Como funciona o pacômetro?

Perguntado por: Patrícia Leite Lourenço  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (61 avaliações)

O pacômetro, um detector de materiais, é essencial na área de perícia de construção civil. Esse aparelho ajuda a detectar materiais construtivos não visíveis numa inspeção. O objeto, além de ser pequeno e fácil de usar, funciona como um scanner e faz uma análise dos elementos estruturais.

O que o ensaio de Esclerometria avalia?

Ensaio de esclerometria

Método empregado para determinação do valor aproximado da resistência à compressão superficial do concreto endurecido e de sua uniformidade. A realização do ensaio de esclerometria consiste em uma massa martelo que, impulsionada por mola, choca-se com a área a ser ensaiada.

O que significa pacometria?

Pacometria é um ensaio não destrutivo usado para determinar a quantidade de armadura e o cobrimento de concreto em peças de concreto armado. O ensaio permite estimar sua dimensão, cobrimento e orientação, o que pode ser útil na realização de vistorias em peças estruturais.

Como é feito o ensaio de carbonatação?

O ensaio de carbonatação consiste na visualização da alteração do pH do concreto de cobrimento, o que é possível pela aspersão de um indicador de pH. Usualmente, utiliza-se uma solução de fenolftaleína (1 g da fenolftaleína em 50 ml de álcool etílico e diluição desta mistura em água destilada até completar 100 ml).

Como medir a carbonatação do concreto?

Para isso, usa-se a solução contendo a fenolftaleína. O teste de carbonatação do concreto com fenolftaleína é considerado como um teste destrutivo.

Soluções Técnicas - D-tect 120 e D-tect 150

43 questões relacionadas encontradas

O que é o processo de carbonatação?

A carbonatação do concreto é uma patologia desencadeada a partir de um composto químico comum nas grandes cidades. O processo costuma ocorrer em túneis e viadutos, por exemplo, e decorre de fissuras que permitem a entrada de água no interior do concreto armado.

Quando será necessário utilizar um pacômetro?

O ensaio de pacometria é usado, principalmente, em análises dos elementos estruturais. Afinal de contas, esse procedimento é essencial para que outros tipos de ensaios também possam ser feitos, como a extração de testemunho, a profundidade de carbonatação, assim como o potencial de corrosão também.

Para que serve o Esclerometro?

O esclerómetro (fig. 1) é um aparelho que permite obter in situ, de uma forma simples e não destrutiva, a resistência à compressão de elementos de betão. Por se tratar de um ensaio de resistência superficial, os valores obtidos são apenas representativos de uma camada até 5 cm de profundidade.

Quanto custa um ensaio de Esclerometria?

Quanto Custa um Ensaio de Esclerometria? O preço varia por Região, mas a média é em torno de 3/4 do Salário Mínimo Vigente, para cada 9 golpes em um ponto de teste em um elemento estrutural.

Qual o propósito do ensaio de resistência à compressão do concreto?

Os ensaios de resistência à compressão têm como objetivo assinalar eventuais divergências na qualidade do concreto desde sua dosagem até a sua composição, tendo em vista que a resistência à compressão característica, fck – valor tal que exista uma probabilidade de 5% em serem obtidas resistências inferiores ao mesmo – ...

Qual o propósito do ensaio de profundidade de carbonatação e concentração de cloretos?

O objetivo principal desse trabalho consiste na avaliação de profundidade da frente de penetração de cloretos em uma estrutura de concreto armado, situada em uma região litorânea, em que a propensão a esse tipo de ataque por cloretos é alta.

Qual o propósito do ensaio de determinação da resistividade elétrico volumétrico?

Diferente do superficial, o ensaio volumétrico exige a extração de corpos de prova de uma estrutura já edificada ou a coleta de amostras no caso de concretagem. Este trabalho tem como objetivo comparar os resultados da resistividade elétrica volumétrica e superficial do concreto.

Quanto custa um teste de percolação?

