Como funciona o processo administrativo de trânsito?

Perguntado por: Júlia Iara Amaral de Assunção  |  Última atualização: 3. Oktober 2024
Pontuação: 4.8/5 (32 avaliações)

O processo administrativo de trânsito visa apurar a responsabilidade por infração de trânsito que implique em suspensão do direito de dirigir entre outras penalidades, assegurado direito ao contraditório, ampla defesa e devido processo legal. Além disso, possui caráter pedagógico com vistas à educação e prevenção.

Quais são as etapas do processo administrativo de trânsito?

O processo administrativo também possui três fases: defesa prévia, JARI (Junta Administrativa de recursos de infrações) e CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito).

Quanto tempo dura um processo administrativo de trânsito?

1 PROCESSO ADMINISTRATIVO DE TRÂNSITO

Caberá defesa de autuação a autoridade que impôs a penalidade em prazo não inferior a 30 (trinta) dias, nos termos do artigo 281, § 4º4 do CTB.

Como funciona o processo administrativo no Detran?

O processo administrativo tem início com o auto de infração, pois é o documento que se registrará os fatos tipificados como infração e, a partir de sua formalização, caberá ao órgão de trânsito competente dar início ao processo administrativo, mesmo nos casos de não haver nenhum recurso apresentado pelo motorista ou ...

Como funciona o processo de trânsito?

As três fases do processo - autuação e notificação, defesa prévia e recursos execução da penalidade - garantem que os condutores tenham a oportunidade de exercer seus direitos de defesa e contraditório, bem como de receber tratamento imparcial por parte das autoridades de trânsito.

Processo Administrativo de Trânsito

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de processo administrativo?

Há seis espécies de processo administrativo: expediente, gestão, outorga, restritivo de direitos, sancionatório e de controle.

Como fazer defesa de processo administrativo Detran?

A defesa deve ser endereçada à Defesa Detran, ter a qualificação do infrator (nome, RG, CPF, endereço, telefone e n.º de registro da CNH ou PGU), exposição dos fatos, fundamentação legal do pedido, documentos que comprovem a alegação, data e assinatura do requerente ou representante legal.

O que acontece depois do processo administrativo?

As fases comuns ao processo administrativo, destinadas a propiciar uma decisão vinculante sobre os atos, fatos, situações e direitos controvertidos perante o órgão competente, são cinco e se desenvolvem na seguinte ordem: instauração, instrução, defesa, relatório e julgamento.

Quando começa a contar o tempo de suspensão da CNH?

A resposta está no artigo 22 da Resolução Nº 182/2005 do CONTRAN, vejam: Art. 22. A pretensão punitiva das penalidades de suspensão do direito de dirigir e cassação de CNH prescreverá em cinco anos, contados a partir da data do cometimento da infração que ensejar a instauração do processo administrativo.

Quanto tempo demora para vir a suspensão do direito de dirigir?

Entre outros casos, o motorista terá a CNH suspensa sempre que atingir a contagem de pontos prevista no CTB (veja detalhes aqui), no período de 12 meses (suspensão por pontuação). A data do cometimento da infração deverá ser considerada para estabelecer o período de 12 meses.

Quanto tempo leva para uma atuação virar multa?

O tempo total para esse processo pode variar, mas, em geral, o infrator tem prazos específicos para responder às notificações. Podemos afirmar que em média, para uma autuação virar uma infração, pode demorar de 30 a 75 dias.

Como se livrar da suspensão do direito de dirigir?

3 Formas de Anular o Processo de Suspensão ou Cassação da CNH
  1. Primeira Forma: Prescrição Temporal. Você já ouviu alguém dizer que determinada dívida "caducou" e por isso não precisa mais pagar? ...
  2. Segunda Forma: Ausência de Dupla Notificação. ...
  3. Terceira Forma: Indicação de Condutor Fora do Prazo.

Qual o primeiro passo no processo administrativo?

Planejamento: o primeiro passo para qualquer empresa é estabelecer metas e objetivos a serem alcançados.

Qual é a primeira etapa do processo administrativo?

O planejamento consiste na primeira etapa do processo administrativo. O planejamento permite identificar a situação atual das organizações, estabelecer metas a serem alcançadas e definir o percurso a ser adotado para o alcance dos objetivos.

Quando se inicia um processo administrativo?

O processo administrativo tem início pela Autoridade que possui competência para decidir a respeito da matéria tratada naquele caso. Assim, o processo é instaurado de ofício ou a pedido do interessado por meio de requerimento conforme art. 5º, da Lei nº. 9.784/99.

Como saber se a carteira de motorista está suspensa?

Para conferir se a sua CNH está suspensa é só entrar no site do DETRAN do seu respectivo estado. Basta procurar a opção “Consulta CNH” ou “Certidão CNH” e logar com seus dados. Caso prefira, a consulta pode ser feita através do aplicativo de cada órgão estadual.

Quanto tempo a CNH fica suspensa por multa gravíssima?

A punição consiste na suspensão da carteira de motorista por até 18 meses, dependendo da situação em que o condutor se encontra. Caso a penalidade seja confirmada após a autuação, ele será proibido de conduzir qualquer veículo pelas vias públicas durante o prazo determinado.

Como é feito o recurso administrativo?

Bem como, o recurso será feito por meio de um requerimento, onde o recorrente irá fundamentar a necessidade de se recorrer da decisão administrativa, expondo todos os fatos e as disposições legais que fundamentam seu pedido.

Quais são os recursos no processo administrativo?

Existem três modalidades recursais: reconsideração, recurso administrativo e revisão (que serve apenas para reanalisar as decisões sancionatórias, ao contrário dos dois primeiros que servem para qualquer processo).

Quais são os princípios do processo administrativo?

Os princípios norteadores do processo administrativo se encontram na Lei Federal 9.784/99, conforme o art. 2º, quais sejam: legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa e contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

Precisa de advogado para defesa administrativa?

Em maio de 2021, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a não obrigatoriedade da presença de um advogado em processos administrativos. De acordo com a entidade, a falta de defesa técnica não ofende a Constituição. O direito a fazer a própria defesa tem validade legal.

Não foi notificado da suspensão da CNH?

Para casos em que a notificação de suspensão não é recebida, é imprescindível verificar se a correspondência foi enviada pelo Correios e se houve algum erro no endereço de entrega. É possível também consultar o Diário Oficial do Estado, que pode publicar atos administrativos relacionados à penalidades de trânsito.

Quanto um advogado cobra para fazer um recurso de multa de trânsito?

Para recorrer de uma multa de trânsito, um advogado costuma cobrar entre R$300 e R$2.000. O valor do serviço será menor ou maior dependendo da complexidade do caso, da experiência e reputação do profissional, e da região onde ele atua.

O que vem depois do recurso administrativo?

Por esse motivo, é bem possível que, logo após receber o recurso, haja uma reconsideração do ato administrativo que causou o conflito. Entretanto, quando essa reconsideração não acontece, o recurso é encaminhado para a autoridade competente, ou seja, o chefe do órgão público.

Quem faz o processo administrativo?

De forma geral, o processo administrativo é a forma de atuação do Estado. Ele consiste na sequência de atividades realizadas pela Administração Pública com o objetivo final de dar efeito a algo previsto em lei.

Artigo anterior
O que é o efeito de cavitação ultrassom?
Artigo seguinte
Quantos watts tem um motor de tanquinho de lavar roupa?