Como funciona o número de sequência em uma conexão TCP?

Perguntado por: Eduardo Henriques  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (35 avaliações)

Número de Sequência: número que identifica o byte em um fluxo de dados do transmissor para o receptor. Se considerarmos o fluxo de bytes em uma direção entre dois hosts, o TCP identifica cada byte com um número de sequência. O número de sequência possui 32 bits de tamanho, com valores possíveis entre 0 e 232 – 1.

Como funciona o cálculo de números de sequência e ACKS do TCP?

Como cada byte é numerado, esse campo identifica o próximo número de sequência (próximo byte) que se espera receber do host remoto. Esse valor é igual ao número do último byte recebido + 1. O campo é válido somente se o flag de ACK estiver ligado.

Como funciona uma conexão TCP?

O processo de estabelecimento de conexões TCP se dá da seguinte forma: O host que quer iniciar a conexão, que normalmente é o cliente, envia um segmento com a flag SYN ativada, especificando a qual número de porta no servidor de destino ele quer se conectar, juntamente com o número de sequência inicial (Seq ISN).

O que significa o número de sequência de um segmento TCP e o número de reconhecimento?

Definições dos Campos do Segmento TCP

O número de sequência refere-se ao fluxo de dados que vai na mesma direção do segmento. ... O número de reconhecimento refere-se ao fluxo de dados na direção contrária ao segmento. Os reconhecimentos sempre especificam o número do próximo byte que o receptor espera receber.

Quais são os elementos de uma conexão TCP?

O TCP/IP (também chamado de pilha de protocolos TCP/IP) é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede.
...
A camada de rede
  • Dados (Aplicação);
  • Segmento (Transporte);
  • Pacote (Rede);
  • Quadros (Enlace); e.
  • Bits (Física e LLC que é sub-camada de enlace).

Curso de Redes - Protocolo TCP - parte 01 - Campos do Cabeçalho

43 questões relacionadas encontradas

Quais são as 4 camadas componentes do TCP IP?

O TCP/IP
  • Comparação com modelo OSI. Comparativamente ao modelo OSI, pode-se observar como se relacionam as 4 camadas TCP/IP e suas funções:
  • Aplicação (Camada 4) ...
  • Transporte (Camada 3) ...
  • Internet ou Rede (Camada 2) ...
  • Enlace ou Física (Camada 1) ...
  • Características do TCP. ...
  • Características do IP.

Quais são as principais características do protocolo TCP?

As características do protocolo TCP são entregar ordenadamente os datagramas provenientes do protocolo IP, verificar a onda de dados para evitar uma saturação da rede, formatar os dados em segmentos de comprimento variável para 'entregá-los' ao protocolo IP, permitir o multiplex dos dados, ou seja, fazer circular ...

O que é um segmento TCP?

O TCP divide os dados recebidos da camada de aplicação em blocos de tamanho adequado para envio, chamados de segmentos. Quando um segmento é enviado, um timer é ativado, e o transmissor espera o recebimento de uma mensagem de confirmação do destinatário do segmento.

Como é identificado um socket TCP?

Na rede, a representação de um socket se dá por ip:porta , por exemplo: 127.0.0.1:4477 (IPv4). Um socket que usa rede é um Socket TCP/IP.

O que é TCP e UDP?

Assim, o TCP é um protocolo orientado à conexão, enquanto o UDP é um protocolo sem conexão. A principal diferença entre TCP e UDP é a velocidade, já que o TCP é comparativamente mais lento que o UDP.

Quanto ao funcionamento do TCP Pode-se afirmar que?

Quanto ao funcionamento do TCP pode-se afirmar que: A) O transmissor e o receptor utilizam apenas os seus respectivos endereços IP para estabelecer e manter a comunicação. B) Os sockets são representados pelo endereço IP e mais um número de 1024 bits, denominado porta.

Como ocorre o estabelecimento e o encerramento de uma conexão TCP?

Quando dois hosts se comunicam usando o TCP, uma conexão é estabelecida antes que os dados possam ser trocados. Depois da comunicação ter sido completada, as sessões são fechadas e a conexão é encerrada.

Como funciona o protocolo de rede?