Como cada furo de sondagem do solo deve possuir 10,0 metros de profundidade, o valor para cada furo (ensaio) é de R$ 667,00 mais 23% de BDI, totalizando o valor de R$ 820,41 por furo de sondagem (10,0 m). Objeto do orçamento: Sondagem SPT e Teste de Percolação em áreas urbanas – quadras residenciais.

Como fazer um corpo-de-prova?

Para a moldagem dos corpos de prova, se faz uma prévia mistura do concreto já amostrado para garantir a sua uniformidade. Posteriormente, o concreto é introduzido dentro do molde, tendo a quantidade de camadas e golpes para adensamento definidos de acordo com a NBR 5738:2015.

O que são os ensaios não destrutivos?

Ensaios não destrutivos são constituídos por um conjunto amplo de técnicas de testes que não destroem o objeto ensaiado e que são utilizadas na ciência e na indústria para avaliar as propriedades de um material, componente ou sistema - algumas essas técnicas serão abordadas neste texto, assim como suas aplicações.

Como é feito o processo de inspeção por ultrassom?

No ensaio por ultrassom ondas sonoras com frequência acima de 20 kHz geradas a partir de um aparelho eletrônico são enviadas através do material ensaiado. Na interrupção total ou parcial dessas ondas devido a pontos de descontinuidade interna da peça uma parte é refletida e outra é refratada.

O que é testemunho de concreto?

A extração de testemunhos de estruturas acabadas é feita quando existem dúvidas quanto à resistência e o desempenho do concreto lançado, seja por resultados de ensaios laboratoriais abaixo do esperado, durante o controle tecnológico, ou por sinais de deterioração do concreto.

Para que serve o ensaio de ultrassom no concreto?

O ensaio de ultrassom é um método de avaliação qualitativa do concreto, utilizado para determinar a velocidade de propagação de ondas longitudinais, por meio de pulsos ultrassônicos, através de um elemento estrutural de concreto, tendo como principais aplicações: analisar a homogeneidade do concreto, detectar falhas ...

O que é potencial de corrosão?

O potencial de corrosão das armaduras é um potencial misto, resultante da combinação da cinética de dois processos: (1) a oxidação do metal, e (2) a redução do oxigênio dissolvido [ 20.

Como calcular o índice Esclerometrico?

Calcular a média aritmética dos n° (9 ou 16) valores individuais dos índices correspondentes a uma única área de ensaio. Desprezar todo índice individual que esteja afastado em mais de 10% do valor médio obtido. Ao desprezar valores, calcular a média novamente com os valores restantes.

O que é carbonatação do refrigerante?

O gás que é adicionado ao refrigerante é o gás carbônico (CO2). Quando esse gás dissolve-se na água (carbonatação), ele forma uma substância de fórmula H2CO3, o ácido carbônico. Vale ressaltar que a adição do CO2 na água ocorre com certa pressão, o que favorece sua dissolução.

O que é carbonatação no refrigerante?

A carbonação, ou carbonatação, consiste na reação química entre CO2 e H2O através do borbulhamento de dióxido de carbono em água líquida. Sendo o produto desta reação o ácido carbônico (H2CO3) – um ácido fraco que facilmente se decompõe e restitui o gás carbônico e a água de origem.

O que é eflorescência na construção civil?

As eflorescências são fenômenos de deposição de diversas formas de sais, nas mais e diversas constituições, na superfície dos materiais cerâmicos e das argamassas. Os depósitos de eflorescências são originados pela migração da água carregada de sais do interior para a superfície do material por capilaridade.

Qual o propósito do ensaio de porosidade absorção de água por capilaridade e por imersão?

O objetivo desse procedimento é monitorar o aumento da massa das amostras devido à absorção de água por capilaridade. Dessa forma, o ensaio é iniciado com a secagem das amostras em estufa (T=105ºC), até a variação de massa ser menor que 0,10 g, segundo a NBR 9779 (2012).

Artigo anterior
O que são recursos de terceiros?
Artigo seguinte
Qual é a função do potássio no organismo?