Como funciona o mecanismo de apoptose?

Perguntado por: Érika Mara Amorim Andrade Castro  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 5/5 (1 avaliações)

A apoptose, como você já deve saber, é um processo de morte celular, quando a célula ativa um programa interno controlado. É uma “autodestruição celular”, um “suicídio celular”, que ocorre de forma programada e a célula participa ativamente. Esse processo requer energia (ATP) e síntese de proteínas para a sua execução.

Quais as etapas do processo de apoptose?

Esse processo ocorre da seguinte maneira:
  • retração da célula por causa da perda de aderência com outras células e com a substância extracelular;
  • cromatina condensa-se e fica próxima à membrana nuclear, a qual não é lesionada;
  • membrana celular forma prolongamentos conhecidos como “blebs”;

Quando ocorre a apoptose?

A apoptose é um tipo de morte celular programada que ocorre em diversas situações, como por exemplo, na organogênese e hematopoiese normal e patológica, na reposição fisiológica de certos tecidos, na atrofia dos órgãos, na resposta inflamatória e na eliminação de células após dano celular por agentes genotóxicos e ...

Quais são os principais mecanismos de morte celular por apoptose?

A apoptose pode ser ativada por vários fatores como a remoção de sinais químicos da célula (fatores de crescimento ou de sobrevivência). Os processos de morte celular podem ser classificados de acordo com suas características morfológicas e bioquímicas em: autofagia, necrose, apoptose, senescência.

Quais os tipos de apoptose?

Os dois principais tipos de vias de apoptose são as vias intrínsecas, onde uma célula recebe um sinal para se destruir de um dos seus próprios genes ou proteínas, devido à detecção de danos no DNA e vias extrínsecas, onde uma célula recebe um sinal para iniciar a apoptose de outras células do organismo.

Apoptose - Morte Celular Programada: Ativação e Execução das Caspases (Patologia Geral)

45 questões relacionadas encontradas

Quais são os três tipos de morte celular?

Nessa denominação, são tipos de morte celular:
  • Apoptose intrínseca;
  • Apoptose extrínseca:
  • Necrose;
  • Morte autofágica;
  • Morte celular imunogênica;
  • Morte celular dependente de lisossomo;
  • Netose;
  • Entose;

Quais são as causas da apoptose?

A apoptose pode ocorrer em virtude de estímulos fisiológicos normais, quando então é útil para manter o equilíbrio interno do organismo, ou por causas patológicas. Entre as primeiras, contam-se vários processos naturais de involução e desaparecimento de certas estruturas anatômicas durante a vida do organismo.

Quando a apoptose e fisiológica?

Fisiologicamente, esse suicídio celular ocorre no desenvolvimento embrionário, na organogênese, na renovação de células epiteliais e hematopoiéticas, na involução cíclica dos órgãos reprodutivos da mulher, na atrofia induzida pela remoção de fatores de crescimento ou hormônios, na involução de alguns órgãos e ainda na ...

Quais os fatores que desencadeiam a apoptose?

A apoptose pode ser deflagrada por estímulos externos através de receptores específicos na superfície celular chamados receptores da morte ou por estímulos internos de estresse intracelular, tais como lesão do DNA ou perturbações no ciclo celular ou nas vias metabólicas.

Quais são as fases da necrose?

Existem diferentes tipos de necrose: Necrose de coagulação: causada por isquemia, diminuição ou suspensão do aporte de sangue para determinada região. O tecido afetado tem aparência de um coágulo. Necrose de liquefação: o tecido danificado assume a aparência líquida.

Quanto a apoptose é correto afirmar?

(0) COM RELAÇÃO A APOPTOSE É CORRETO AFIRMAR QUE: OCORRE DIGESTÃO ENZIMÁTICA OS CORPOS APOPTÓTICOS SOMENTE SÃO FAGOCITADOS POR MACRÓFAGOS A CÉLULA APOPTÓTICA SOFRE CARIÓLISE OCORRE ATIVAÇÃO DA ENDONUCLEASE LEVANDO A CARIORREXE SEMPRE APRESENTA INFLAMAÇÃO EVIDENTE 6a Questão (Ref.: 201501456592) Fórum de Dúvidas (0) ...

São características da apoptose?

Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. ... A apoptose remove as células durante o desenvolvimento, elimina as células potencialmente cancerosas e infectadas por vírus, e mantém o equilíbrio no corpo.

São características de apoptose exceto?

São características da apoptose, EXCETO: a) morte celular passiva, sem gasto de energia. b) afeta células isoladas. c) ocorre por estímulo fisiológico ou patológico. d) formação de corpos apoptóticos.

São exemplos de apoptose fisiológica?

Exemplos: glândula mamária, linfócitos Morte por processo a+vo no qual a célula sofre contração e condensação de suas estruturas, fragmenta-‐se e é fagocitada por células vizinhas ou por macrófagos, não ocorrendo o processo de autólise.

Qual a diferença entre lipólise é apoptose?

A partir destas explicações já temos o conceito da lipólise, que é a diminuição da célula de gordura. ... Bom essa faz a famosa apoptose, que é a morte da célula de gordura.

Quais são os tipos de morte?

Tipos de mortes

Morte natural – é aquela que resulta de uma patologia, pois é natural que um dia se morra. Morte violenta – é a que resulta de ato praticado por outra pessoa(homicídio), ou por si mesma (suicídio), ou em razão de acidentes, sempre existindo responsabilidade penal a ser apurada.

Quais os dois tipos de morte celular é a diferença entre eles?

Podendo morrer de duas maneiras: necrose, associada sempre a uma causa patológica e apoptose, podendo ser de causa patológica ou fisiológica. ... Necrose: Essa forma de morte celular, ocorre apenas quando há a digestão da célula por enzimas lisossomais.

O que são lesões reversíveis e irreversíveis?

A lesão celular ocorre quando as células são estressadas tão excessivamente que não são mais capazes de se adaptar, podendo ser reversível até um certo ponto, mas se o estímulo persistir ou for intenso o suficiente desde o início, a célula sofre lesão irreversível.

São considerados eventos da apoptose?

A apoptose é o evento de morte celular, geneticamente programada, que envolve uma série de alterações morfológicas no citoplasma e núcleo, levando à inativação e fragmentação da célula apoptótica, ao final de seu ciclo celular, sem extravasar conteúdo tóxico para o meio extracelular, portanto, sem causar dano tecidual, ...

Qual alternativa corresponde com as características de apoptose?

Alternativa “a”.

A apoptose é a morte celular programada e tem por objetivo garantir a manutenção de tecidos e órgãos.

Quais as características da necrose?

As características macroscópicas da necrose correspondem a: Necrose de coagulação: os tecidos apresentam maior firmeza, são de coloração acinzentada, apresentam-se opacos, turvos e secos, com aspecto da albumina coagulada. Há pouca retração e, até o contrário, os tecidos se incham. É causada por isquemia local.

O que caracteriza a morte celular?

A morte celular ocorre após uma lesão celular irreversível, que pode ter diferentes causas, e é importante no estudo do câncer, doenças auto-imunes e neurodegeneração. O processo é caracterizado basicamente pela perda da integridade da membrana plasmática da célula e consequente fragmentação do núcleo celular.

Quanto à lesão celular morte celular inflamação e readaptação é correto afirmar que?

Quanto à lesão celular, morte celular, inflamação e readaptação, é correto afirmar que: A privação do oxigênio celular (hipóxia) também pode ser chamada de isquemia. A hipóxia/isquemia é a perda do suprimento sanguíneo por redução do fluxo arterial ou da drenagem do tecido afetado.

Quanto às adaptações celulares assinale a alternativa incorreta?

A respeito das adaptações celulares assinale a alternativa incorreta: São reações celulares em resposta a estresses ou alterações do ambiente onde a célula se encontra. Adaptações envolvem modificações em tamanho, número, função ou atividade metabólica das células. Na maioria das vezes as adaptações são irreversíveis.

Qual organela faz a apoptose?

As organelas celulares chamadas mitocôndrias são os árbitros da apoptose, elas podem dar continuidade a ação ou retardá-la. As mitocôndrias contêm enzimas que produzem apoptose, e que adiam o processo. Por exemplo, a família de proteínas Bcl-2 adiam a apoptose.

Artigo anterior
Como referenciar um trabalho de TCC?
Artigo seguinte
O que comprar para fazer um churrasco para 40 pessoas?