Protocolos de rede são os conjuntos de normas que permitem que duas ou mais máquinas conectadas à internet se comuniquem entre si. Funciona como uma linguagem universal, que pode ser interpretada por computadores de qualquer fabricante, por meio de qualquer sistema operacional.

Como funciona o controle de fluxo do TCP?

O controle de fluxo no TCP visa evitar que um emissor não afogue um receptor, enviando mais dados mais rápido do que ele possa processar. Quando uma conexão TCP recebe bytes que estão corretos e em sequência ela os armazena em um buffer de recepção para que a aplicação possa processá-los.

Como funciona o algoritmo de partida lenta do TCP?

Durante o início de uma conexão TCP temos a fase de partida lenta, quando o remetente transmite a uma taxa lenta (normalmente 1 MSS) e depois aumenta sua taxa exponencialmente, duplicando o valor de CongWin a cada tempo de ida e volta até acontecer um evento de perda.

O que é SYN e ACK?

Primeiro, o usuário requisita uma conexão enviando um pacote SYN (synchronize) ao servidor. Em seguida, o servidor envia um SYN-ACK (acknowledge) de volta ao cliente reconhecendo e confirmando o recebimento da requisição. Por fim, o cliente então responde com um ACK, estabelecendo a conexão.

Como é identificado um ponto de comunicação Utilizando sockets?

O conceito de socket Uma comunicação entre dois processos via TCP (ou UDP) é identificada unívocamente por dois pares de valores, que denotam os dois pontos.

Como identificar o socket da placa-mãe processador?

Visite a página de especificações do produto (ARK) e insira o número do processador na caixa de pesquisa localizada no canto superior direito. Na página do produto e em Especificações dopacote, procure soquetes suportados, que lista o soquete suportado pelo processador.

Como saber qual o soquete da placa-mãe?

Na tela principal, observe no campo “Package” a informação sobre o modelo do socket da sua placa-mãe. No caso da imagem abaixo, é um socket LGA1155, utilizado pelos processadores de terceira geração (Ivy Bridge) da Intel.

Quais os serviços oferecidos pelo protocolo TCP?

Aplicações, protocolos e serviços de TCP/IP
  • Protocolo Bootstrap. ...
  • Ligação à Internet. ...
  • Dynamic Host Configuration Protocol. ...
  • IBM Tivoli Directory Server for i (LDAP) ...
  • Sistema de Nomes de Domínio. ...
  • Correio electrónico. ...
  • File Transfer Protocol. ...
  • Filtragem de IP e conversão de endereços de rede.

O que faz o protocolo ARP?

O ARP é um protocolo de pergunta e resposta utilizado para mapear dinamicamente endereços da camada 3 (rede) com a camada 2 (enlace). Tipicamente, ele é utilizado para mapear endereços IPs (Internet Protocol) em endereços MAC (Media Access Control).

Quais as camadas do modelo OSI e TCP IP e a função de cada uma delas?

Esse modelo divide as funções em 7 camadas, são elas: aplicação, apresentação, sessão, transporte, rede, enlace e física. Neste sentido, as principais vantagens desse modelo são: Decomposição dos componentes da rede em partes que são menores. Padronização dos componentes presentes na rede.

Quais são as camadas que integram a arquitetura da pilha TCP IP explique qual é a responsabilidade de cada uma destas camadas?

Cada camada apenas trata das informações que correspondem à sua função. O modelo TCP/IP quando comparado com o modelo OSI, tem duas camadas que se formam a partir da fusão de algumas camadas do modelo OSI, elas são: as camadas de Aplicação (Aplicação, Apresentação e Sessão) e Acesso à Rede (Ligação de dados e Física).

Quais são as camadas de rede?

Quais são as sete camadas do modelo OSI?
  1. Camada física.
  2. Camada de enlace de dados. ...
  3. Camada de Rede. ...
  4. Camada de transporte. ...
  5. Camada de sessão. ...
  6. Camada de apresentação. ...
  7. Camada de aplicativos. Essa é a única camada que interage diretamente com os dados do usuário. ...

Artigo anterior
Qual cidade tem a passagem mais cara do Brasil?
Artigo seguinte
Quantas vezes tem que passar vaselina na tatuagem?