar material para formar o novo exoesqueleto. A aranha também secreta um fluido de troca entre o exoesqueleto antigo e o novo.

Como é feita a excreção dos répteis?

A excreção nos répteis é realizada graças à presença de um par de rins. Estes produzem a urina que é conduzida através dos ureteres até a cloaca ou até a bexiga urinária antes de ser eliminada pela cloaca.

Como a pele dos répteis possibilita a vida desses animais em um ambiente muito seco?

A pele dos répteis

Os répteis têm o corpo recoberto por uma pele seca e praticamente impermeável. As células mais superficiais da epiderme são ricas em queratina, o que protege o animal contra a desidratação e representa uma adaptação à vida em ambientes terrestres.

Quais as adaptações dos répteis para a vida terrestre?

Características como a impermeabilização da pele, a respiração pulmonar, a economia de água pela urina, a fecundação interna, os ovos com casca e os anexos embrionários (âmnio e alantoide) tornaram a maioria dos répteis bem adaptados ao meio terrestre, mesmo em habitats muito áridos.

O que você entende por ecdise?

Muda ou ecdise em artrópodes. A muda ou ecdise é um processo que ocorre nos artrópodes e está relacionado com o crescimento desses animais.

Quais são os animais que passam por metamorfose?

Os animais que sofrem metamorfose são moluscos, anfíbios, algumas espécies de peixes e insetos. As fêmeas dos animais que sofrem metamorfose põem seus ovos em lugares que julgam seguros. Após a postura dos ovos, eles eclodirão e se transformarão em larvas.

Como é a divisão do corpo dos artrópodes?

Eles destacam-se por apresentar corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, três pares de patas, um ou dois pares de asas, um par de antenas e peças bucais formadas por vários pares de apêndices modificados.

Que época a cobra troca de pele?

Uma cobra-real (Ophiophagus hannah), por exemplo, troca de pele de 4 a 6 vezes por ano em um ciclo de duas semanas. No entanto, no primeiro ano, elas trocam de pele todos os meses. Durante o período de troca, a cobra bebe muita água para ajudar a separar a pele velha da nova que está embaixo.

O que acontece se a cobra não trocar de pele?

“No caso das cobras jovens, a ecdise é realizada com mais frequência. A troca é importante para renovação da epiderme destes animais, bem como para seu crescimento, pois a mesma não é elástica. Então, se não houvesse a ecdise não haveria crescimento”, aponta a médica veterinária. Segundo a Dra.

Como saber se tem cobra por perto?

Outra maneira de saber é tentando identificar a presença de rastros ou vestígios que possam deixar por onde passam, como no quintal ou em pátios, pois quando passam por um solo de terra ou arenoso deixam marcas características e visíveis do seu corpo.

Para que serve as quelíceras dos aracnídeos?

Os aracnídeos possuem um par de quelíceras (nas aranhas as quelíceras servem para injetar veneno) e também pedipalpos, que ajudam a espremer a presa. Além disso, os pedipalpos atuam como órgãos gustativos, ou seja, é através dessas estruturas que esses animais sentem o sabor dos alimentos.

Qual a função do líquido que preenche a cavidade corporal dos insetos?

Belo Horizonte ; O líquido que corre pelo corpo de insetos pode ser vital também para seres humanos. A hemolinfa, fluido incolor que corresponde à função do sangue em invertebrados, tem potencial para reduzir a ação de bactérias, fungos e vírus, indicando a possibilidade de criação de vacinas.

Como funciona o sistema respiratório aberto?

- Sistema circulatório aberto: É aquele tipo de sistema em que o fluido sanguíneo, também chamado de hemolinfa, circula também fora de vasos, caindo em cavidades e lacunas entre os órgãos. Nessas lacunas o sangue encontra-se diretamente com as células, realiza as trocas de substâncias e retorna ao coração.

Quais os três tipos de desenvolvimento dos insetos?

Insetos podem apresentar três tipos de desenvolvimento. Um deles, a holometabolia (desenvolvimento completo), é constituído pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto sexualmente maduro, que ocupam diversos hábitats. Os insetos com holometabolia pertencem às ordens mais numerosas em termos de espécies conhecidas.

Quais são os tipos de desenvolvimento?

A forma como o indivíduo é ao nascer em comparação ao indivíduo adulto permite identificar dois tipos de desenvolvimento: o direto e o indireto.

Quanto ao desenvolvimento como são classificados os insetos de exemplos?

Os insetos que apresentam desenvolvimento indireto recebem o nome de metábolos. Eles apresentam diferenças entre a forma jovem e adulta, podendo ser classificados em hemimetábolos e holometábolos. Os hemimetábolos são aqueles que, quando jovens, já apresentam alguma semelhança com os adultos.

Artigo anterior
O que é picanha Argentina?
Artigo seguinte
Quais os critérios para liberação do crédito?